Como começar 2012 com motivação para os estudos?

Quarta, 4 de janeiro de 2012

Como está o seu nível de disposição e motivação para iniciar 2012 executando o projeto ?Preparação para Concursos?? Se ainda não começou a estudar, está com toda a disposição necessária ao início dos estudos? Se já vem se preparando e fez uma pausa por conta das festividades de fim de ano, está com disposição total para a retomada?

O objetivo do presente texto é trabalhar algumas estratégias e possibilidades para que comece o ano com o seu comprometimento e disposição aos estudos no nível mais elevado possível.

Primeiramente, registro ser natural, por uma série de motivos, inclusive de ordem sócio-cultural e psicológico, que o começo do ano seja um momento em que a disposição para o início ou retomada de projetos e atividades seja maior. Isto, por si só, já indica a necessidade de otimizar o que o presente contexto pode proporcionar.

E para tanto, existem três frentes relevantes que podem ser trabalhadas.

A primeira consiste na crença na viabilidade da aprovação. Neste sentido indago: como está a sua crença na aprovação? Como está o seu nível de convicção de que é possível passar no concurso público pretendido em 2012?

Assim, para trabalhar a crença na aprovação, cabe avaliar e refletir o seguinte: o que lhe impede de passar no concurso público? Você não tem um cérebro dotado de funcionalidades cognitivas capazes de garantir a apropriação e manutenção de informações passíveis de cobrança na prova? O que viabiliza a aprovação não é a disponibilidade destas informações no momento da prova? O concurso público não é democrático e anti-discriminatório? Objetivamente, concretamente e racionalmente, responda à seguinte pergunta: o que lhe impede de passar no concurso?

A falta de uma resposta em sentido negativo, seguramente, contribuirá com o estabelecimento de convicções acerca da viabilidade da aprovação.

Outra frente a ser trabalhada consiste nas estratégias de motivação. E isto não se trata de autoajuda intuitiva, construída com base em achismos.

Existem dois grandes blocos de construções teóricas sobre a motivação. Um envolve a motivação por conteúdo, a qual tem como uma de suas bases a identificação das necessidades que se busca satisfazer. Outra, consiste na motivação por processos, a qual tem como base o estabelecimento de metas.

Portanto, por um lado, procure se questionar: por que quer passar no concurso em 2012? Qual ou quais as necessidades busca atender? Por que e como o atendimento destas necessidades lhe fará feliz? Como se sentirá quando alcançar a aprovação?

Por outro lado, de modo a trabalhar a motivação por processos, é fundamental o estabelecimento de metas, principalmente de curto prazo. E isso depende da estruturação de um planejamento de estudos.

Inclusive, exatamente esta compreensão, nos leva à terceira frente a ser trabalhada, a qual consiste na reiterada idéia que venho sustentando, correspondente ao Foco no Processo. O Candidato que trabalha com o foco no processo minimiza as angústias do foco no resultado, bem como busca se satisfazer com a execução do plano estabelecido. Trata-se de uma postura voltada a focar nas metas de curto prazo, determinadas para a execução do plano de estudos.

E isso também exige um planejamento. Não por acaso, aliás, o Sistema Tuctor conta com uma série de indicadores de metas e de metas de desempenho, exatamente no sentido de proporcionar a adoção da referida lógica do foco no processo.

Enfim, o fundamental é que o seu nível de disposição e comprometimento com os estudos neste momento de início do ano esteja elevado. E com isto, ajude a criar condições para que 2012 seja o ano da sua aprovação.

E que assim seja.

Bom estudo, com comprometimento e disposição!

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Fonte: Blog do prof. Rogério Neiva