Quarta, 9 de maio de 2012
Quando saiu a notícia (27/03) de que próximo concurso para delegado da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul poderia exigir a aprovação no Exame de Ordem, escrevi sobre o risco da ideia se alastrar para outras carreiras.
Na 2ª feira última saiu a notícia de que a Adepol/MS (Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul) queria inserir na lei a exigência da inscrição nos quadros da OAB para o ingresso na carreira de Delegado da Polícia Civil no Estado. O projeto seria mais um passo nesse sentido.
Agora a Defensoria Pública do estado do Tocantins informa a obrigatoriedade para os candidatos ao cargo de analista jurídico terem previamente a inscrição na OAB, ou seja, aprovados no Exame de Ordem (Fonte: Defensoria Pública do Tocantins).
A aprovação no Exame ainda não é obrigatória para esses tipos de concursos, mas parece-me que estamos no início de uma mudança de paradigma.
Será que em um futuro breve o Exame da OAB será o passaporte também para quem deseja ingressar no serviço público, ao menos na área jurídica, deixando de fora somente os cargos para técnico judiciário?
Como eu disse, ainda é cedo para dizer se estamos diante de uma tendência, mas...