Segunda, 2 de dezembro de 2013
Na sexta-feira passada publiquei o post Gabarito do simulado e considerações sobre o penúltimo final de semana antes da prova e mencionei o fato de ser a última oportunidade para se avaliar o desempenho antes da prova.
Última oportunidade em razão do tempo: com apenas duas semanas o tempo deve ser usado para fazer os ajuste finais na preparação, e os ajustes dependem, em larga medida, da compreensão do conteúdo estudado e do que foi efetivamente apreendido. É a análise de desempenho, conceito de estatística e administração que importei pioneiramente para o Exame de Ordem.
Com a resolução dos simulados e de provas anteriores vocês agora devem ter uma noção do atual estágio de preparo.
A mensuração de desempenho, portanto, tem o condão de mostrar as virtudes e as deficiências.
A partir do reconhecimento dos pontos fortes e fracos, o candidato tem de se fazer análise:
1 - Os pontos fortes são o suficiente para assegurar no mínimo 48 acertos na prova? Ou seja, 60% da pontuação total?
Porque 60%? A ideia é, como já escrevi em outras oportunidades, é ter uma gordura para queimar considerando a probabilidade de erro. Esses 60% é uma margem mínima de segurança no caso, exatamente, da falibilidade do ser humano.
Se o candidato nos simulados e nas provas está ali na faixa dos 40 pontos, o risco para ele é bem maior. Um desempenho acima dos 40% é importantíssimo.
Daqui partimos para o ponto 2.
2 - compensa mais reforçar o que se sabe ou partir para as disciplina cujo desempenho não foi bom?
Se o candidato tem uma média de acertos na casa dos 60% ele tem a margem para fazer duas escolhas: reforçar o que já sabe, com muita revisão, ou tentar ampliar a margem e atacar os pontos fracos. Qualquer uma das escolhas é aceitável.
Mas se o candidato está na faixa dos 38-42 pontos, em especial abaixo dos 60%, aí recomendo o estudo de disciplinas em que o desempenho não é bom. é importante conseguir pontos onde o conhecimento não é tão consistente. Aqui a escolha é mais óbvia, pois reforçar o que já se sabe não tem a propensão de modificar o desempenho final de forma relevante.
Isso é importante!
E, uma vez de posse da compreensão das próprias virtudes e debilidades, quais disciplinas atacar?
Este é um ponto NEVRÁLGICO!
O candidato não pode fazer qualquer escolha, seguindo dicas que indicam genericamente as disciplinas a serem estudadas. A escolha é CUSTOMIZADA, ou seja, personalíssima em função da averiguação das próprias capacidades.! A escolha é baseada no próprio desempenho, na quantidade de questões e no volume de conteúdo a ser estudado.
Vamos avaliar isso de forma prática!
Primeiro vamos ver como foi a distribuição de questões na prova do XI Exame:
Ética - 10 questões
Direito Civil - 7 questões
Constitucional - 6 questões
Direito Administrativo - 6 questões
Direito Processual Civil - 6 questões
Direito Penal - 6 questões
Direito do Trabalho - 6 questões
Direito Processual do Trabalho - 6 questões
Direito Processual Penal - 5 questões
Direito Empresarial - 5 questões
Direito Tributário - 3 questões
Direitos Humanos - 3 questões
Filosofia - 2 questões
Direito Internacional - 2 questões
Direito Ambiental - 2 questões
ECA - 2 questões
Direito do Consumidor - 2 questões
Ética é um caso a parte e não será abordado aqui. Essa disciplina deve ser estudada somente a partir da quinta-feira da semana da prova. No momento ela não é o foco.
No mais, o candidato deve fazer a seguinte ponderação: quais disciplinas ele deve dar um enfoque especial, considerando aqui o que ele domina, o que ele não domina, o peso das disciplinas escolhidas em função da prova e o volume de conteúdo a ser estudado.
Direito Civil e Processo Civil, por exemplo, possuem um conteúdo bem extenso. Compensa estudar essas duas disciplinas agora, mesmo que o desempenho nelas não tenha sido bom?
Por sua vez, Filosofia tem um conteúdo mais complicadinho e só exigem 2 questões. Como pensa estudar?
Entrar de corpo e alma em Direito do Consumidor vai impactar severamente no desempenho? Talvez Direito Processual do Trabalho traga melhores frutos, caso o desempenho nesta disciplina não seja dos melhores neste momento. Afinal, enquanto em um só caem duas questões, no outro são cobradas seis questões.
Essa é a ponderação a ser feita. É muito cômodo oferecer respostas prontas, mas o candidato tem de ter a compreensão de que possui suas próprias particularidades, e dicas e respostas genéricas são cômodas, mas não exatamente eficientes.
Reflitam com calma e façam a melhor escolha sempre tendo ciência do próprio desempenho, virtudes e limitações.