Segunda, 13 de fevereiro de 2012
Vocês provavelmente já compraram seus Vade Mecuns para a prova da 2ª fase - Qual o melhor Vade Mecum para a prova da 2ª fase?
Se não o fizeram não percam mais tempo. É sumamente importante desenvolver familiaridade no seu manuseio, verdadeira intimidade na busca das informações.
Na hora da resolução da prova o Vade será o seu único parceiro. Desenvolva a melhor das relações com ele o quanto antes!
Para otimizar a busca das informações relevantes na hora da prova, o melhor caminho sempre foi fazer remissões utilizando etiquetas e anotações nas folhas do Vade Mecum.
Durante o avanço dos estudos cada candidato pode fazer uma série de referências para não só otimizar o uso do tempo como também para dar mais completude às respostas.
Segue então um pequeno e simples guia de como fazer as remissões sem se complicar.
Vou tratar do tema de forma pontual e acredito que todos os detalhes serão abrangidos:
1 - Pode riscar ou sublinhar o código com lápis? Pode! Nunca deu problema antes!
2 - Pode riscar, circular e sublinhar os códigos com canetas de cores diferentes e marca-texto? Pode!!! Azul, vermelho, preto, roxo, cor-de-abóbora, etc. Enfim, qualquer cor e qualquer AMPLITUDE em seu código. Ou só um trecho ou o dispositivo todo, sem problemas.
3 - Posso fazer remissão manual na lei? Pode! E o que é a remissão manual? Funciona quando vocês, ao lado de um artigo, súmula ou informação dos seus códigos ou Vade Mecuns escrevem algo do gênero:
Vide art. 897, II, CLT
Vide Súmula Vinculante 23 do STF
Vide Lei 12.275/10
É simples assim.
4 - Posso fazer remissão às súmulas? Vamos deixar claro: a presença da jusrisprudência sumulada dos tribunais nos códigos é permitida!
5 - Como uso as etiquetas de livros (post-it)? Se você comprou uma tal como a da imagem abaixo, poderá usá-la sem restrição nenhuma:
Se você criou o seu próprio post-it, só cuidado para não escrever nada que possa ser considerado informação extra. Restrinja-se a indicar lei, súmula ou artigo em específico.
6 - Que partes do meu código eu devo proteger com fitas adesivas ou clipes? Em regra não precisa. Os Vade Mecuns hoje no mercado não apresentam esse tipo de informação, pois os editores, sabidamente, se preocupam com isso.
Vejam agora um texto informativo editado pela própria OAB no Exame passado. Perfeitamente aplicável na atual prova:
Mais didático impossível! E aqui respondo uma última dúvida: é preciso comprar um Vade Mecum novo? Óbvio que sim!! O candidato está apostando, na 2ª fase, sua faculdade inteira e todo o investimento de tempo e dinheiro nos estudos até agora. Vá para a prova com o que há de melhor e de mais atualizado. Sempre!