Segunda, 9 de fevereiro de 2015
O especialista em gestão da advocacia, mestre em Filosofia, consultor de marketing jurídico e marketing digital, Ricardo Orsini preparou mais um texto aqui para o Blog Exame de Ordem falando da preparação para o mercado da advocacia. Ele é o criador do Blog Arquivo Direito - www.arquivodireito.com.br - e trata com MUITA propriedade das questões voltadas para o exercício da profissão.
O mote agora é voltado para os que ainda são acadêmicos, com dicas para quem almeja se tornar advogado.
Confiram:
Como começar a se tornar um advogado desde o primeiro período do curso de Direito?
Para se habilitar como advogado é necessário a aprovação no Exame de Ordem, disso todos sabem. Mas, se transformar num Advogado é um processo de formação longo, que exige uma preparação e experiência para a qual a Faculdade contribui muito pouco.
A não ser que você se disponha a trabalhar num escritório de advocacia e se sujeitar a salários pouco atrativos e funções nada estimulantes, a advocacia exigirá de você uma boa dose de empreendedorismo, conhecimento de mercado, habilidade de vendas e facilidade para construir relacionamentos.
Evite a todo custo esperar sua formatura e aprovação no Exame de Ordem para começar a se tornar um Advogado. A preparação para o mercado exige tempo e experiência.
A boa notícia é que isso pode começar desde cedo. Segue, abaixo, algumas sugestões de como começar a se tornar um Advogado desde o 1º período do curso de Direito.
FAÇA O PLANEJAMENTO DA SUA CARREIRA
A sua carreira não pode ser fruto do acaso ou da sorte. Desde o primeiro período, você deve planejar suas ações no sentido de atingir metas e objetivos realistas e realizáveis.
Quanto mais cedo você decidir onde quer chegar, mais vai poder se preparar e escolher os caminhos que quer seguir. Se, por outro lado, você não definir onde quer chegar, tanto faz o caminho que você tomar.
Daí vem a falta de foco nos estudos e na carreira. Uma pessoa sem objetivos e metas claras não tem motivação para seguir nenhum caminho. Vive começando e abandonando projetos.
Por isso é importante ter plano de carreira construído desde cedo. Para cada ano de estudo, você pode estabelecer metas e objetivos para serem cumpridos. Por exemplo:
1º ANO DO CURSO: Definir se quero mesmo ser advogado. PLANO: conversar com advogados e professores, visitar escritórios, pesquisar na Internet, conversar com colegas estagiários.
2º ANO DO CURSO: Aprofundar o conhecimento da Advocacia. PLANO: participar da OAB Jovem da minha cidade, ler 3 livros sobre empreendedorismo, participar de um evento jurídico voltado para Advogados e um voltado para empreendedores.
3º e 4º ANOS DO CURSO: Buscar desenvolver experiências práticas: PLANO: participar do Escritório Modelo e fazer um estágio.
5º ANO: buscar desenvolver experiências de empreendedorismo jurídico. PLANO: Começar a construir um modelo de negócios para o meu escritório, montar uma Liga Universitária de empreendedorismo jurídico, buscar parceiros de negócio para uma futura sociedade, fazer uma pesquisa mais aprofundada de oportunidades de mercado e nichos que possam ser explorados.
TENHA METAS DEFINIDAS E FOCO
A pior ideia que um futuro advogado pode ter é a de Advogar somente enquanto não passa num concurso público. O estudo para concursos públicos é COMPLETAMENTE INCOMPATÍVEL com o exercício de uma advocacia de sucesso.
Das duas uma: ou você se afundará nos estudos para passar num concurso público ou se dedicará à advocacia assim como um empreendedor se dedica aos seus negócios. Caso contrário, a Advocacia será apenas um bico que te trará muito pouco retorno profissional e financeiro.
Tenha foco na ADVOCACIA. É uma profissão muito nobre para ser dividida com atividades profissionais paralelas.
Muitos dizem que um escritório de advocacia não é uma empresa. Isso pode até ser verdade do ponto de vista do Código Civil, mas do ponto de vista do mercado, o escritório de advocacia é um empreendimento como outro qualquer. Há clientes para cuidar, contas para pagar, riscos para assumir, pessoas para se contratrar, concorrentes com que se preocupar.
E como qualquer empresário, o Advogado terá que se dedicar exclusivamente ao seu negócio, sob pena de jogar tempo e dinheiro no ralo.
REALIZE SONHOS, MAS SEJA REALISTA
Sonhar alto, mesmo com o orçamento baixo. Este é um princípio básico de empreendedorismo.
Ao escolher a sua área de atuação, lembre-se de conciliar duas coisas: seus sonhos e preferências pessoais no Direito e as reais oportunidades de mercado. A primeira vai te realizar profissionalmente e te fazer uma pessoa mais feliz com a profissão. A segunda vai pagar suas contas.
Em grupos do Facebook, vejo muitos estudantes afirmarem que não gostam de Direito Civil ou Empresarial, que acha Tributário difícil e o Ambiental chatinho, etc.
