Sexta, 3 de agosto de 2012
Reprovar no Exame de Ordem é brochante.
Ponto!
Esse é mesmo o termo: brochante.
Primeiro porque o futuro é negado ao candidato. O tempo parece que para e não há mais um sentido ou expectativa de progresso, de avanço na vida.
Depois o candidato tem de ver tudo aquilo de novo: o mesmo conteúdo, as mesmas aulas, os mesmos ritos, as mesmas expectativas e a mesma prova da 1ª fase.
Em suma: a motivação e a energia parecem ir para um nível abaixo do chão.
Como fazer para ter ânimo de estudar tudo de novo?
Essa é uma questão de IMENSA importância. A motivação, o ânimo estão no cerne do processo de aprovação. Sem esses impulsos o fracasso será sempre colhido.
E aqui surge uma curiosidade: o candidato reprova, fica desanimado, aí a data da prova vem chegando e ele sente novamente a pressão para voltar a estudar. Só que essa pressão se faz mais presente quando falta um mês mais ou menos para a prova.
E voltar a estudar com base na pressão da aproximação da prova não ajuda muita coisa: o tempo para estudar com um mínimo de completude é muito curto.
Resultado? Outra reprovação!
Outra reprovação, mais desmotivação e a criação de um ciclo vicioso de pouco empenho, poucos estímulos, muitas decepções e sucessivas reprovações. Isso se repetindo até o dia em que o sonho de pegar na carteira da OAB vira pó.
Esse ciclo e essa história são conhecidas por dezenas de milhares de bacharéis, para não dizer centenas de milhares.
E o que fazer?
Bom...quem me dera ter uma fórmula mágica para lhe passar. Eu não tenho. Podem existir uma centena de métodos de estímulo e motivação nestes casos. Não por acaso o ramo da auto-ajuda é o que mais vende nas livrarias.
Fórmulas existem aos montes.
Mas eu vou, com base na minha experiência pessoal e no meu próprio psiquê, passar uma ideia de motivação.
Algo meu, pessoal, que talvez ajude nesse momento de fraqueza.
Olhem a imagem abaixo. Imaginem ela como reflexo da imagem de você próprio.
Tosco, não é?
Agora, projetando para si mesmo essa imagem, diga em silêncio ou em voz alta, mas com muita, muita raiva:
BURRO É A PUTA QUE O PARIU!
A puta que o pariu!!!
A vida é feita de movimento, de pulsões, de energia. A pergunta "Como fazer para ter ânimo de estudar tudo de novo?" é reflexo exclusivo da falta de ENERGIA!
Passividade, entrega, desmotivação e apatia estão incrustadas no espírito do candidato derrotado.
E por que não um pouco de raiva? Ou melhor, muita raiva? Raiva, claro, é um sentimento negativo, um sentimento ruim, mas também é um aspecto do nosso psicológico e pode perfeitamente ser usada de forma positiva, um impulso diante da falta de vontade e de pensamentos auto depreciativos.
Procure, com a raiva, buscar novamente o sentimento da dignidade pessoal!
Você acredita mesmo que a prova da OAB tem o poder de solapar a sua vida e seu futuro profissional? Porra nenhuma!!!
Você que lê estas linhas, com toda a certeza, já é adulto. Se não é plenamente maduro está para ser. Ver a vida com objetividade é uma obrigação, em especial por conta do ofício escolhido e da faculdade cursada. Agir em prol de si mesmo e em consonância com a inteligência que você certamente tem é uma OBRIGAÇÃO moral.
Dê um choque em si mesmo, até porque não há alternativas, e, com toda a raia do mundo, busque provar para SI MESMO que você pode e é capaz. E, mais do que isso, assuma essa postura moral e parta para a AÇÃO.
As coisas só acontecem porque agimos. Sem ação não podemos esperar por resultados.
Claro! Estudar pode ser tão emocionante quanto ver tinta secar, mas desafiar insistentemente o próprio intelecto e se obrigar a ter certeza de que aprendeu é algo bastante instigante, em especial quando se torna um desafio pessoal.
Busque por isso.
Poder todos podem. Todos nós temos o potencial de modificar o universo a nossa volta e nós temos a capacidade de auto-sugestionar a nossa vontade. Arranque essa vontade de dentro, com raiva, e parta para a ação.
Você tem tudo em si mesmo já pronto e formatado para mudar esse quadro e arranjar a motivação necessária para mudar sua própria realidade. Bote para fora com raiva a sua frustração e bons estudos.