O carnaval é uma oportunidade!

Sexta, 9 de fevereiro de 2018

O carnaval é uma oportunidade!

A partir hoje o Brasil todo dá a largada para o carnaval, aquele festinha mundana que ocorre uma vez por ano e faz com que todos só pensem em se divertir.

Outros aproveitam para fugir da agitação e dar uma relaxada e recarregar as baterias.

Tudo muito bom, tudo muito legal! Mas...e quem está se preparando para o XXV Exame de Ordem? O carnaval é bom ou o carnaval é ruim?

Bom porque disponibiliza um tempo livre para trabalhar ou ruim porque estudar enquanto todo mundo está se divertindo dói na alma e tira a concentração?

Nem uma coisa e nem outra!

O carnaval é uma oportunidade!

Acima de tudo, o carnaval é uma oportunidade para você fazer o que quiser, pensando no que é melhor para si mesmo.

E como tudo o que cerca o Blog, o pensamento sobre o que fazer no carnaval precisa ser ESTRATÉGICO.

Faltam 2 meses para o XXV Exame de Ordem: vocês estão estudando?

O objetivo é o de colher o melhor resultado para si mesmo, seja nos estudos ou seja na higiene mental.

Pense comigo!

Você é adulto e sabe muito bem onde o calo aperta. Se resolver ir se divertir, é porque está estafado e precisa da diversão. Isso é legítimo.

Se resolver estudar, é porque sabe que estamos a dois meses da prova e há um conteúdo a ser apreendido, seja dando continuidade aos estudos, seja revisando o que já estudou.

O importante, mas IMPORTANTE mesmo, é ter um planejamento que envolva a contemplação de todo o cronograma de estudo até o dia da prova. O tempo usado no carnaval pode ser descontado em domingos futuros. O tempo usado nos estudos pode ser aproveitado com mais tempo disponível na véspera da prova, a ser utilizado nas importantes revisões.

Acima de tudo, e o mais importante, é fazer o que tiver de ser feito sem o sentimento de CULPA!

Estudar achando que está perdendo a vida lá fora é ruim.

Ir para a folia achando que deveria estar estudando também é ruim.

No caso do surgimento dessa ambiguidade emocional, você também pode optar por mesclar as duas coisas, o que é bem razoável.

Pode, no fim das contas, ocorrer algum prejuízo de ordem temporal, e o tempo sempre cobra o seu tributo. Entretanto, o componente emocional também se faz presente, e se você sente a necessidade de se divertir não deve deixar esse sentimento deprimi-lo.

Acredito que um ponto de equilíbrio deve ser atingido. É o mais sensato.

Se a opção for por estudar, por fim, saiba que o carnaval, por óbvio, é uma grande oportunidade de adiantar os estudos e mesmo o cronograma.

Preparação para a OAB é, essencialmente, a gestão racional do tempo e da metodologia de estudo, e ambos devem estar interligados. E devem porque a metodologia usada determina a amplitude do tempo necessário para a preparação.

Se a opção for a de estudar, lembre-se que essa é sempre uma decisão acertada MESMO QUE isso implique em sofre um pouquinho porque não se está divertindo agora. Afinal, por detrás dessa decisão há um projeto de vida, um projeto profissional, um sonho a ser realizado.

Revisões

Nesse período, como o tempo fica livre, o interessante seria revisar o conteúdo já estudado se a opção for estudar. Reforçar a base do que já foi estudado neste momento parece-me ser uma excelente pedida.

Evidentemente, existe a necessidade em avançar no conteúdo. Mas consolidar firmemente o que já foi estudado é de extrema importância e, claro, muito útil para a hora da verdade.