Como retomar a preparação para a 2ª fase do XXV Exame de Ordem?

Segunda, 28 de maio de 2018

Como retomar a preparação para a 2ª fase do XXV Exame de Ordem?

Eis que o relógio do tempo voltou e você estão, novamente, distantes duas semanas da prova da 2ª fase do XXV Exame de Ordem.

Aí o cérebro entra em parafuso, pois o adiamento da prova na véspera de sua aplicação desnorteou todo mundo.

Vocês estavam prontos, e continuam prontos, só que longe da prova em si.

O que fazer?

Primeiro é preciso consignar a necessidade de vocês NÃO DEIXAREM a peteca cair, ou seja, acharem que estão prontos e relaxarem na preparação.

Isso seria um erro GRAVE!

Consigo enxergar duas abordagens diferentes na preparação nesse reboot da preparação:

1 - Aprofundamento nos temas mais complicados

As duas semanas extras não devem ser usadas só para revisão, pura e simples, mas sim para vocês estudarem de forma mais aprofundada os temas mais complexos ou os tópicos onde a dificuldade é maior.

2 - Revisão

É preciso, todo dia, fazer a revisão dos conteúdos, especialmente para não esquecerem de algo. O processo de rever o que já foi estudado importa bastante para a formação da memória de longo prazo.

Aqui, contudo, há um risco: o tédio!

Ter de rever tudo de novo pode ser desafiador para o emocional, pois se tem a impressão de que não se está aprendendo nada, e que o processo de revisão não passa de uma redundância.

É um equívoco, é claro!

Rever um conteúdo e ter a certeza de que o domina é importante, pois faz parte do processo de reforço que leva à memorização.

Não desprezem esse efeito.

No mais, relembrar todas as peças, refazer esqueletos, resolver questões, todos os dias, vão prepará-los melhor para o momento da prova.

Essas duas semanas extras serão muito úteis para todos, pois a chance de ir fazer a prova em um excelente nível, nível este que não seria possível ainda ontem, lhes dá uma imensa vantagem.

Lembrando que as provas a serem aplicadas no dia 10/06 serão as mesmas que seria aplicadas ontem, a FGV não vai reimprimir provas novas, simplesmente porque as anteriores não foram usadas e ninguém teve acesso a elas. Elas sequer foram distribuídas aos locais de prova.

O contexto para vocês é AMPLAMENTE favorável. Aproveitem essas duas semanas se cheguem afiadíssimos para a 2ª fase.