Dias Toffoli: Garotos de 25 anos se tornam juízes sem conhecimento da realidade

Sexta, 2 de novembro de 2018

Dias Toffoli: Garotos de 25 anos se tornam juízes sem conhecimento da realidade

O atual presidente do STF, ministro Dias Toffoli, afirmou hoje que jovens magistrados brasileiros assumem seus cargos sem terem socializado o suficiente. Ele fez essa afirmação em Nova York, durante o II Law and Economics, organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Universidade de Columbia e com apoio do jornal Financial Times.

"Nós recrutamos juízes no Brasil que são recém-formados, 23, 24, 25 anos, sem experiência de vida, sem socialização, o que significa que o juiz se socializa, conhece o mundo já tendo uma caneta com peso enorme de poder, mas ainda sem a socialização que lhe dá a devida responsabilidade"

Ele defendeu a ideia da abertura de um diálogo com as faculdades de Direito para uma modificação na forma como os futuros universitários vão assumir cargos públicos, especialmente na magistratura:

"Aquele garoto se torna uma autoridade aos 25 anos de idade, que ainda não tem conhecimento geral do que é a realidade, ele ainda está se formando e passa a ter o poder de afastar uma lei, um contrato, em nome de princípios constitucionais sem ter ideia do impacto daquele ato para toda a sociedade e não só para as partes que estão ali em um específico litígio".

"Fico imaginando um magistrado formado em direito no Brasil quando pega a revista da Universidade de Chicago, cheia de fórmulas. Quando eu recebi a primeira revista, eu não entendi 'lhufas'".

"Mas que maluquice é essa? Direito com economia e com fórmula matemática? Praticamente todos os artigos têm uma fórmula matemática".

Faltou o Toffoli dizer que os jovens magistrados ao menos passam em concursos públicos demonstrando ter conhecimentos para o exercício do cargo. Nem todo mundo que está no STF, por exemplo, demonstrou isso.