Chegou a nova edição do Livro de Questões Comentadas do Portal Exame de Ordem

Segunda, 18 de janeiro de 2016

Vamos chover no molhado: resolver questões é o processo mais importante de estudo em termos de fixação de memória.

Isso é um fato com ampla base científica!

A informação previamente retida no cérebro é evocada para um estudante poder resolver o problema que lhe é apresentado. Assim sendo, a fixação do conteúdo passa por um reforço, pois a resolução de exercícios reforça a sedimentação das proteínas envolvidas na formação da memória no cérebro. No caso, memória de longo prazo.

O conceito neurofisiológico é complexo, mas seus efeitos são mais simples de entender: resolver questões é FUNDAMENTAL para quem está estudando para a OAB.

Não só serve para situar o candidato no formato das questões como para sedimentar, de forma muito consistente, o conhecimento previamente estudado.

A resolução de questões, muitas delas, com a comparação imediata da resposta correta - devidamente fundamentada - é um excepcional método de estudo. A leitura, tomada em si mesma, é um processo passivo, onde as palavras "entram" no cérebro. Para fixar de fato um conteúdo é preciso transformar o processo de aprendizagem em algo ativo, demandando uma ação por parte do estudante. E resolver questões se enquadra no processo ativo, pois é necessário raciocinar sobre um determinado enunciado e evocar a resposta correta. A evocação determina a certeza de que se sabe um determinado conceito, e, caso o estudante erre, ele aprende com o erro.

Resolver questões, compreendê-las, praticar a lógica dos enunciados estão compreendidos dentro de um processo ativo, e, como tal, o examinando consegue estabelecer "pontes" de fixação do conteúdo estudado e maximiza seu aprendizado. Por isso os professores do Portal Exame de Ordem elaboraram um livro com questões respondidas da FGV para, exatamente, auxiliar os examinandos neste processo de evocação, comparação, aprendizado e fixação consistente do conteúdo.

A Obra Questões Comentadas do Portal Exame de Ordem - 3ª Edição - atende perfeitamente a esse processo de fixação de conteúdo. As remissões, elaboradas pelos professores do Portal, dão a orientação correta ao candidato, auxiliando-o nos estudos.

Questões Comentadas - 1ª Fase da OAB

Esta obra foca exclusivamente nas questões da FGV, descartando questões que sejam de outras organizadoras ou outros concursos. Este foco é necessário para que a lógica da atual banca organizadora do Exame de Ordem seja diretamente - e sem equívocos - apreendida pelo estudante.

Os comentários das alternativas são feitos de forma clara e bastante objetiva, mostrando de forma direta os erros e acertos do examinando. É uma obra clara, objetiva, focada na banca correta e concebida para ser um importante instrumento de avaliação e fixação do conteúdo.

Confiram os livros para o Exame de Ordem da Editora Armador.