Terça, 21 de setembro de 2010
O objetivo do presente texto consiste na apresentação de algumas ponderações sobre o tema da curva de esquecimento e o processo de preparação para concursos públicos. A preocupação com a manutenção das informações estudadas ao longo dos avanços nos estudos mobiliza e angustia muitos candidatos.
Primeiramente, é preciso entender que a idéia da curva de esquecimento, também associada à expressão curva de aprendizagem, envolve a identificação da relação entre estes conceitos (esquecimento e aprendizagem) ao fator tempo. Ou seja, partindo da premissa de que aprendizagem corresponde à apropriação de informações e conhecimentos e esquecimento à falta de disponibilidade intelectual das informações e conhecimento apropriados, a curva de esquecimento procura identificar o comportamento dos referidos elementos (aprendizagem e esquecimento) ao longo do tempo. Tal conceito foi desenvolvido há mais de um século pelo alemão Hermann Ebbinghaus, sendo que mais modernamente tem sido bastante utilizado na aprendizagem corporativa-empresarial. (...)
Para ler todo o artigo, do especialista em concursos públicos Rogério Neiva, cliquem nos links abaixo: