Conselho Federal da OAB alterará amanhã o Provimento do Exame de Ordem. A "repescagem" será a grande novidade!

Segunda, 30 de setembro de 2013

Pois é, o tempo NÃO para! Ele passa rapinho e quem não fica ligado perde o que está acontecendo! 1

Já estamos praticamente em outubro e o XII Exame de Ordem não está muito longe no tempo! Vamos conferir o calendário da próxima edição:

XII Exame de Ordem Unificado  Publicação do Edital de Abertura 04/11/2013 Período de Inscrição 04/11/2013 a 19/11/2013 Prova Objetiva - 1.ª fase 08/12/2013 Prova prático-profissional - 2.ª fase 02/02/2014

Pois bem! Amanhã o pleno do CFOAB votará as mudanças no atual Provimento, o 144/11. Um novo então passará a regulamentar o Exame da OAB.

E o que teremos de novo?

1 - A implantação do aproveitamento da 2ª fase, ou seja, caso o candidato reprove em uma 2ª fase, ele teria o direito a refazer outra (ou outras) edição(es) do Exame de Ordem sem fazer a 1ª fase novamente;

2 - A publicação do padrão de resposta, que seria preliminar, no dia da prova da 2ª fase.

A repescagem é um projeto antigo da atual diretoria do CFOAB e já foi aprovada pelo colégio de presidentes. Ou seja, SERÁ aprovada amanhã. Também a publicação do padrão de resposta logo após a prova da 2ª fase.

Como novidades, em específico, serão essas duas mudanças. Pode ser que venham mais coisas, mas nada de significativo, pois qualquer outra alteração precisaria do aval do colégio e não há notícia de mais alterações. Talvez coisas ligadas aos procedimentos sejam alteradas, mas aí teremos de esperar o dia de amanhã mesmo.

E sim, essas alterações JÁ FARÃO PARTE do próximo edital!

Logo, quem der o azar de reprovar na 2ª fase poderá fazer a 2ª fase da edição seguinte (o XIII Exame) sem precisar passar pelo calvário da 1ª fase novamente.

Isso significa que o candidato terá 3 meses inteiros para estudar só para a 2ª fase. É um tempo imenso e dá para fazer a prova seguinte ARREBENTANDO com a banca.

Chance de ouro!

Claro! Vamos ser honestos aqui! É provável que nem tudo sejam flores...

2

Não podemos desprezar a perspectiva de uma futura 1ª fase mais casca-grossa como resultado da implementação da repescagem. Bom...não que não seja casca grosso hoje. Na última prova o percentual de aprovação foi de apenas 19% e a repescagem, ao menos em tese, pode piorar esse quadro.

Não! Não tenho certeza disto essa perspectiva pode nunca se confirmar, mas seguro morreu de velho e, como hipótese, ela é factível.

Não descurem da preparação para a 1ª fase! Nem um pouco!!

Para tirar proveito da repescagem (espero que todos passem de primeira, claro!) é preciso antes passar pela prova da 1ª fase. A repescagem é uma boa, mas não pensem nas facilidades e não desviem o foco dos objetivo.

Hoje, para vocês, só existe a prova objetiva. A 2ª fase é algo no futuro, lá na terra do talvez, no campo da possibilidade.

Foco nos estudos!

Faltam 69 dias para a prova do XII Exame de Ordem.