Detalhes do edital do novo Exame da OAB

Segunda, 26 de setembro de 2011

Vamos dar uma olhada de forma mais detalhada no edital para sanarmos (ou ao menos tentar sanar) algumas dúvidas que sempre surgem neste momento.

Vou abordar apenas os tópicos responsáveis pelas dúvidas relevantes.

EDITAL

LINK DE INSCRIÇÃO

Da inscrição dos acadêmicos

1.4.3 Poderão realizar o Exame de Ordem os estudantes de Direito do último ano do curso ou do nono e décimo semestres, aprovados em todas as matérias dos períodos anteriores.

1.4.4.2 Os examinandos aprovados no V Exame de Ordem Unificado que ainda não concluíram o curso de graduação em Direito poderão retirar seus certificados de aprovação caso comprovem que concluíram o oitavo período ou penúltimo ano sem pendências de matérias de semestres anteriores até o dia 10 de outubro de 2011, data final de inscrição no V Exame de Ordem, fazendo-o por meio de documentação idônea e em original, entregues à Seccional, que, depois de comprovada a condição e a quitação das despesas correspondentes, expedirá o Certificado de Aprovação.

Os estudantes do 9º e 10º semestres podem se inscrever no Exame, tal como nas edições passadas. A diferença é que agora resolver suas pendências acadêmicas até o último dia de inscrição, 10 de outubro. Antes era até o dia da publicação do edital.

Após ter publicado a postagem Alerta para quem ainda é estudante e vai fazer o próximo Exame de Ordem muitos futuros candidatos fizeram várias perguntas sob suas circunstâncias acadêmicas em específico, sempre querendo saber se determinada hipótese era possível.

Tenham em mente uma coisa: ou o candidato concluiu o 8º semestre, no mínimo, SEM PENDÊNCIAS de semestres anteriores, de acordo com a grade curricular de sua faculdade, ou não poderá se inscrever.

Simples assim.

Ao menos agora os candidatos terão tempo pra resolver com a coordenação do curso qualquer problema curricular.

E compensa MUITO fazer a prova agora, ainda na faculdade, pois o proporção de candidatos ainda estudantes que conseguem a aprovação é de 1 aprovado para 3 candidatos, enquanto a proporção dos já bacharéis é de 1 aprovada a cada 5.

Do local de realização da prova

1.4.3.1 O examinando prestará o Exame de Ordem no Conselho Seccional da OAB da unidade federativa na qual o examinando concluiu o curso de graduação em Direito ou na sede do seu domicílio eleitoral, sendo vedada a realização de etapa subsequente em local diverso do inicialmente escolhido, nos termos do disposto no Provimento 144/2011 do Conselho Federal da OAB.

Esse item já deu trabalho no Exame passado. Muitos candidatos não moram mais onde se formaram, gerando um contratempo na hora da inscrição.

A dica que dou, neste caso, é a de trocar o domicílio eleitoral. Funcionou bem para os candidatos na prova passada, pois a troca de domicílio é um procedimento rápido e simples.

É a melhor forma de resolver o problema.

1.4.4 O examinando deverá optar, quando da inscrição, em qual Seccional se inscreverá, sendo obrigatória a realização da 1ª e da 2ª fases do Exame de Ordem na mesma cidade de opção, observado o disposto nos subitens 2.4.1.1 e 2.4.1.2 deste edital.

É importante salientar que uma vez escolhido o local de prova, não será mais possível alterá-lo.

Da inscrição

Vocês terão até as 23h59min do dia 10 de outubro para se inscreverem (inscrição AQUI). E poderão pagar a taxa de inscrição (suados R$ 200,00) até o dia 11 de outubro.

Dica: Alguns candidatos têm dificuldade em preencher a ficha de inscrição. Usem o internet Explorer que sempre funciona.

Das datas das provas

3.1.1 A prova objetiva terá a duração de 5 (cinco) horas e será aplicada na data provável de 30 de outubro de 2011, das 14h às 19h, no horário oficial de Brasília/DF

3.1.2 A prova prático-profissional terá a duração de 5 (cinco) horas e será aplicada na data provável de 04 de dezembro de 2011, das 14h às 19h, no horário oficial de Brasília/DF

Só para ninguém esquecer...

Do caderno de prova

3.6.19.1 O examinando somente poderá retirar?se do local da aplicação levando consigo o caderno de provas (prova objetiva) ou caderno de rascunhos (prova prático?profissional) a partir dos últimos 30 (trinta) minutos do tempo destinado à realização do Exame, observado o disposto no subitem 3.5.3 deste edital

Na última prova só era possível sair em seu término. Muitos candidatos saem sem a prova, o que é um erro tremendo. Esperem para sair com o caderno, sempre!

Dos gabaritos

30/10/11 - Gabarito da prova objetiva

19/12/11 - Divulgação do padrão de resposta da prova subjetiva

A novidade aqui é a publicação do gabarito oficial no dia da prova. Melhor inovação neste Exame, com certeza.