Como se preparar para o Exame de Ordem?

Quarta, 5 de maio de 2010

No próximo dia 10 será divulgado o edital para o exame de ordem 01/2010. Nesse momento muitos bacharéis se perguntam: Como se preparar para o Exame de Ordem?

Naturalmente que existem dezenas de métodos de estudo, mas vou abordar aqui um sistema que se adapta melhor para quem deseja passar no Exame da OAB.

1 - O primeiro passo é ler a lei seca. O Cespe majoritariamente estrutura suas questões valendo-se da legislação nua e crua, em uma média de 80% das questões. Logo, dar uma boa lida na Constituição, nos códigos, e legislação abordada na prova (ECA, CDC, Legislação ambiental, etc.), estrutura a base necessária para se enfrentar a primeira fase. É importante ressaltar que a legislação referente à deontologia jurídica é de suma importância pois não há grandes divagações doutrinárias a serem feitas, e, como esse universo é relativamente restrito, o candidato tem grandes chances de acertar as dez questões, o que representaria 20% do necessário para conseguir aprovação na primeira fase.

Uma observação importante que faço, ao analisar a progressão das provas ao longo do tempo, é que desde a primeira fase do exame 1/2008 o CESPE tem preferido exatamente abordar a legislação seca em detrimento da jurisprudência sumulada dos tribunais superiores, especialmente no campo do direito do trabalho. Tenham isso em mente.

É de se destacar também a mudança ocorrida na prova objetiva do Exame 3.2009, provavelmente a prova mais bem elaborada até então, mais focada no raciocínio jurídico dos candidatos. Provavelmente essa será a tendência para as próximas avaliações. Estudem a última prova objetiva com um grau de detalhamento maior. Ela indicará a tendência daqui para frente.

2 - Exercícios são essenciais para adaptar o candidato ao sistema de perguntas do Cespe. Se você começou a estudar agora, aproveite e faça de imediato uma das provas anteriores, para sentir como está seu preparo. Não se assuste se conseguir responder inicialmente apenas 20 ou 25 questões - isso é normal para quem está "cru". Resolva pelo menos todas as provas antigas patrocinadas pelo Cespe. Clique no link abaixo e acesse todas as provas objetivas e seus respectivos gabaritos desde o Exame de Ordem 1.2006 até o Exame 3.2009:

Provas anteriores da OAB/Cespe

Além das provas do Cespe, eu recomendo aos candidatos que também resolvam as provas antigas da OAB/DF e da OAB/RS, porquanto estas sempre apresentaram um bom grau de dificuldade. Depois de resolver muitas provas, compreender seus próprios erros e superá-los, você adquirá alguma malícia para enfrentar o próximo desafio.

Dentro do processo de preparação para o Exame, é essencial resolver o maior número de questões possíveis. Afirmo convicto que, dentre todas as estratégias de estudo possíveis para um candidato, está é absolutamente indispensável.

Alguns livros com questões comentadas podem ajudar os candidatos. Confiram:

1 - Como passar na OAB 1ª fase

2 - Exame de Ordem nacional

Tenho uma predileção pelo livro Exame de Ordem nacional, porquanto este traz uma análise bem mais aprofundada das questões.

3 - A Doutrina direcionada para a prova da OAB é distinta e peculiar. Isso decorre de dois fatores básicos - A prova do Exame não aborda os institutos jurídicos com profundidade e o tempo de preparo é muito curto. Em razão disso, a produção editorial nessa seara é farta, representada pelos famosos resumos jurídicos, que se amoldam à perfeição dentro desses dois fatores, convergentes entre si. Para o Exame de Ordem, a leitura dessa doutrina, em conjunto com a leitura da legislação e da resolução das questões, ajuda a formar o arcabouço necessário para o candidato lograr aprovação na primeira fase. O mercado proporciona ampla fartura de publicações nesse sentido.

Posso indicar, como mera orientação, os seguintes resumos jurídicos:

1 - Coleção da Editora Método

2 - Coleção da Editora Atlas

A coleção da Editora Método, apesar de mais cara, me parece possuir uma maior densidade jurídica. De toda forma, antes de fazer um investimento como este, é bom conferir as duas coleções em uma livraria.

4 - Você pode me perguntar: Devo fazer um cursinho? Depende como você se sente como candidato, ou depende se você pode pagar por um. Se puder, independente da forma como você se sente como candidato, eu aconselho a cursar. Por outro lado, se tens muita confiança em si mesmo ou está com a grana curta, pode prescindir de um cursinho, desde que se dedique seriamente aos estudos. Cursinho é bom, pode ser ótimo, mas não é imprescindível.

Há vários cursos disponíveis no mercado, desde o presencial na sua cidade, o telepresencial, que depende também de uma unidade física e os cursos online.

O Portal Exame de Ordem foi concebido para trazer todas as informações necessárias para auxiliar os bacharéis na luta pela aprovação, inclusive oferecendo cursos preparatórios online.

Cada modelo de curso, seja presencial, telepresencial ou WEB, têm vantagens e desvantagens entre si. O sistema presencial tem a vantagem de que dúvidas podem ser perguntadas diretamente ao professor, mas como desvantagem isso pode atrapalhar a dinâmica da aula. Já o curso WEB, pela internet, tem a vantagem de poder ser assistido mais de uma vez (desvantagem nítida dos cursos presenciais e telepresenciais) sem interrupções inconvenientes e a qualquer hora do dia.

