Chegou o momento da verdade: Será que a OAB vai anular alguma questão hoje?

Quinta, 25 de agosto de 2016

Hoje, possivelmente no final da tarde, saberemos se a OAB vai ou não anular alguma questão na primeira fase do XX Exame de Ordem. Neste momento teremos a definição de quem vai ter de voltar a estudar para a primeira fase ou de quem continua no jogo.

E se a OAB não anular, aí todo mundo terá de voltar a atenção para o XXI.

Lembrando que caso tenhamos alguma anulada, ninguém será prejudicado. A anulação não tira o ponto do candidato! Apenas dá o ponto para quem errou a questão, mantendo a nota de quem acertou, e isso de forma indistinta, ou seja, valerá para todos.

Logo, quanto mais questões forem anuladas, melhor para os candidatos que estão com esperanças de serem aprovados, aqueles com 38 ou 39 pontos.

Mas, é bom lembrar, essa não é exatamente uma tarefa fácil: o histórico de anulações não é nada positivo.

Olhando o histórico acima dá para perceber, nitidamente, que a partir do X Exame (com um ensaio prévio no VIII) uma espécie de "cegueira" instalou-se nas mentes e corações dos responsáveis por anular as questões, e as questões viciadas milagrosamente deixaram de ser vistas.

Antes era praticamente uma certeza vermos questões anuladas, se bem que não tanto quanto gostaríamos, mas agora essa certeza virou pó. Na última prova, para variar, não anularam nada.

Hoje então a FGV vai divulgar a vontade da Comissão Recursal da OAB e revelará se teremos ou não questões anuladas, publicando em seguida a lista definitiva de aprovados para a 2ª fase! Neste momento teremos consolidada também a garantia, entre os aprovados, do exercício da repescagem no XX Exame de Ordem caso isto seja necessário, ou seja, caso os atuais aprovados reprovem na próxima 2ª fase.

Uma regra: o número de anuladas nunca corresponde ao volume de recursos apresentados e o errado pode ser visto como certo.

Vejamos agora o quadro de probabilidades de aprovação em razão do número de questões anuladas:

Candidato com 39 pontos - Se a OAB anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas, 75% e se anular três, 95% de chances.

Candidato com 38 pontos - Se a OAB anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três, 50%, e se anular quatro, 75% de chances.

Candidatos com 37 pontos - Se a OAB anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro, 25%, e se anular cinco, 50% de chances.

Não sabemos o horário de divulgação da lista, mas deve ser pelo final da tarde. De toda forma, não seria surpreendente se sair antes. Preparem-se portanto para um longo dia hoje. Fiquem ligados aqui no Blog e nas nossas redes sociais, pois estaremos antenados em qualquer novidade!

Portal Exame de Ordem

Maurício Gieseler

@examedeordem

Vamos juntos!