Compensa fazer simulado com máscara como treino para a próxima OAB?

Sexta, 18 de setembro de 2020

Compensa fazer simulado com máscara como treino para a próxima OAB?

O uso obrigatório de máscara de proteção, em função da pandemia do novo coronavírus, vem se mostrando um desafio para todos, especialmente para pessoas que possuem algum tipo de doença respiratória, sendo ainda mais difícil respirar adequadamente quando usam algum tipo de "bloqueio" na boca e no nariz.

E aqui surge um problema para quem vai fazer a prova da OAB: o uso da máscara de proteção dentro de uma sala fechada por 5 horas se apresenta como um desafio.

Como lidar com isso?

Pois bem! Fazer o simulado já era fundamental para todos, por uma série de questões. Agora, com a obrigatoriedade do uso de máscara, fica a pergunta: compensa treinar em um simulado o uso da máscara?

Cadastro: Simulado Gratuito - 1ª fase do XXXII Exame de Ordem

Simulado disponível até o próximo domingo!

6 pontos fundamentais sobre o Simulado para a OAB

A ansiedade no dia da prova afeta o emocional de quase todos os candidatos, e a máscara tem o potencial de atrapalhar o desempenho, pois pode afetar a concentração.

"Mas, Maurício, durante o simulado é diferente! Não tem a mesma pressão da prova!"

Obviamente sim, sobretudo pela ausência do risco de reprovação. É um treino, não mais que isto.

E é aí que está o problema!

O medo de não conseguir passar na prova, muitas vezes atrapalha, mas também ajuda, porque ele te faz estudar e levar a sério o objetivo almejado. 

Pensando em fazer a prova emulando as dificuldades do momento, o uso da máscara, por mais incômodo que seja, faz muito sentido.

Como trabalhar a mente para o dia da prova e suas circunstâncias? Fazendo o simulado O TEMPO TODO de máscara.

Vai incomodar, vai ser desagradável e o desejo de retirá-la vai inevitavelmente surgir, mas ainda assim vocês devem agir como se estivessem na sala de aplicação de prova. E isto por uma simples razão: se não for possível ficar tranquilo e com o mínmo de conforto usando a máscara no rosto durante o simulado, no dia da prova isso vai representar um problema.

Como já disse inúmeras vezes aqui no Blog, é necessário reproduzir as condições que serão encontradas no dia da prova, visando treinar os aspectos da prova da forma mais aproximada possível da realidade.

Por esta razão recomendo de novo a leitura deste texto que publiquei nesta semana:

6 pontos fundamentais sobre o Simulado para a OAB

E como as pessoas com problemas respiratórios crônicos conseguirão lidar com o uso da máscara?

Por mais que os pacientes postadores de bronquite, asma ou  DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) possam se sentir em desvantagem com o uso da máscara, que pode causar falta de ar, no momento não há o que ser feito, sobretudo por se tratar de medida obrigatória e necessária de proteção contra a disseminação da Covid-19.

E aqui vai uma observação: estes candidatos correm um sério risco se contraírem a doença, justamente por fazerem parte do grupo de risco. Logo, o uso de máscara é vital.

Nestes casos, os candidatos devem optar por máscaras de proteção feitas com materiais mais finos, mas que sejam eficientes na proteção, que possibilitem um maior fluxo de respiração.

Máscaras feitas de tecido grosso, apesar de eficientes, tem um grau de bloqueio muito maior se comparadas às máscaras cirúrgicas, por exemplo. Sugiro não só que vocês pesquisem e escolham um bom material, mas que façam o simulado com a mesma máscara que será utilizada no dia da prova.

Isto, certamente, evitará surpresas e frustrações.