Como será a prova da 1ª fase?

Quinta, 15 de agosto de 2013

Eu havia me prometido não mais falar sobre o grau de dificuldade da prova, mas estou recebendo tantas perguntas nesse sentido que não posso deixar de falar sobre o tema.

Dizem que a curiosidade matou o gato e vocês são uns "gatinhos" nesse sentido...

89876post_foto

O que eu vou escrever, todavia, não será nenhuma surpresa para vocês: meio que todos estão esperando por uma prova mais difícil do que a anterior.

Estatisticamente falando, e só analiso a dificuldade das provas sob esse prisma, não teremos, com certeza, o mesmo percentual de aprovação ocorrido na edição anterior, que foi de 54%.

Por outro lado, não será também o horror que foi o IX Exame, em que o percentual de aprovação, APÓS as anulações, foi de 16,67% .

Acho (acho!) que o percentual final de aprovados deve ficar na faixa de 30 a 35% dos inscritos, uma situação intermediária entre as duas últimas edições.

O X Exame foi tão conturbado, tão conturbado, que a OAB está com as orelhas em pé e cheia de urticárias. Imaginar uma redução no percentual de aprovados, comparando com a edição anterior, é algo tão óbvio que virou até sentimento coletivo - todo mundo acha isso.

Aliás, creio que a prova do domingo tem tudo para ser muito bem elaborada, pois a palavra "polêmica" virou verdadeiro tabu para a OAB e a FGV. A dupla deve ter caprichado na qualidade e coerência das questões e não se espera outra coisa após tanto stress.

Difícil toda prova é, claro, mas desta vez promete ser um "difícil com sensatez", sem radicalismos. Quem se preparou direitinho vai ter sua chance.