Confirmado: saem 2 questões de Ética Profissional para a entrada da Filosofia do Direito

Segunda, 8 de abril de 2013

1

Há um mês atrás especulei sobre como se daria a entrada da disciplina Filosofia do Direito no X Exame de Ordem. Imaginei que a opção mais provável seria a retirada de 2 questões de Ética Profissional para a entrada de 2 questões de Filosofia:

Quais disciplinas cederão lugar para Filosofia do Direito no X Exame de Ordem?

Pois bem! Hoje estive no Conselho Federal da OAB e tive a oportunidade de conversar com o novo Presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, Dr. Leonardo Avelino Duarte, e ele confirmou minha projeção: sairão 2 questões de Ética Profissional e entrarão 2 questões de Filosofia do Direito.

E isso não viola o provimento, pois este fala de um MÍNIMO de 15% de Ética e Direitos Humanos, mas não estabeleceu um máximo. A FGV vinha extrapolando um pouquinho esse mínimo nas edições anteriores da prova, dando margem para esta mudança.

Essa notícia, de toda forma, não é boa, pois Ética sempre foi importantíssima na 1ª fase. E importantíssima porque eram 12 questões em 80, representando 30% das questões necessárias para a aprovação (12 em 40). Agora esse percentual cai para 25% do necessário para se lograr sucesso na 1ª fase.

Não muda, evidentemente, a importância da Ética na prova: ainda será a disciplina com maior número de questões e continuará sendo prioridade nos estudos dos candidatos. A diferença é que a margem de erro para ela, agora, deverá ser próxima do zero: os examinando terão de acertar tudo para aproveitar o máximo das questões.

Qual o momento certo para se estudar Ética Profissional?

Infelizmente não trago uma notícia boa, mas essa é a realidade.

E boa ou ruim, o jeito é se adequar a ela.