Segunda, 10 de setembro de 2012
Eu tenho como uma verdade de que não é necessário fazer um curso preparatório para a 1ª fase do Exame de Ordem. Temos vários casos de candidatos que estudam sozinhos e passam na 1ª etapa. Eu mesmo, quando passei, não fiz um curso para a 1ª fase.
Claro! Quem faz um curso potencializa sensivelmente suas chances de sucesso no Exame de Ordem.
Mas, e na 2ª fase? Compensa fazer um curso?
Agora, acima de tudo, é o momento de se fazer uma avaliação de custos e benefícios.
Faço então uma pergunta fundamental: quanto vale a carteira da OAB para você?
Muito? Pouco? Quase nada?
Se vale pouco ou quase nada, fazer um curso para a segunda fase não guarda nenhum sentido, pois o resultado é quase indiferente. Mas, se vale muito, aí a coisa muda de figura.
Vamos considerar os seguintes parâmetros:
1 - Você está estudando Direito há pelo menos, no mínimo, 5 anos, e tem perspectivas e sonhos profissionais ligados a esta área profissional;
2 - Você investiu tempo e, possivelmente, dinheiro para passar na 1ª fase do Exame de Ordem;
3 - Existem sonhos a serem concretizados com a carteira da OAB, seja de ordem pessoal ou profissional;
4 - A segunda fase exige não só conhecimentos de direito material como o domínio das técnicas de peticionamento, sendo uma prova bem específica e com características próprias.
Agora pare para pensar: qual o valor, para você, da posse definitiva da carteira da OAB e quanto você deseja investir para tê-la? Isso, em especial, considerando de que a 1ª fase foi superada. Ou seja, metade do caminho foi percorrido.
Partindo deste ponto tenha a ciência de que de hoje até o dia da prova (21/10) você, para lograr a aprovação, terá de investir necessariamente e no mínimo o seu tempo nos estudos. Possivelmente terá de comprar doutrina especializada e certamente terá de comprar um vade mecum novo.
Dentro deste contexto, fazer um curso específico visando a prova é mais do que recomendável: é vital.
De hoje até o dia 21/10 nós temos exatos 41 dias. É um tempo razoável e ele deverá ser aproveitado ao máximo, pois com certeza o volume de conteúdo a ser estudado e o número de peças a serem treinadas e simuladas e considerável.
Eu quero dizer é o seguinte: você, candidato aprovado na 1ª fase, está muito perto, tanto tecnicamente como em termos de tempo, de conseguir a sua carteira da OAb e todo e qualquer investimento feito agora para consegui-lá é plenamente justificável.
Mais do que justificável: necessário!
Todos sabem bem o quanto é difícil passar no Exame de Ordem. Os percentuais de reprovação estão na casa dos 80%. Conseguir a carteira, ainda assim, só representa a obtenção do direito de advogar. A vida profissional só começa com ela e não garante nada a ninguém.
A carteira é o mínimo, e conseguir este mínimo cada vez exige mais.
Fica então o conselho: invista seriamente na sua aprovação. Reflita sobre seus anseios pessoais e profissionais e não vacile em obter para si o melhor visando conseguir a tão sonhada carteira vermelha da OAB.
Estou falando aqui só e somente só do seu futuro profissional.
Invista nele!