Trata-se, naturalmente, de uma opção do bacharel. De toda forma, os cursos do Portal Exame de Ordem são de alta qualidade, tanto pelo prisma da transmissão como por seus professores. 

Conheçam o Jus21!

Cada curso possui características diferentes voltadas para necessidades específicas de cada aluno.

Algumas pessoas dizem que os cursinhos são urubus mercantilistas que se aproveitam dos bacharéis para fazerem dinheiro. Bem...quem procura o cursinho é o bacharel e não o contrário. Se você tem essa restrição, abandone-a.

O papel do curso preparatório é dar ao bacharel um arcabouço que hoje a maioria das faculdade de Direito não conseguem suprir. Sem os cursos, inquestionavelmente, os percentuais de reprovação no Exame da OAB seriam muito maiores. Afora isso, educação sempre custou caro, e investir no preparo não é um luxo - é uma commodity. Independente do modelo de curso que você venha a adotar, tenha em mente de que se trata de um investimento (um grande investimento), e não de um desperdício.

 

Conhecimento sempre foi o capital que moveu o mundo. E sempre será.

Lembre-se que não existe fórmula milagrosa ou revolucionária de estudos. Se alguém tentar te vender essa idéia, desconfie - Te garanto que nesse campo não há nada de novo sob o sol. Sucesso ou fracasso, de um modo geral, estão atrelados mais a persistência e dedicação do que a métodos mirabolantes. Claro que inteligência conta, mas, até onde eu sei, deficiências intelectuais podem ser perfeitamente superadas pelo esforço e empenho.

A soma de um bom esforço, com a leitura da doutrina adequada, da legislação, com a resolução de exercícios e orientação adequada serão a chave que te abrirá as portas da OAB.

Mas mesmo assim (sempre tem um porém) as coisas podem sair do esquadro, e, apesar dos esforços, você pode colher o fracasso e se frustrar, em que pese todo o empenho e esforço despendidos. Isso decorre geralmente da falta de estratégia para enfrentar o exame.

Antes que você ache que eu estou me contradizendo com o que acabei de escrever sobre métodos mirabolantes de estudo, devo alertá-lo que estratégia não se confunde com uma aludida "revolução na forma de estudar" - Eu explico:

O Exame de Ordem, se analisado na sequência em que já foi aplicado, e, da forma como é aplicado, revela-se uma prova telegráfica - ou melhor - mapeável. Não estou aqui querendo dizer que sei mais ou menos o que cairá na próxima prova - isso seria futurologia, e eu não tenho vocação para cartomante ou pai-de-santo. Como você já deve saber, e, se não sabe, descobrirá rapidamente, a prova vem dividida em vários "setores", cada um dedicado a um campo do direito, tal como o direito constitucional, administrativo, penal, etc, etc. Esses campos podem ser divididos naqueles que são mais importantes (o grau de importância é determinado pelo número de questões que cada campo tradicionalmente apresenta nas sucessivas provas). Logo, os três campos mais importantes são o direito civil, direito penal e direito do trabalho, cada um apresentando na média 15 questões por prova. Depois temos o direito constitucional, administrativo, tributário e deontologia jurídica, cada um com aproximadamente 10 questões por prova. E, ao fim, vêm os campos menos relevantes, como direito internacional, ECA, ambiental e consumidor.

Sabendo disso, o candidato deve eleger as matérias para estudar que, concomitantemente, têm um maior peso na prova e que lhe sejam mais fáceis de estudar. Por exemplo, se eu fosse escolher um grupo de matérias para dar uma maior prioridade, escolheria constitucional, administrativo, trabalhista, ética e civil, exatamente por ter uma maior afinidade com elas. Assim, eu sugiro ao candidato que monte um grupo prioritário de matérias para estudar, combinando suas preferências pessoais com as matérias que possuem o peso certo.

E o que é peso certo?

São as matérias que, combinadas, darão ao candidato os 50 pontos que ele precisa para lograr aprovação. Não se esqueça, você não precisa de 80 pontos para passar, e sim de 50, somente isso. Cinquenta e um pode ser até uma boa idéia, mas para o seu propósito, eu asseguro que é um exagero. VOCÊ SÓ PRECISA DE 50 PONTOS!! A sua estratégia de estudo tem de priorizar as matérias que lhe darão os 50 pontos. "Mas jogar esse jogo olhando só para o limite de 50 pontos não é perigoso?" Claro que é! Eu disse que as 5 matérias são sua prioridade, mas você não deve neglicenciar as demais, por óbvio. A soma das matérias prioritárias com as demais é que lhe dará o sucesso, inclusive porque é virtualmente impossível que você estude apenas 5 matérias e acerte 50 pontos cravados.

No entanto, com essa estratégia, você evita estudar como se fosse um franco atirador, atirando para todo lado sem saber o que estudar e o quanto estudar. Essa estratégia tem o único propósito de permitir que você racionalize seu estudo, dando-lhe um foco e uma meta, estudando com a segurança de que está no caminho certo, exatamente porque tem uma estratégia para seguir.

Lembre-se, seu tempo de estudo é limitado. A próxima prova provavelmente será no dia 13 de junho. Gaste um ou dois dias planejando seus estudos e pare de perder tempo.

Bons estudos!