Depoimento: A aprovação na OAB na visão de uma das nossas alunas

Quinta, 10 de julho de 2014

Recebi um texto de uma ex-aluna do Portal Exame de Ordem, Karla Carvalho, e eu não poderia deixar de publicá-lo aqui.

E o faço porque é nessas horas que tudo o que fazemos faz todo o sentido do mundo.

Nós ajudamos os nossos alunos a realizarem sonhos!

2

Aprovação na OAB ? para muitos um sonho, para outros uma meta e para muitos, no dia 24 de junho de 2014, uma realidade. Receber a notícia da aprovação na OAB foi, sem dúvida, uma das melhores sensações que pude experimentar ao longo da minha vida acadêmica, além disso, é a concretização de um desejo e a recompensa de muitos meses de sacrifício.

Venho aqui escrever a respeito dos sentimentos de um examinando, que não são facilmente compreendidos pela maioria das pessoas, além de absurdamente contraditórios. Pois bem, passar no Exame de Ordem há muito é considerado como uma obrigação, afinal, qual estudante de Direito não já ouviu o seguinte questionamento: ?Não passou na OAB? Como é que ficou 5 anos em uma faculdade de Direito e não foi aprovado no Exame de Ordem? É o mínimo que poderia conseguir!? É, meus amigos, sabemos que esta é uma realidade cruel. A pressão e a cobrança são muito persistentes e isso muitas vezes atrapalha completamente a preparação do aluno.

Por favor, não se deixem influenciar por isto. Estudem e sintam que chegaram ao seu limite diariamente. A cada dia projetem metas e obrigatoriamente cumpram, se possível, estudem além delas, obtendo, assim, a tranquilidade de saber que fizeram o máximo que a sua mente e corpo puderam oferecer. Ao estudar desta forma, naturalmente a paz de espírito se fará presente nos seus dias e a cobrança externa não afetará a sua preparação, vez que agora você sentirá que está eficientemente se preparando.

E mais, não se enganem, o Exame de Ordem não é fácil, não é simples e está longe de ser nivelado a uma prova de faculdade. Entreguem-se, abdiquem e renunciem, priorizem esta etapa tão importante de suas vidas.

Ultrapassando este início, queria dedicar este espaço para agradecimento profundo à equipe do Complexo de Ensino Renato Saraiva e, em especial, aos professores de Direito Civil da Segunda Fase do Exame de Ordem que são incomparáveis, em todos os aspectos. Nós, examinandos, sabemos o quão importante é o acompanhamento feito por professores durante estes meses tão dotados de tensão e ansiedade, por inúmeras vezes me peguei a conversar com os professores mentalmente através da tela do meu computador, numa tentativa de sentir segurança e apoio, na tentativa de me sentir mais esperançosa.

E deu certo. As palavras tão doces de Sabrina Dourado e seu jeito meigo de lecionar enquanto dedicava seu tempo aos passos da petição inicial. A tranquilidade que o professor Luciano Figueiredo transmitia em seus ensinamentos brilhantes, seus inúmeros exemplos ajudaram muito na fixação da disciplina.

O professor Roberto Figueiredo e suas piadas exemplificativas com os câmeras certamente deixavam as aulas muito mais dinâmicas e divertidas, traziam leveza. Já o querido professor André, junto ao seu tão conhecido ?monstro do biscoito? animava as aulas com suas canções, afinal, qual aluno do André não finalizou o curso cantando: ?Você me pergunta quem sou, o que faço, pra onde vou??, ficou na memória! Cristiano Sobral vinha sempre com aquele sotaque carioca falando da importância de distinguir arras confirmatórias das arras penitenciais.

Até hoje as diversas súmulas do STJ das quais ele tanto falava martelam na minha cabeça. E as ações mais gostosas do Brasil? As famosas ações Edilícias ou ?ê dilícia?. Enfim, estimados professores, eu poderia utilizar as mais belas palavras neste texto mas nada seria suficiente para agradecê-los. Tenho por cada um estimado apreço e levarei em minha vida os seus ensinamentos, tão valiosos, e manterei por todo o sempre o carinho e admiração enormes que nutro especificamente por cada um de vocês e por todos da Equipe do CERS e do Portal Exame de Ordem.

Maurício Gieseler, o que seria de nós, desesperados alunos, sem o Blog Portal Exame de Ordem e suas postagens esclarecedoras, informativas, auxiliadoras e, muitas vezes, tranquilizadoras? Você sempre nos ajudou muito! No momento da tensão, das dúvidas e da agonia foi você quem esteve conosco e seremos muito gratos por isso.

Ademais, gostaria de dizer aos próximos que farão a prova da OAB que mantenham-se firmes neste objetivo e que apoiem-se em suas famílias. No meu caso tive vários anjos, entre os quais, meus pais e avó que ofereceram toda a confiança e apoio dos quais eu precisava, em todos os momentos possíveis e imagináveis.

Por fim, deixo explícita a minha grande felicidade em tornar-me advogada e fazer um agradecimento, in memorian, ao professor Thiago Faria, que foi muito presente, também, na minha preparação para este certame através da sua obra literária direcionada para a OAB. Obrigada a todos e, caros examinandos, vamos em frente!

As conquistas estão apenas começando! Forte abraço.