Como desenvolver disciplina para estudar?

Quinta, 19 de abril de 2018

Como desenvolver disciplina para estudar?

Como desenvolver disciplina para estudar? Como sentar religiosamente todo dia na cadeira e estudar? Esse é o sonho de todo o estudante, em especial para aqueles que estão se preparando para o Exame de Ordem, pois o tempo de estudo é curto e o volume de material a ser assimilado é bem considerável.

Vencer o sono, a distração, a falta de motivação e seguir em frente até se tornar em um estudante sério e compenetrado.

Fácil, né?

Talvez seja, dependendo de um pouco de paciência e da metodologia correta.

Como desenvolver disciplina para estudar?

Existe uma metodologia bem interessante para se desenvolver o mais significativo e importante elemento para se estudar. Impondo a disciplina, não importa o estado motivacional, pois as tarefas serão levadas a cabo de toda forma.

E o que é mais importante? A disciplina ou a motivação?

A motivação, falando de modo geral, opera sob a presunção de que é necessário um estado mental ou emocional particular para que uma tarefa seja realizada. Já a disciplina separa o funcionamento externo dos sentimentos e mudanças de humor, e assim ironicamente, ao melhorar as emoções de modo consistente, evita o problema.

As implicações disso são enormes.

Levar as tarefas a cabo efetivamente causa os estados interiores que procrastinadores crônicos acreditam que precisam para iniciar as tarefas em primeiro lugar.

A reinvenção da metodologia de estudo para a OAB

Colocando de forma mais simples, não se deve esperar até se estar em boa forma para começar a treinar. Treina-se para se chegar à boa forma.

Como fazer isso?

1 - Passos de bebê

Como criar disciplina para estudar

Seu cérebro resiste a mudanças abruptas. Se você motivar-se para uma grande mudança forçada "a partir de amanhã, eu sou uma nova pessoa", você só vai se desgastar e voltar atrás. Mudanças grandes e abruptas simplesmente não funcionam, lentas e constantes sim. É o efeito ioiô da disciplina. Você quer navegar na borda de sua zona de conforto, que é a única atitude sustentável.

Quando você progride em passos de bebê, você, consequentemente, vai se encontrar em uma nova pessoa a cada ano, não sabendo exatamente quando ou como isso aconteceu.

Cronograma de Estudos ATUALIZADO para o XXVI Exame de Ordem

O truque aqui é fazer pequenas alterações e deixar que seu cérebro as aceite como a nova linha de base. Isso fará com que o próximo passo seja mais fácil, porque a linha de base foi movida. Lave, enxágue e repita.

Se você está navegando, significa que a onda está se movendo para frente, abaixo de você. E isso é uma coisa legal.

O que eu vou dizer agora pode soar banal, mas realmente não é: Grandes coisas são compostas por pequenas coisas. Pequenas mudanças que você começa a seguir e todos os dias se somam aos resultados surpreendentemente enormes:

- Usa as escadas todos os dias. Isto representa apenas cinco ou dez calorias, mas, em um ano, equivalem a três pizzas. E isso são apenas calorias.

- Se você fizer coisas ao redor da casa por dois minutos todos os dias, você vai se surpreender como o lugar ficará arrumado um mês depois.

2 - Pequenas, mas consistentes coisas. Use as escadas.

Seu cérebro resiste a mudanças bruscas, mas pequenas mudanças contornam essa resistência, o que nos leva ao próximo passo:

Como criar disciplina para estudar

O princípio da gradualidade

Você pode fazer grandes mudanças por partes, gerenciáveis. O truque é que o "troll" (criatura horrenda) resistente às mudanças que vive dentro de sua cabeça, não perceba que algo grande está acontecendo. A resistência aumenta substancialmente, na proporção do tamanho da mudança. Este princípio está ligado à várias esferas da vida:

- Recrutamento para tornar alguém um espião não acontece logo de cara: "Olá senhor, como você gostaria de trabalhar para um governo estrangeiro que arruína o seu próprio país?". É uma série de passos relativamente inócuos e justificáveis ??- jantares, pequenos presentes e pedidos de informações que eventualmente culminará em alta traição.

- Tem para usos políticos.

- Há um experimento mental chamado de "rã em água quente", que a princípio poderia ser besteira, mas, se você colocar um sapo em uma panela de água e deixe ferver, o sapo não pula para fora, porque o aquecimento é gradual.  Eu não tenho idéia por que alguém faria isso, ou se é verdade, mas é o mesmo princípio que você precisa para destruir seu sabotador interior (troll). Ferva o desgraçado vivo. Lentamente, sem dar aviso prévio.

