Como estudar para OAB sem ter dinheiro?

Quarta, 16 de agosto de 2017

Como estudar para OAB sem ter dinheiro?

Como estudar para OAB sem ter dinheiro? Esse drama já foi bem traduzido pelos queridos Mamonas Assassinas, há muito tempo atrás: "money é good e nóis não have." A crise econômica está aí e muita gente não tem dinheiro para estudar para a OAB.

Nós sabemos que uma preparação de qualidade custa não só tempo como também custa um bom dinheiro. O mercado está repleto de cursos preparatórios com as mais variadas faixas de preços, assim como também livros específicos para o Exame de Ordem também com diferentes valores. E, claro, diferentes valores e diferentes qualidades.

Sigam o Guru da OAB no Facebook.

Em regra, seguindo a lógica inerente ao mercado, quanto mais cara um produto melhor a sua qualidade. Isso se aplica também à preparação para o Exame da OAB.

Alguém mais espertinho pode apresentar uma resposta bem objetiva ao questionamento do post: "na internet tem tudo e praticamente não precisa pagar nada."

De fato, a pirataria de cursos e livros existe e é equivocadamente utilizada por muitos. A pirataria encarece o preço do produto vendido licitamente, como também, em regra, oferece produtos defasados. E um livro ou curso desatualizados podem cobrar um preço alto do candidato.

Afora isto, cada vez mais ações da polícia descobrem os envolvidos, e ser flagrado em um ato de pirataria pode custar até mesmo a carreira profissional.

Risco alto se comparado com o benefício.

Em suma: não compensa assumir este risco.

Pois bem!

Como estudar para OAB sem ter dinheiro?

Alguns elementos básicos para a preparação são, de fato, gratuitos, e de simples aquisição.

Primeiro, e mais importante, as questões das provas anteriores, que podem todas serem baixadas gratuitamente pelo site do Exame de Ordem:

oab.fgv.br

Resolver questões anteriores representa a melhor metodologia de aprendizagem, isso sem nenhum questionamento. E, claro, está ao alcance de vocês.

Como estudar para o Exame de Ordem?

Outra fonte de informação relevante é a legislação envolvida na preparação para a OAB, e tudo pode ser encontrado na internet de graça.

A principal fonte é o site do Planalto, onde está concentrada a base da legislação brasileira.

Isso demandará alguma pesquisa, é claro. Direito Penal, por exemplo, tem um considerável quantidade de leis extravagantes, e isso demandaria alguma pesquisa, mas nada de muito complexo.

O ideal aqui seria adquirir um vade mecum para acompanhar os estudos da 1ª fase. Considerando que um vade tem de NECESSARIAMENTE ser usado na prova da 2ª fase, sua aquisição entra no campo do inevitável.

Logo, comprar um vade atualizado já pensando na aprovação seria a melhor solução para o examinandos, uma vez que é impossível fugir deste investimento.

Ou, ao menos para a 1ª fase, um vade emprestado afigura-se como uma solução "custo zero".

Muitos candidatos valem-se de resumos obtidos de forma compartilhada, com as mais distintas origens.

Sinceramente, eu não recomento este material. Uma editora, por exemplo, toma o cuidado de escolher para a elaboração de suas obras professores especialistas, que obrigatoriamente dominam a disciplina-alvo, assim como também garantem a correção e atualização do material. Muito do que circula pela internet não guarda o nível de zelo e cuidado que as editoras têm.

Aqui a ideia de uma investimento de baixo custo, mas com uma boa margem de retorno: a aquisição de um livro de doutrina para o Exame de Ordem.

A preparação demanda por fontes de estudo. Questões e leis secas ajudam bastante, mas ter uma fonte doutrinária é de grande importância.

Aliás, as fontes de estudo terminam por determinar a metologia de estudo e sua eficácia. Portanto, ter ao menos um livro de doutrina para a OAB representaria a base para a preparação.

Claro! Esse tipo de obra pode ser obtido na biblioteca da faculdade ou mesmo em sebos online, com custo reduzido:

Estante Virtual

Sebos online

Livronauta

Super Acervo

Nova Floresta

Garimpando um pouco dá para achar material bem recente e com uma boa qualidade.

Muita atenção apenas na edição das obras que vocês procuram. Quanto mais velho um livro, pior.

O youtube também tem uma relação de vídeo-aulas disponibilizadas de forma gratuita. O problema é que, em regra, essas aulas não esgotam o conteúdo devidamente como também geralmente estão desatualizadas, e isso é bem problemático.

Pois bem!

Com este mínimo é possível estudar para a OAB.

Claro! O ideal é poder investir em um bom curso preparatório, especialmente porque a prova está mudando e é preciso estar atento às inovações.

Lembrando que dinheiro aplicado aos estudos não é gasto, mas sim investimento.