Dia do advogado

Quarta, 11 de agosto de 2010

Hoje é o dia do advogado.

Nosso dia.

Sobre ele eu colaciono o texto de um dos participantes da nossa comunidade no Orkut, Benício Helmer, que, ao debater sobre o exercício da advocacia e o jovem advogado, escreveu uma pequena pérola que merece ser publicada aqui:

O conflito entre o ter e o ser

Essa pergunta reflete fundamentalmente o maior conflito em que a humanidade passa. O "TER" acaba sendo muito mais importante que o "SER". Hodiernamente TER um carro do ano, TER um apartamento de frente para o mar torna o ser humano melhor. Isso é uma inversão de valores, que pessoas instruídas como nós devemos lutar contra.

O estatuto da ordem, em seu art. 6º, disciplina que não existe hierarquia entre membros da Advocacia, do MP ou do Magistério. Daqui é que vem essa afirmação polêmica do presidente da Ordem, que é mais uma preocupação (todos tem que estar em igualdade intelectual).

SER do MP ou SER JUIZ DE DIREITO nada mais é do que ser um servidor do Estado, um servidor público, é escravo da Lei, só pode fazer o que a Lei o permite.

Já ser Advogado é ser livre, é "incendiar a cidade pelo cliente" (dentro da ética e das prerrogativas). Ser Advogado é escolher a liberdade de fazer o seu próprio tempo de trabalho, de se valorizar cobrando os honorários que lhe são devidos... Ser advogado é ter a profissão mais digna e nobre contra os abusos do Estado e das pessoas contra si mesmas.

O Juiz ou MP não é maior ou melhor que o advogado.

Em início de carreira, nós jovens advogados podemos até ter salários menores (na verdade nem se deveria discutir "salário" para advogado, pois este recebe "honorários", que vem de "honra" ou seja a honra de defender alguém em juízo), mas encontramos na Advocacia, única profissão liberal defendida na CF/88, a LIBERDADE.

Se alguém tenta concursos públicos para MP ou Magistratura, apenas com intuito de ganhar R$, pode ter certeza de que será um péssimo Servidor Público - tem que ter vocação para sê-lo. Assim como, tem que ter vocação para "SER" advogado.

Quem se forma em Direito, que é Bacharel, deveria entender que o curso somente não possibilita a ser nenhuma das opções acima elencadas, mas dá a possibilidade única de escolher uma dessas lindas carreiras e com esforço conseguir "SER".

Filosofei um pouco, não tenho um vintém no bolso, mas sou muito feliz em "SER ADVOGADO".

Fonte: Exame de Ordem

Falou e disse!!

Feliz dia do advogado para todos, e em especial para os que se tornarão advogados nesta sexta-feira 13.