Nós queremos usar o mesmo mecanismo para o bem.

Quer começar a se exercitar mais? Dê um passeio. Quer corrigir sua dieta? Comece cortando o que mais gosta ? doces, por exemplo. Quer parar de fumar? Pegue o último cigarro do dia, o quebre ao meio e jogue-o no vaso sanitário. O que nos leva a:

3 - Controle deliberado de exceções

A melhor maneira de gerir os seus vícios é aceitá-los e programá-los. Você não pode desejar que não existam, simplesmente, mas pode assumir o controle deles e redirecioná-los à inércia e, conscientemente, incluí-los em seu plano. Este é o método de Judô.

As disciplinas que você não gosta são as que te reprovam

A chave é controlar o tempo e a dose. Dieta? Planeje dias e horários (digamos, uma vez por semana). Está desperdiçando valiosas horas de sua vida no Facebook? "Okaaay não mais Facebook." Errado! "Vou usar o Facebook durante 20 minutos à noite para conversar com amigos e pronto" correto!

Lembre-se que o seu cérebro resiste a mudanças bruscas, ao contrário disso, com mudanças lentas, responde com recompensa imediata. Você pode programar as exceções, absolutamente sem exceções (com as exceções previstas).

É totalmente normal dizer "Hoje é meu dia de preguiça. Estou indo para casa ficar só de cueca, comer pizza e jogar jogos de computador". Mas fazê-lo consciente, esporádica e deliberadamente - não deixar isso acontecer com você por ausência de planos melhores. Qualquer plano é melhor do que isso.

Paradoxalmente, passar o dia sem fazer nada não é agradável, porque faz você se sentir culpado e inútil. Mas você vai realmente aproveitar esse dia de preguiça quando fizer isso de forma consciente e planejada para relaxar e descontrair. Há dias de pijama, sorvete e assistindo a farra de "Gilmore Girls" (série americana). Mas você deve comandá-los, não eles a você.

4 - Cotovelada e Compromisso

Há um truque muito poderoso: usando menos toques de resistência na direção certa para contornar suas defesas contra fazer coisas boas para si mesmo. Vou explicar.

O ponto é o de diminuir a resistência do seu cérebro dando um passo simbólico na direção desejada para não despertar o "troll".

Como criar disciplina para estudar 2

Este princípio foi introduzido por Scott Adams (e a pesquisa psicológica adotou) - se você não estiver com vontade para trabalhar fora de casa, mas tem que ir, basta colocar sua roupa de ginástica. Isso é fácil, certo? Também é o suficiente para fazer seu cérebro alternar as direções, e de repente você se encontra exercitando.

Dê pequenos passo simbólicos na direção da mudança pretendida.

Sobre o tema da cotoveladas e lembretes, eu recomendo o trabalho de Dan Ariely.

Se você quiser comprar, digamos, roupas de ginástica e alimentos (como eu fiz há alguns dias), faça nessa ordem exata. Dessa forma, você está se preparado para fazer escolhas mais saudáveis na alimentação.

Há duas razões para isso - cotoveladas (este é super-mega-uber-turbo-giga-hiper-rei-"kamehameha" importante), e a necessidade de coerência. Você quer enganar o seu cérebro. "Acabei de comprar equipamentos esportivos - Eu sou uma pessoa que faz escolhas saudáveis. Portanto, eu devo evitar o corredor de guloseimas ".

Consistência funciona, porque inconsistência literalmente ameaça a integridade do ego. Nossas escolhas passadas formam nossa identidade, e queremos preservá-la. Você literalmente faz escolhas mais saudáveis ??por uma questão psicológica de auto-preservação. A "defesa do ego" faz o trabalho duro para você. Isso é um "lifehack" (termo que significa truques de produtividade que podem ser aplicados para superar a sobrecarga de informação, pendências e tarefas do dia-a-dia) .

Deixe-me dizer isso de novo: a consistência é uma questão de sobrevivência para o seu senso de auto-preservação. Você pode usá-lo para fazer quaisquer coisas com você mesmo, pequenas, inteligentes, sem resistência, e traça uma trajetória benéfica. Este é o armamento nuclear da gestão de estilo de vida. Use-o com sabedoria.

5 - Recarregue

Uma coisa que é super importante quando você quer tomar o controle de sua vida - não esteja cansado e não fique estressado. Fácil na teoria, eu sei, mas eu vou te mostrar como fazê-lo.

