Coordenador da Equipe de Direito Civil fala sobre a repescagem no XIV Exame de Ordem

Segunda, 21 de julho de 2014

Agora é a vez do professor Cristiano Sobral, coordenador da equipe de Direito Civil do Portal Exame de Ordem, falar um pouco sobre a repescagem no XIV Exame de Ordem.

2

Grupo de Estudos para a 2ª fase de Direito Civil no Facebook

Perfil do professor Cristiano Sobral

Perfil do professor Luciano Figueiredo

Perfil do professor André Mota

Perfil da professora Sabrina Dourado

Perfil do professor Roberto Figueiredo

1 - Como a equipe vê o atual estágio da 2ª fase do Exame de Ordem após o advento da repescagem?

Entendemos que a repescagem acaba sendo justa, na medida em concede uma segunda chance para aquele que, talvez, tenha sido reprovado por uma "infelicidade", um descuido ou até mesmo pela inexperiência de ter vivido uma segunda fase. Se, por um lado, ela é "justa", por outra, ela exigirá cada vez mais dos candidatos, exatamente em virtude da FGV ter a noção de que o público de segunda fase, em tese, passará a ser mais experiente em Exames de Ordem;

2 - Como vocês avaliam o grau de dificuldade na identificação das peças práticas ?

Entendemos que a disciplina Direito Civil está sendo uma das mais tranquilas. Estatisticamente, a peça prático-profissional em civil é petição inicial. Nenhuma outra foi cobrada até agora pela Fundação Getúlio Vargas. Além disto, os gabaritos são diretamente submetidos à legislação, sem a exigência, em regra, de jurisprudência e doutrina.

Talvez por ter o Direito Civil conteúdo amplo as questões surjam de forma direta, literal, ao contrário de outras matérias. O examinador costuma ser bastante flexível na pontuação. Constatamos a aceitação de alternativas de gabarito, sem contar que a nossa disciplina é aquela na qual o aluno mais convive durante o curso de Direito na faculdade.

3 - E os desdobramentos dos temas de Direito no bojo da prova?

Os temas cobrados no bojo da prova costumam ser do cotidiano, tornando-se de fácil compreensão ao candidato. O retorno dos alunos é de performances tranquilas, via de regra. Destacamos que proporcionalmente o nível de aprovação dos alunos de Civil é bem alto se comparado com outras matérias.

4 - Fale sobre a metodologia de ensino aplicada pela equipe. Como vocês passam o conteúdo para seus alunos em suas aulas?

O nosso curso acaba sendo bem "intenso" (são 43 encontros), na medida em que disponibiliza uma alta carga de meios, aptos a ensejar a aprendizagem: a) exposição do conteúdo; b) identificação e elaboração de peças; c) elaboração e resolução dos chamados "deveres de casa", para que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos na aula exposta (o treino é fundamental!) ; d) aplicação e resolução de simulados no estilo "FGV" ; e) muito material de apoio; f) e um aulão de Português Jurídico para auxiliar na resposta das questões subjetivas e do caso prático. Assim, com essa maciça "carga de trabalho" o aluno acaba sendo completamente envolvido com o ambiente de preparação;

5 - Fale também um pouco sobre as obras que vocês recomendam para a 2ª fase.

Indicamos o Vade Mecum Civil e Empresarial dos Professores Cristiano Sobral e Francisco Penante (Ed. Gen/Método); o livro Direito Civil Sistematizado 5ª edição. Volume Único (Ed. Gen/Método); o livro Direito do Consumidor para Concursos (Ed. Saraiva); os livros do PEO digitais; e as sinopses da OAB dos professores Roberto e Luciano.

1 Livraria Armador: Combo Vade Mecum de Civil e Empresarial + Direito Civil Sistematizado 2 Livraria Armador: Direito Civil Sistematizado 1 Livraria Armador: Vade Mecum de Civil e Empresarial 1 Livraria Armador: Direito do Consumidor para Concursos 1 Editoria Método: Manual de Prática Civil

CERS-OAB_TEORIA-01

Editora CERS: Coleção Portal Exame de Ordem

6 - Repescagem: como vocês avaliam sua introdução no Exame?

Uma tentativa da OAB de aperfeiçoar ainda mais o importante Exame da Ordem. Acreditamos que o tempo será necessário para que possamos aferir o custo benefício da mesma. Na qualidade de aluno, enxergaria a repescagem como uma importante chance e, ao mesmo tempo, uma situação de perigo.

7 - Como você imagina a preparação para a repescagem?

Soluções milagrosas não existem. A metodologia para a repescagem jamais seria revolucionária. Cadeira e livro em primeiro lugar. Cadeira para não estudar em pé (rss), porque é muito cansativo. Livro para aprofundar em tudo o que for preciso, afinal de contas o nível das provas da OAB é alto. Nesta preparação, o aluno da repescagem deve rever onde falhou e compreender os erros cometidos e as vulnerabilidades. Fortalecer o que já sabe e rever o que não sabe! Ser capaz de mapear o seu conteúdo e verificar onde precisa melhorar. Os simulados e a prática farão diferença nesta hora. Em síntese! Uma verdadeira maratona.

8 - Fale sobre o curso para a repescagem: quais seus diferenciais e como vocês perceberam o desempenho de seus alunos nesta última prova?

A equipe sempre conversa sobre a prova, as novidades do Edital e os temas polêmicos. A repescagem é assunto cogitado desde então. Debatemos com a Equipe de civil, e também com todos os professores do Portal Exame de Ordem. Acreditamos que acertamos exatamente por esta reflexão constante. A nossa grande ousadia foi justamente compreender que não há milagre, ou mudanças revolucionárias na preparação. É preciso alinhar e fortalecer o conteúdo já assimilado, bem como ajustar os pontos de fraqueza do candidato. O motivacional também é importante, porque o aluno precisa encontrar forças para seguir em frente logo após uma perda. Precisa compreender a necessidade de rever aulas que imaginava já conhecer.

É importante destacar que o aluno hoje já possui uma grande carga de aulas postadas. Aulas inéditas. Não aproveitamos NADA! As aulas são exclusivas para a segunda fase. A equipe analisa novos temas, apresenta a jurisprudência mais recente e resolve novos exercícios. Aquele que se matricula hoje pode escolher os temas que deseja estudar, ou seja, não precisa ficar esperando aquele assunto que possui mais dúvidas.

O retorno tem sido ótimo! Aprovação enorme!

Equipe de Direito Civil (Coordenação Professor Cristiano Sobral).

fb-civil

O curso será composto de 43 encontros de 02 horas, sendo cada encontro dividido em 4 blocos de 30 minutos, de acordo com a seguinte programação:

- 19 aulas de Direito Civil com os professores Cristiano Sobral , Luciano Figueiredo e Roberto Figueiredo.

- 18 aulas de Direito Processual Civil com os professores André Mota e Sabrina Dourado.

- 05 aulas de Revisão abordando os assuntos mais cobrados pela FGV

- 01  Aula de português  Jurídico que será realizado pelo professor Rodrigo Bezerra.

- 10 Simulados com correção em Vídeo.

Valor Promocional até o dia 06/08/2014: R$ 430,37 (quatrocentos e trinta reais e trinta e sete centavos)

Matrícula: Curso Preparatório para a 2ª fase de Direito Civil