Coordenador da equipe de Civil do Portal fala sobre a prova subjetiva do XII Exame de Ordem

Terça, 17 de dezembro de 2013

2

Vamos agora ver as impressões do Cristiano Sobral, coordenador do nosso grupo de Civil, sobre a preparação para a 2ª fase do XI Exame de Ordem. Confiram:

Grupo de Estudos para a 2ª fase de Direito Civil no Facebook

Perfil do professor Cristiano Sobral

Perfil do professor Luciano Figueiredo

Perfil do professor André Mota

Perfil da professora Sabrina Dourado

Perfil do professor Roberto Figueiredo

Blog: Entramos agora na era da repescagem, a mais importante mudança na estrutura do Exame de Ordem desde sua instituição. Como você vê a influência dela na cabeça daqueles que foram aprovados.

Prof: Super positiva! Não haverá necessidade do aluno se submeter ao desgaste da primeira etapa. Todavia, o aprovado não poderá ingressar numa zona conforto. Destacamos a disciplina como o segredo do sucesso.

Blog: Muitos candidatos, para não dizer quase todos, ficaram felizes com a repescagem. Você acha que isso pode gerar uma descontração ou relaxamento dos candidatos na próxima prova?

Prof: Entendemos que o exame de ordem é coisa séria e os candidatos estão cada vez mais aplicados. É natural do ser humano relaxar, porém confiamos na maturidade de todos.

Aula inaugural (grátis) de Direito Civil para a 2ª fase do XII Exame de Ordem Unificado:

Cadastro 

Aulas grátis

Blog: O atual edital trouxe uma significativa mudança nas regras de identificação das peças práticas, limitando e muito eventuais margens de erro, tal como podemos ver abaixo. Como você vai preparar seus alunos diante dessa nova perspectiva?

2

Prof: A nossa preparação sempre focou a delimitação exata das peças, tanto na indicação no nomem iuris como na correta fundamentação jurídica, pois sempre fomos preocupados com este quesito, já importante anteriormente. Agora a delimitação ficou ainda mais estreita, mas nossa metodologia já contemplava a hipótese mesmo antes dela existir. Neste ponto sempre estivemos na frente!

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Civil do XII Exame de Ordem

Blog: Diante das mudanças acima, como você espera que seja a prova em sua disciplina? Mais fácil, mas complicada ou com um nível semelhante ao da prova anterior?

Prof: Em princípio não acreditamos em uma mudança radical na estrutura da prova ou em seu grau de dificuldade, até mesmo por questões operacionais da própria FGV. Só poderemos ter uma ideia, contudo, quando tivermos a visão da prova na pática. Por princípio trabalhamos sempre com a hipótese de uma prova difícil, o que é mais prudente, pois isso acaba se refletindo em nosso trabalho. Preparação completa é igual a prova fácil.

Blog: Como você prepara seus alunos considerando a abordagem do conhecimento jurisprudencial, inovação trazida no edital do XI Exame de Ordem? Qual o feedback desta inovação?

Prof: Essa preocupação sempre ocorreu, de modo que as aulas já continham jurisprudência consolidada e os principais enunciados da doutrina. Aguardem as nossas novidades.

Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito (sua disciplina) hoje?

Prof: Um dos maiores desafios para quem faz a segunda fase de civil hoje é controlar a ansiedade e o nervosismo. Ademais, a organização dos estudos e a conjugação de uma preparação pautada na revisão teórica e prática das matérias. Por isso, nosso curso conta com 37 encontros especialmente preparados para os candidatos que farão a segunda fase de Civil conosco.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições. A nova regra do edital tem como ser superada com as aulas do seu curso?

Prof: A identificação das peças não tem sido um problema nas provas de civil, desde a contratação da FGV a peça processual cobrada tem sido a petição inicial. São exigidas iniciais de procedimentos diversos, cujo plano de fundo é sempre uma situação moderna e recorrente no Judiciário. Apenas em 2010.2 a banca exigiu uma apelação.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: Como já mencionado nós apresentamos um curso totalmente inédito com 30 encontros. Desses 37 encontros 18 são de Direito Processual Civil, 18 de Direito Civil e 1 aulão de Português Jurídico. Além disso, postamos diversos materiais de apoio para os alunos com os tópicos do edital resumidos e muitos simulados. Os professores da equipe são muito didáticos e a materia é passada de uma forma suave.

Blog:  O sistema do ?Sua Mensagem? funciona bem? Os alunos conseguem ter todas as suas dúvidas sanadas?

Prof: Claro! Trata-se de um grande sucesso, bem como, um diferencial do CERS. Os alunos adoram, e isso nos aproxima cada vez mais deles.

Blog: E a correção dos simulados? Ela, junto com o fale conosco, consegue mostrar o caminho correto na elaboração das peças para seus alunos?

Prof: São duas ferramentas brilhantes e que se complementam! O aluno se sente muito seguro podendo bater um papo com os professores através do sistema SUA MENSAGEM e ainda analisar todos os apontamentos realizados pelos professores na correção dos simulados.

Blog: Fale sobre seu curso. Como ele vai fazer a diferença para os examinandos?

Prof: Como coordenador do curso me sinto muito a vontade de destacar que tenho ao meu lado brilhantes profissionais. Os melhores! Aqui os alunos irão aprender identificar todas as peças processuais e responder as questões subjetivas no formato exigido pela banca. Fazemos deveres de classe e de casa, os quais são corrigidos na aula da sequência. Auxiliamos na marcação da legislação e direcionamos o seu estudo. O feedback é levado ao aluno de forma muito leve e didática Legião de Direito Civil, digo o que falo em todas as aulas ?a sua aprovação será TERMO evento futuro e certo de acontecer, mas para isso é preciso FOCO, FÉ e DISCIPLINA?.

Curso ONLINE para a 2ª fase de Direito Civil do XII Exame de Ordem