Desembargador ameaça deixar audiência por causa de roupa de advogada

Sexta, 18 de agosto de 2017

Desembargador ameaça deixar audiência por causa de roupa de advogada

O desembargador Eugênio Cesário, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), causou polêmica nesta quinta-feira (17/8) depois de repreender, em meio a todos os presentes na audiência, uma advogada pelas roupas dela. No vídeo, gravado por um advogado que estava no local, ele diz que ela não está cumprindo o decoro forense e ameaça deixar a audiência.

?Podem discordar, mas nós temos um decoro forense a cumprir. Tem que estar à altura na forma e na aparência com o exercício dessa atividade e a senhora vem fazer sustentação oral de camiseta??, disparou ele. Em seguida, a desembargadora Yara Teixeira diz que ela está, na verdade, de vestido e diz que, embora não concordasse, poderia adiar a audiência caso ele se recusasse mesmo a participar.

Segundo o advogado Lucas Jabur, que gravou a cena, ela estava vestida ?normalmente? e apenas não usava um terno. Depois do constrangimento, uma outra advogada que estava no recinto cedeu o seu para que ela pudesse prosseguir com a sustentação oral.

Lucas afirma ainda que não é competência do juiz regulamentar as vestimentas do advogado. ?O Art. 58. diz que ?Compete privativamente ao Conselho Seccional inciso XI ? determinar, com exclusividade, critérios para o traje dos advogados, no exercício profissional?, pontuou ele.

Veja vídeo:

Por meio de nota, o TRT lamentou e classificou o incidente como ?isolado?. Veja na íntegra:

?Quanto ao ocorrido com a advogada na 2ª Turma de Julgamento, o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região lamenta e entende ser um incidente isolado, acreditando na manutenção das boas relações mantidas com a nobre classe dos advogados ao longo dos seus quase 27 anos de existência, sempre pautadas pelo mútuo respeito às prerrogativas próprias do exercício das relevantes funções igualmente indispensáveis à administração da justiça?

Ascom do TRT 18ª Região

Fonte: Jornal Opção