Como funcionará a repescagem para o XIX Exame de Ordem?

Sexta, 22 de janeiro de 2016

Muitos candidatos estão perguntando como funcionaria a repescagem para o próximo Exame de Ordem, tendo em vista perspectiva de, talvez, não terem sido aprovados na última prova da 2ª fase.

Vejam a imagem abaixo. Ela explicita bem a lógica da repescagem, aplicada já para o XIX Exame:

repescagem para o XIX Exame de Ordem

Quem veio do XVII Exame de Ordem e não foi aprovado na 2ª fase agora ESGOTOU a sua repescagem. Terá de refazer a 1ª fase do XIX Exame.

Quem foi aprovado na 1ª fase do XVIII Exame e vier a reprovar agora na 2ª fase, tem o direito de se inscrever na repescagem do XIX Exame sem fazer a prova da 1ª fase. Vejam que o candidato não tem o direito de fazer diretamente a prova, mas sim o de se inscrever regularmente na próxima 2ª fase, assim que abrir o prazo de inscrição específico, o que geralmente ocorre após a prova da 1ª fase. Depois de inscrito (e de pagar a taxa também, é claro!) ele estará formalmente na 2ª fase do XIX Exame.

As causas de reprovação são as seguintes:

1 - Tirar nota abaixo de 6 na 2ª fase;

2 - Se ausentar da prova, por quaisquer razões;

3 - Ser eliminado do certame, também por quaiquer razões.

Nas 3 hipóteses o candidato pode fazer novamente a 2ª fase.

Um candidato pode ir para a repescagem da prova seguinte e também ainda pode se inscrever na prova da 1ª fase também do Exame seguinte?

Sim, isto é possível! O candidato que reprovar no XVIII pode fazer também a 1ª  fase do XIX Exame, sem problemas.

O Examinando que porventura reprovar na atual 2ª fase, poderá se inscrever na 1ª fase do XIX e, se aprovado, fará a 2ª fase do XIX (garantido pela repescagem) e ainda já garante para si a repescagem no XX Exame.

Ou seja: quem ficar para a repescagem do XIX pode, fazendo a prova da 1ª fase novamente, buscar uma proteção caso venha a reprovar na repescagem, se garantindo na próxima repescagem.

Dessa forma, a repescagem deixa de ser a "última chance" e pode ser assegurada até o candidato ser finalmente aprovado. Claro, ele precisaria ser aprovado na 1ª fase para tanto (e pagar a inscrição, obviamente). Mas quem passou pela 1ª fase uma vez pode passar outra, não é?

E isso na prática tem acontecido? Sim! Vários candidatos já estão adotando esse "hack" para garantirem a continuidade no Exame.

Essa é, portanto, a lógica da repescagem!