Crise e oportunidade

Quarta, 8 de abril de 2020

Crise e oportunidade

Agora, exatamente agora, é a hora em que a queda revela quem vai levantar e quem vai permanecer no chão.

E tudo, em verdade, está na cabeça.

Com tantas incertezas, é normal, obviamente, se sentir frustrado e com medo do futuro. Esse é o normal...

A diferença está com o que será feito com este sentimento. Ou você sucumbe a ele, procrastina (na pior das circunstâncias desiste) ou decide transformá-lo em energia, resolução e força para seguir em frente e superar essa crise.

Sim, tudo o que vocês estão vivendo neste momento está sendo bastante difícil e desanimador, e só vocês, que vêm se dedicando há tanto tempo nos estudos, sabem o que isso significa, mais ninguém.

Os chineses, com sua cultura de mais de 5 mil anos, têm uma interpretação para isto:

 Crise e oportunidade

Crise e oportunidade.

Da crise, do problema, do revés, há uma chance de se reverter tudo, de mudar o jogo, de ter uma chance.

Por quê?

Porque a crise é uma manifestação da transformação, e de uma transformação radical, violenta, indesejada. Isso é uma conturbação, um rearranjo, e neste momento, as chances advindas da MUDANÇA mostram novos caminhos, novas oportunidades.

Neste momento de crise, a autoavaliação tem um valor imenso, pois é uma oportunidade para refletir e achar respostas para importantes perguntas.

A compreensão pode ter um valor incomensurável. Uma percepção útil para o resto da vida.

Não sei quais meios cada um de vocês irá adotar para continuar estudando, mas eu sei de uma coisa: não pare! Não desista, não esmoreça! Se for mudar, mude, se for lutar, lute, se for estudar, se entregue de corpo e alma.

Não pare, não desista e...acima de tudo, saiba que é nos momentos de crise que temos a oportunidade de aferir a nossa força.