Desabafo para quem não passou no Exame de Ordem

Sexta, 27 de julho de 2012

Fiquei pensando um bocado sobre o que escrever para quem não conseguiu a aprovação. Ainda escreverei sobre o que estou vendo, porque as correções deste Exame, com a mais absoluta certeza, foram muito piores comparando com o Exame passado.

Absolutamente abaixo da crítica.

Mas sobre isso escreverei com mais calma e mais subsídios. Ainda seria precipitado.

Tornar-se advogado, infelizmente, é mais do que um exercício de demonstrar conhecimentos: é uma batalha contra a banca e uma vontade deliberada de reprovar!

Isso é inaceitável!

Sei que muitos, provavelmente a maioria, foram injustiçados, e a raiva e a indignação estão no auge agora. Não poderia ser diferente.

A pior coisa é o sentimento de injustiça. Isso é para acabar com o juízo de qualquer um.

Mas se resta um consolo, um só, é a certeza de que vocês sabem o Direito e sabem que fizeram o correto.

"Grande consolo", podem pensar. De fato, é um consolo ínfimo, mas é também uma verdade. A marca da reprovação fica gravada na vida, e quando ela é injusta, a cicatriz demorar a se consolidar.

Escrevi sobre a dificuldade em se recorrer - Sérias considerações sobre como recorrer na 2ª fase do Exame de Ordem - e o texto, confesso, é um pulverizador de esperanças. Mas eu não sei vender esperanças sem que elas sejam reais, tangíveis e verdadeiras. É muito difícil conseguir sucesso em um recurso.

E aqui uma constatação: é mais difícil ainda conseguir sucesso com um recurso quando vemos uma banca que age com a deliberada vontade de reprovar, de tirar todo mundo do jogo.

Como depositar esperanças em um contexto como este? como achar que um recurso vai ser analisado sob olhares indulgentes? Como fechar os olhos para uma realidade amarga tal como ela se apresentou hoje? Só se se quiser brincar de avestruz. Só assim...

A FGV mostrou hoje uma vontade draconiana, reflexo, sem a menor sombra de dúvida, da atual vontade da OAB. Não se enganem: a FGV é apenas um arauto da Ordem. A senhora e dona da prova é a OAB.

Não tenho muito mais a dizer neste momento. Escrever para ser forte, não abaixar a cabeça, manter os sonhos, agora, neste contexto, teria a aparência de piada, auto-ajuda barata e rasteira.

Só posso dizer que este descalabro não vai passar batido. Ao menos mostrar para todos o que tem sido feito contra vocês nós faremos. É um mínimo, mas já é algo.

Hoje nós tivemos a PIOR correção de provas subjetivas da história do Exame de Ordem, e isso só pode ser decorrência de uma vontade deliberada e coordenada de reprovar.

Não é resultado de supostas incompentências, acasos ou falhas humanas. Não acredito nisso.

Dizem que o choro é livre, e sentir raiva também o é.

Sinceramente? É hora de sentir e expressar toda a raiva contra esse descalabro, essa pouca vergonha em que se tornou os critérios de correção das provas subjetivas do Exame de Ordem.

Bacharel em Direito não é OTÁRIO para ficar estudando 5 anos de faculdade, mais cursinhos e o escambáu para ao fim ser tratado como se fosse um boçal jurídico.

Ser reprovado por que não sabe é uma coisa; ser reprovado de forma deliberada e ARDILOSA é outra, completamente diferente!

Respeito é bom e vocês merecem!

Estou indignado com essa prova.