É bom lembrar que estas áreas ditas ?chatinhas? são as que apresentam as melhores oportunidades na Advocacia. Isso não pode ser ignorado. Procure pesquisar se suas preferências pessoais trazem boas oportunidades no mercado.
Não tome decisões baseadas apenas no que você gosta. Essa é uma dura lei do mercado.
Em todo caso, o que vai definir seu sucesso como advogado não é a área de atuação escolhida, mas o modelo de negócios que você vai desenvolver. Isso também é central, no caso do empreendedorismo jurídico.
FAÇA UM ESTÁGIO QUE CONTRIBUA PARA SUA CARREIRA
Há muitos estágios que vão te tratar como um office-boy forense. Sua função será ir ao Fórum para extratar processos, conferir o andamento processual, cadastrar processos no sistema e cuidar do arquivo do escritório. Funções que não exigem uma formação jurídica para serem desempenhadas.
Por mais que seja importante aprender estas coisas, ficar apenas nisso te limitará bastante. Procure um estágio que ofereça mais.
No processo de seleção do estágio, por exemplo, você já pode perguntar haverá oportunidade de redigir peças processuais, atender clientes, ajudar no processo de gestão dos processos, participar (mesmo que como ouvinte) de reuniões estratégias e de negócios.
Isso vai garantir que você aproveite mais de um processo de formação vital para a sua carreira.
CONSTRUA SUA MARCA PESSOAL
Marca pessoal é a maneira como as pessoas ao seu redor te enxergam. Competente, estudioso, bem relacionado, contestador, crítico, chato? A marca tem a ver com valores atribuídos a você.
E, em certa medida, o maior responsável pelo modo como te enxergam é você mesmo. Suas atitudes determinarão sua marca pessoal.
Por exemplo, se você faz perguntas o tempo inteiro e de forma inapropriada em sala de aula, as pessoas vão te ver como chato. Por outro lado, se você faz perguntas que ajudam o professor a ser mais claro e, consequente, tiram dúvidas dos colegas, você será visto como um bom aluno e, futuramente, como um bom profissional pelos seus pares.
Isso que dizer que o modo como as pessoas te enxergam não depende do acaso. Você é responsável por fazer as pessoas enxergarem o melhor que você tem a oferecer.
Isso não significa que você tenha que ser falso ou artificial. Ou que tenha que ficar fazendo propaganda autopromocional o tempo inteiro. A melhor maneira de ser autêntico e divulgar sua marca pessoal é com atitudes.
A grande atitude é: ajude as pessoas!
Você pode ajudar seus colegas de classe propondo grupos de estudo, divulgando seus resumos para os colegas, compartilhando materiais de estudo. Já vi o caso de alguns alunos que fazem vídeos em seus celulares, dando dicas para provas de disciplinas estudadas na Faculdade, gerando uma audiência fantástica.
USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
Use e abuse da tecnologia para fazer a gestão das suas atividades. Se você é daqueles que não lêem em tablets ou usam o smartphone apenas para bater papo e jogar, comece a mudar seus conceitos.
Empreendedorismo e tecnologia são dois conceitos que não sobrevivem separados. Mas, é preciso disciplina para não se perder e usar a tecnologia de forma improdutiva.
Vários aplicativos (muitos deles gratuitos) vão te ajudar a organizar documentos, agendar compromissos, fazer reuniões virtuais, executar tarefas e traçar planos de estudo.
Além de te ajudar a se organizar, o uso das ferramentas será um treino para a sua vida profissional. Será muito melhor tornar-se um advogado que já sabe usar a tecnologia a serviço da gestão do seu negócio.
Segue uma lista de aplicativos que você já pode usar desde agora:
Para compartilhar documentos com os colegas, fazer formulários e planilhas, use o Google Drive www.google.com/Drive?
Como pendrive virtual, para arquivar seus arquivos sem o risco de perdê-los, use o Dropbox https://www.dropbox.com/
Para fazer reuniões virtuais, use o Hangout do Google www.google.com/+/learnmore/hangouts/?hl=pt-BR) ou o Skype http://www.skype.com/pt-br/
Para organizar suas tarefas, use o Todoist http://todoist.com/
Para organizar suas ideias e fazer mapas mentais (principalmente para os estudos), use o Mindmeister http://www.mindmeister.com/pt
USE AS MÍDIAS SOCIAIS A SEU FAVOR
Uma das melhores maneiras de construir uma marca pessoal poderosa é usando as mídias sociais a seu favor (e não contra você). Através delas você pode interagir com um número incontável de pessoas e projetar a sua marca para além das suas fronteiras geográficas.
O que você pode fazer para dar um bom uso às mídias sociais?
Blog
Faça um Blog para postar resumos de aulas, opiniões, comentários de notícias, etc. Divulgue seu blog nas redes sociais.
É importante que seu Blog tenha conteúdo próprio (e não mero compartilhamento de conteúdos de terceiros). Isso vai exigir um certo esforço, mas a recompensa é grande.
Seu conteúdo deve ser consistente (publique sempre algo sobre o mesmo tema, não desviando do foco) e frequente. Será um excelente exercício de planejamento e execução de tarefas.
