Terça, 11 de abril de 2023
A trajetória de abusos e superação da alagoana Luana Camilo é emocionante. Passou por inúmeros desafios, teve fome, foi abusada, humilhada e explorada em cada lugar que passava.
Filha de cortadores de cana, a ex-doméstica conta que desde que começou a fazer bico, com 10 anos, ela sofreu vários assédios. ?Não só tentativa, mas estupro de vulnerável mesmo, filhos de patrões que me apalpavam, tentavam roubar beijo, brechar o meu quarto nos fundos, forçavam a porta.
?Quando perdia o emprego ficava desesperada porque sabia que viriam tempos difíceis. Pegava todo tipo de bico que imaginarem. fazia faxina, lavava forma em padaria."
Os desafios de Luana não acabaram. Por ser mulher advogada, ela agora enfrenta outros tipos de preconceito e abusos, mas segue firme apegada ao estudo, terapia e ao sentimento de orgulho da família. ?Escolhi atuar justamente nessa área criminal, onde nossa atuação feminina é muito contestada ainda, enfrento um judiciário machista, fruto do patriarcado, colegas desleais que colocam a nossa capacidade em questão diariamente?, afirma.
Numa família composta 80% por mulheres, ela foi a única entre todos que concluiu o ensino médio e a única que tem ensino superior.
Na quinta-feira, dia 13/04, às 20h, o professor Geovane Moraes @geovanemoraes2, irá entrevistá-la e vocês poderão conhecer mais de perto a história dessa guerreira!
A transmissão será pelo canal do Jus21 no YouTube.
Até lá!