Como "hackear" a repescagem do Exame de Ordem?

Terça, 29 de setembro de 2015

Como "hackear" a repescagem do Exame de Ordem? 2 Uma vez eu li uma matéria sobre "hackear a vida", ou seja, achar soluções simples e inteligentes para facilitar a própria vida. Esse então seria o significado de hackear, e não aquele mais famoso de invadir computadores. Se o termo é adequado ou não, é uma outra história, mas eu gostei do conceito. E pensei aqui se seria possível "hackear" o Exame de Ordem. Pior que é! Ao menos para quem vai para a repescagem, é possível facilitar as coisas. E é algo bem simples! Vejam só! O edital do XIII Exame de Ordem tinha uma regra VEDANDO ao candidato a possibilidade de fazer a repescagem caso se inscrevesse na 1ª fase do Exame subsequente: Como "hackear" a repescagem do Exame de Ordem? 3 No Exame seguinte, o XIV, essa regra foi alterada: Como "hackear" a repescagem do Exame de Ordem? 4 Ou seja, quem se inscrevia no Exame seguinte de forma inadvertida (ou não) poderia fazer a repescagem normalmente. A partir daí a regra perdurou nos editais da repescagem, incluindo aí o penúltimo, o XVI: Como "hackear" a repescagem do Exame de Ordem? 5

E também o último, o XVII:

Como "hackear" a repescagem do Exame de Ordem? 6

Beleza! O candidato vai para a repescagem da prova seguinte e também ainda pode se inscrever na prova da 1ª fase também do Exame seguinte?

Exato!

Aí vem o pulo do gato!

Se essa regra do edital for mantida agora no XVIII (é quase certo que vai) o candidato que por ventura reprovar na atual 2ª fase (do XVII), poderá se inscrever na 1ª fase do XVIII e, se aprovado, fará a 2ª fase do XVIII (garantido pela repescagem) e ainda, SE PASSAR na prova da 1ª fase, já garante para si a repescagem no XIX Exame.

Ou seja: quem ficar para a repescagem do XVIII pode, fazendo a prova da 1ª fase novamente, buscar uma proteção caso venha a reprovar na repescagem, se garantindo na próxima repescagem.

Dessa forma, a repescagem deixa de ser a "última chance" e pode ser assegurada até o candidato ser finalmente aprovado.

Claro, ele precisaria ser aprovado na 1ª fase para tanto (e pagar a inscrição, obviamente). Mas quem passou pela 1ª fase uma vez pode passar outra, não é?

E isso na prática tem acontecido?

Sim! Alguns candidatos já estão adotando esse "hack" para garantirem a continuidade no Exame.

Mas voltar a estudar para a 1ª fase não atrapalharia os estudos específicos para a repescagem?

Mais ou menos...

Depois da reprovação na 2ª fase até a prova da 2ª fase seguinte o candidato tem um tempão para se preparar. Praticamente 4 meses só para a prova da 2ª fase. Dá para conciliar os dois sem problemas. Ademais, o foco será a prova da repescagem, por óbvio. A preparação para a 1ª fase ficaria adstrita a pequenos intervalos de tempo e mais focada em revisões e uma preparação na véspera.

Caso essa opção seja adotada, o início dos estudos para a repescagem, de toda forma, deveria ser antecipado o máximo possível (como deve ser independentemente de adotar o "hack" ou não) para com antecedência esgotar o conteúdo e o candidato poder se dedicar ao máximo ao treinamento de peças e questões pura e simples, já com o conteúdo todo fixado na cabeça.

Aliás, isso é uma regra elementar: quanto antes os estudos tiverem início, melhor.

"Mas Maurício, compensa fazer isso?"

Não sei...isso aí é uma ponderação bem particular. Não estou dizendo para vocês adotarem isso, mas apenas mostrando que é possível fazer.

A partir daí cada uma adota o procedimento que julgar mais conveniente.

Ao menos pensem nisto!

E, claro, hackear algo não é necessariamente sinônimo de facilidade. Aqui, no caso, é uma opção estratégica.