Há vários serviços gratuitos de blog que você pode usar, como o Wordpress https://wordpress.org/ ou o Blogger www.blogger.com
Redes sociais
Ajudar as pessoas nas redes sociais é uma ótima maneira de se tornar relevante para os outros. Seja um canal constante de notícias: lembre seus colegas de datas importantes, divulgue eventos de interesse, compartilhe materiais de estudo, dê opiniões consistentes.
Se você tem algo realmente valioso para compartilhar, vale a pena criar uma FanPage no Facebook e convidar seus colegas para curti-la. Você pode usá-la para divulgar seus vídeos, artigos de blog ou resumos de aula.
Redes sociais como Instagram não são tão relevantes do ponto de vista profissional. Contudo, é possível usá-lo para projetar sua marca profissional. Por exemplo, divulgue vídeos de 15 segundos, chamando as pessoas para visitar o seu canal de vídeos no Youtube ou no Facebook, onde estarão os seus vídeos completos.
O mais importante é tentar evitar as redes sociais para criar relacionamentos íntimos com desconhecidos. Evite postar fotos intimas, piadinhas indiscretas, comentários muito polêmicos, comida, selfies inúteis, etc.
Seja profissional nas mídias sociais desde agora!
Não se esqueça do Linkedin
Se você quer ser advogado, comece a arrumar o seu Linkedin https://br.linkedin.com/ ainda hoje. Esta rede social profissional é central para criar uma rede de relacionamentos com futuros parceiros, clientes e colaboradores.
Quanto mais completo o seu perfil no Linkedin, mais relevante ele se torna.
E use a rede para compartilhar conteúdos profissionais. Linkedin não é Facebook: comentário inoportunos, opiniões polêmicas, correntes e banners de bichinhos vão fazer as pessoas te rejeitarem.
Slideshare
O Slideshare http://pt.slideshare.net/ é uma rede social de compartilhamento de conteúdo. Se você tem alguma apresentação de slides bacana, mesmo que de um trabalho de Faculdade, dê uma melhorada nela e publique no Slideshare.
Alguns trabalhos compartilhados nesta rede acabam parando na primeira página de pesquisa do Google. Imagine o ganho de marca se o seu trabalho for acessado por milhares de pessoas?
Artigos em Revistas e Portais Jurídicos
Alguns portais jurídicos, como o JurisWay, publicam artigos de estudantes de graduação. Essa pode ser uma oportunidade de rechear o seu currículo e dar maior alcance à sua marca pessoal.
PARTICIPE DE COLETIVOS
OAB-Jovem
Há dois tipos de coletivos que você pode participar ainda como estudante. O primeiro, para se relacionar com seus futuros colegas de profissão, é a OAB Jovem da sua cidade. Esse é um excelente networking, que pode abrir muitas portas para você. Seja ativo, proponha projetos, participe das comissões.
Ligas Universitárias
O segundo tipo de coletivo interessante são os de empreendedorismo. Participar ou montar uma Liga Universitária é um bom começo. Há excelentes oportunidades no Brasil de Ligas Universitárias. Confira as páginas do ?Na Prática? http://www.napratica.org.br/ ou do ?Anjos do Brasil?. http://www.anjosdobrasil.net/
Escritório Modelo
Se a sua Faculdade tem um escritório modelo, não pense duas vezes para participar. Nele você vai lidar diretamente com o atendimento de clientes, com situações de planejamento e estrutura do escritório, e vai poder participar de reuniões para tomada de decisões.
ESTUDE O QUE VOCÊ VAI USAR NA SUA PROFISSÃO
Um dos maiores erros de estudantes de Direito que querem se tornar advogados é acreditar que o sucesso na Advocacia depende apenas de saber jurídico. Entender de Direito é indispensável, mas não é suficiente.
Uma formação sólida em negócios é a outra metade que deve ser construída no cabedal de conhecimentos do aspirante a prestador de serviços jurídicos. Esse estudo pode (e deve) começar já na graduação.
Não pense que ?planejamento estratégico?, ?saber vender os seus serviços? e ?administrar processos e pessoas? seja algo inato, que não possa ser aprendido. Pode sim! É por este motivo que empresários que estudam têm muito mais chance de sucesso do que aqueles que sobrevivem de intuição ou de um suposto ?jeitão para vendas?.
Há vários cursos (muitos gratuitos) de gestão de escritórios, advocacia na prática, marketing jurídico, como conquistar e atender clientes, que você já pode começar a fazer já no final da graduação.
Segue uma lista de assuntos que você já pode começar a pesquisar, acompanhar na Internet e estudar:
1 - empreendedorismo 2 - gestão administrativa 3 - gestão financeira 4 - gestão de pessoas e liderança 5 - marketing jurídico 6 - marketing digital 7 - gestão comercial e vendasEspero que tenha gostado das dicas. Você não precisa implementar tudo que foi dito, mas pode usar várias dessas ideias para construir o seu plano de carreira na Advocacia. Boa sorte e sucesso como Advogado!
Procurem por mais detalhes no www.arquivodireito.com.br
E no facebook do Ricardo Orsini: www.facebook.com/orsini.ricardo.