Desconstruindo preocupações com a prova da 2ª fase da OAB

Quarta, 16 de maio de 2018

Desconstruindo preocupações com a prova da 2ª fase da OAB

Faz sentido, nessas alturas do campeonato, ter medo da prova da OAB?

Pela ansiedade de muitos em saber como será a peça da 2ª fase, assim como em razão da percepção de que a 1ª foi fácil, logo, a 2ª tende a vir pesada, geram um natural receio quanto ao que virá no próximo dia 27.

Para começar, uma percepção bem interessante para DESCONSTRUIR falsas percepções: a parte da prova que não costuma entrar nas polêmicas, o chamado "miolo da prova" (fundamento de direito material das peças e questões) tem sempre mantido um padrão, independentemente do que vem acontecendo na 1ª fase.

No mais, as peças, em regra, não têm passado por grandes sobressaltos nas últimas edições, exceto por casos específicos e isolados.

Duas semanas para a 2ª fase da OAB: Quais as prioridades?

Muitos de vocês, influenciados sobre os dados do Exame da OAB, ficam assustados e acham que a próxima prova sempre será a pior, ou acham que nunca estão prontos, ou que não vai dar tempo de estudar tudo.

Em suma: muitos alimentam de forma contínua os próprios medos.

A preocupação com a futura prova faz e não faz sentido.

Faz sentido em função do um histórico do Exame e que a OAB pode fazer qualquer coisa.

Por outro lado, a prova da 2ª fase tem seguido uma grande estabilidade desde o XX Exame de Ordem, INDEPENDENTEMENTE da dificuldade da prova objetiva.

Agora é hora de assumir uma GRANDE VERDADE: cada um de vocês está diante de uma grande chance de ser aprovado no Exame de Ordem.

E é uma grande chance pelos seguintes motivos:

1 - Sempre, sempre e sempre a aprovação é resultado do mérito individual e pessoal. Será cada um de vocês que estarão ali na hora da verdade;

2 - Prova nenhuma, em época alguma, será capaz de derrubar o candidato muito preparado. Quem estuda FAZ a prova e molda sua aprovação;

3 - A FGV e a OAB realmente querem evitar problemas na 2ª fase, ESPECIALMENTE porque eles são muitíssimo mais problemáticos em comparação com a 1ª fase. Problemas na 2ª fase costumam virar guerras entre os candidatos e a banca. Claro, problemas aconteceram em quase todas as edições, mas nas últimas ediçõesa qualidade da prova, inegavelmente, subiu.

4 - Sim, problemas ocorrem, mas não são generalizados há muito tempo. Pode ser que aconteça algo, mas vai ficar restrito a uma ou, no máximo, duas disciplinas. Não podemos precisar quais, evidentemente, mas isso significa que a maioria dos candidatos não vão enfrentar maiores problemas.

5 - As reclamações no Exame de Ordem sempre ganham repercussão, mas o que acontece de bom em termos de qualidade, não. Logo, e acreditem em mim, existem mais aspectos positivos do que negativos nas provas.

Aliás, depois do X Exame de Ordem, o mais conturbado de todos, o zelo na condução da prova subiu muito. E isso já tem um bom tempo!

Vejam! Estou falando do X Exame de Ordem, ou seja, no longínquo ano de 2013. A segunda fase melhorou muito de lá até aqui.

Então eu vou achar o que eu sempre acho, mais uma vez: o candidato bem preparado faz seu caminho até a aprovação!

Isso é de uma obviedade meio explícita, não é?

É sim!

E o que é ser "bem preparado?" Vamos lá:

1 - É ter domínio da sistemática processual de sua disciplina, sabendo identificar a partir do caso em concreto a solução processual adequada;

2 - É ter o domínio e facilidade de manuseio do vade mecum, sabendo identificar todos os pontos de Direito material e processual cobrados na prova;

3 - É ter resolvido muitas peças e questões, ou seja, estar familiarizado com a natureza da sua disciplina e a forma como ela é cobrada na prova;

4 - E é, entre tudo, ter uma boa dose de AUTOCONFIANÇA.

E aqui, neste exato ponto, o fator autoconfiança necessariamente deve obliterar por completo qualquer medo decorrente da futura perspectiva da prova.

Agora, jovens, é hora de cada um focar a si mesmo e entrar de cabeça na preparação!

Esqueça todo o resto, em especial as especulações. A prova pode ser algo, mas ninguém tem como saber mesmo. É alimentar uma fonte desnecessária de ansiedade.

Faltam 11 dias para a prova. Dá para concluir a preparação e azeitar a máquina. Vocês devem fazer a sintonia fina neste tempo e resolver toda a sorte de exercícios, além de reforçar o lado doutrinário.

Deixem todos de lado qualquer prognóstico assustador e apostem em apenas uma coisa: na própria capacidade!

Lembrem-se que existem fatores que vocês não controlam, em especial a forma como a prova é feita. Se isto não é passível de controle, então não deve ser objeto de receio.

A prova pode vir como vier, a missão de vocês é a de serem aprovados!