Quando você está exausto mentalmente, as coisas que você faz (ou não faz) tendem a estar longe de suas decisões conscientes e de seu julgamento. Quando você quiser cultivar bons hábitos, aprenda a "recarregar as baterias".

Como criar disciplina para estudar

Se você estiver com a vaga sensação de que esta em uma situação de "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha", e que você precisa estar no controle razoável da sua vida para evitar o estresse e fadiga, você precisa estar tranquilo para ter um melhor controle de sua vida - você está totalmente certo. Mas você pode adicionar um regime de recarga eficaz para momentos de estresse, cortando assim o laço em seu ponto mais fraco. Na verdade, se você tem um estilo de vida estressante, você deve fazê-lo especificamente. É fácil, e leva apenas 10 minutos.

É também cada vez mais popular - a internet está repleta deste conselho, mas raramente neste contexto ? de forma específica para acabar com o esgotamento do ego e a fadiga. O que é surpreendente, considerando que é o segundo uso mais importante para ele. (Em primeiro lugar a saúde mental em geral.)

E a coisa é: Meditação. Da forma mais simples (e eu acho melhor). Sente-se, limpe sua cabeça, acalme sua respiração e observe o "vazio" de sua mente em seu estado natural - que é tudo que existe. Todo o resto é opcional, na melhor das hipóteses.

Eu prometo a você que isto lhe dará mais força para acompanhar as suas decisões e planos conscientes, ou pelo menos melhorar significativamente. É a "poção mágica" de auto-regulação, uma parada para a mente, a determinação da vontade.

Este é o material interno. É igualmente útil para gerenciar o externo. Remover distrações e tentações de seu ambiente, simplificar, de modo que sua mente não é (mesmo inconscientemente) ocupada por uma centena de pequenas coisas, mas é capaz de se concentrar totalmente na única coisa que você está fazendo no momento. Multitarefa eficaz não existe. A divisão da atenção em multitarefa é um jogo de soma negativa.

Noções básicas de gestão ambiental:

- Ter um lugar arrumado ajuda toneladas. Se a sua casa está bagunçada, será parte de seu circuito da destruição. Peça aos amigos para ajudar ("Eu estou tentando organizar minha casa e vida, por favor, venha me ajudar - eu vou comprar cerveja e pizza, e te ajudo se você quiser fazer o mesmo ") ou contrate uma empregada doméstica - qualquer coisa para acabar com o estresse ambiental, dando-lhe mais força para lidar com tudo em sua vida.

- Remova fontes de tentação de sua vista. Quando você está de dieta, frascos de Nutella e folhetos de pizza são proibidos. Fumantes, escondam os isqueiros. Longe da vista, longe do coração.

- Coloque lembretes e toques construtivos em seu ambiente. A mellhor imagem de si mesmo na porta da geladeira. Na verdade, minha escala do corpo está permanentemente colocada na frente da geladeira. É como aqueles experimentos comportamentais meticulosamente projetados em ratos, com a exceção de que é você deliberada e especificamente quem controla o seu próprio comportamento.

Se você quiser reduzir o estresse, você pode iniciar uma ?dieta? de baixa informação. Isso não significa isolar-se do resto do mundo - em vez de iformações inúteis, sugiro escolher qualidade ao invés de quantidade. Busque fontes de notícias de alta qualidade. Ignore completamente notícia e mídia sensacionalista. Se te causa raiva, provavelmente não se trata de um bom jornalismo, e definitivamente não é bom para a sua aptidão mental.

A lógica implícita para edificar a disciplina é o de estabelecer uma relação mais construtiva e melhorar o equilíbrio de poder entre as suas funções executivas mais elevadas - sua mente adulto racional - e seus três anos interior, idade que deprime suas decisões.

Não se engane, que ainda há um pouco de idiota lá. A personalidade humana é como uma árvore - ela cresce para fora, adicionando camadas, mas suas raízes nunca vão embora. (Bem, tecnicamente árvores mais velhas tendem a ser ocas, enquanto os seres humanos antigos lançam camadas exteriores primeiro e e depois regridem para uma segunda infância, mas ... todas as comparações têm os seus limites). A criança ainda está lá, com a sua impulsividade, falta de atenção e busca por recompensas instantâneas. Geralmente, você quer que suas funções superiores estejam no controle. Isso é mais difícil quando você está cansado ou estressado, daí a importância da atenção, meditação e gestão ambiental.

O interior e exterior, em geral, são os dois ramos da gestão da função executiva, o que eu gostaria de aplicar agora. Uma grande coisa, de fato.

Tradução do texto Practical discipline