Censo da Educação Superior 2012: Direito tem o 2º maior contingente de alunos no ensino superior

Quinta, 19 de setembro de 2013

No início da semana o MEC liberou os dados preliminares do Censo da Educação Superior 2012, a radiografia do ensino superior no Brasil.

Esses dados mostram a situação das graduações por todo o Brasil, explicitando as preferências dos estudantes pelos cursos ofertados em todo o país.

Observando as estatísticas liberadas pelo MEC, vemos que administração é o curso com mais estudantes,  833.042 matrículas em 2012. Depois vem o curso de Direito, com 737.271 matrícula, seguido por Pedagogia, com 602.998 matriculados.

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Logo depois, bem atrás de Pedagogia, temos as Ciências Contábeis, seguido de Enfermagem, Engenharia, Serviço Social, Psicologia, Gestão de Pessoal e Engenharia da Produção.

Vamos segmentar agora este dados, olhando os matriculados por gênero:

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Essa visão mostra as preferências pelos cursos em razão do gênero, explicitando uma interessante separação por gosto entre homens e mulheres.

Administração e Direito seriam cursos "unisex", por assim dizer, em razão de um equilíbrio na escolha entre os gêneros. No Direito vemos que as mulheres são maioria, com 391.272 matriculadas, enquanto temos 345.999 homens cursando as Ciências Jurídicas. Aliás, a predominância das mulheres nos cursos jurídicos já tem um bom tempo. Essa característica também é visualizada na Administração e Ciências Contábeis.

Tirando esses dois cursos, mais equilibrados, vemos um contraste entre as preferências. Enquanto os homens dominam os cursos ligados às áreas das Ciências Exatas, as mulheres predominam nas áreas de Humanas e de Ciências Médicas, como Psicologia, Fisioterapia e Farmácia.

As mulheres têm predileção, em sequência, por Pedagogia (556.283 alunas matriculadas); Administração (460.149); Direito (391.272); e Enfermagem (198.872).

Os homens tem predileção por Administração (372.893); depois o Direito (345.999); seguido por Engenharia civil (143.868) e Ciências Contábeis (132.017).

O total de alunos matriculados na educação superior brasileira ultrapassou a marca de 7 milhões em 2012. Esse número representa aumento de 4,4% no período 2011?2012. Enquanto o número de matrículas nas instituições públicas cresceu 7%, o aumento na rede particular, responsável por 73% do total, foi de 3,5%.

?Estamos em um sistema em forte expansão, com mais ingressantes que concluintes?, observou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao apresentar os dados gerais do Censo da Educação Superior, durante entrevista coletiva concedida no MEC. ?Não é tarefa fácil assegurar qualidade da expansão de acordo com a demanda por vagas. Temos um compromisso no MEC de assegurar a qualidade do ensino superior.?

Considerada apenas a rede federal, o número de matrículas cresceu 5,3% no mesmo período, superando a marca de 1,08 milhão de estudantes. As instituições federais representam 57,3% da rede pública de educação superior.

?Temos 7,2 milhões de estudantes do ensino superior e 7,1 milhões de inscritos no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]?, lembrou Mercadante. ?Temos um volume equivalente de estudantes no Enem querendo entrar na universidade.?

Os 7.037.688 alunos matriculados em cursos de graduação no Brasil estão distribuídos em 31.866 cursos, oferecidos por 2.416 instituições ? 304 públicas e 2.112 particulares. O total de estudantes que ingressaram no ensino superior em 2012 chegou a 2.747.089. O número de concluintes, a 1.050.413.

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As universidades são responsáveis por mais de 54% das matrículas. As faculdades concentram 28,9%; os centros universitários, 15,4%; as instituições federais de educação tecnológica, 1,6%.

No período 2011-2012, o número de ingressantes nas instituições de educação superior cresceu 17,1%. Com taxa média de crescimento anual de 8,4% nos últimos dez anos, a rede federal registrou aumento no número de ingressantes superior a 124% entre 2002 e 2012. A rede já participa com mais de 60% dos ingressos nos cursos de graduação da rede pública.

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Distância ? Entre 2011 e 2012, as matrículas avançaram 12,2% nos cursos a distância e 3,1% nos presenciais. Com esse crescimento, a modalidade a distância já representa mais de 15% do total de matrículas em graduação.

Dos estudantes que optaram pela modalidade a distância, 72% estão matriculados em universidades. Os centros universitários detêm 23%.

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A maioria dos matriculados no ensino superior a distância (40,4%) cursa licenciatura. Os que optaram por bacharelados são 32,3% e por tecnólogos, 27,3%.

Com informações do MEC.