Calendário final do XIII Exame de Ordem e algumas poucas considerações

Domingo, 1 de junho de 2014

Quais são os próximos passos dentro do XIII Exame de Ordem?

Vamos conferir o calendário final desta edição:

1

No dia 24 deste mês saberemos então, com a publicação do resultado preliminar, como será EFETIVAMENTE a correção da FGV.

De plano ninguém está reprovado e não é preciso chorar as pitangas por antecipação.

Há o problema na prova trabalhista e, com os padrões, quem fez embargos de terceiro já estaria reprovado. Mas trata-se, seguramente, de uma questão controversa e a banca pode - em tese - rever seu posicionamento.

Não sei se isso vai acontecer, tampouco as probabilidades para tanto. A peça foi construída para realmente ser embargos à execução, mas a hipótese certamente permite os embargos de terceiro. Questão muito problemática!

Agora, tirando a questão de Trabalho, realmente não tivemos grandes controvérsias, em especial na identificação das peças.

De um modo geral as provas foram um pouco mais complicadas em comparação com as duas edições anteriores, provando, mais uma vez, a influência do número de inscritos no grau de dificuldade da prova. Essa lógica havia sido suprimida em edições mais recentes, mas aparentemente (aparentemente) voltou.

Quanto a eventuais recursos, vamos trabalhá-los ao longo desta semana, na medida do entendimento dos professores do Portal. Há de se considerar que eles só podem ajudar quanto a falhas de concepção das provas e, aqui, Trabalho é o expoente.

Recurso recurso mesmo, elaborado pelos candidatos, só após a divulgação do resultado preliminar, e eles dependerão dos espelhos (não temos ainda a distribuição das notas por item) como também cada caso deve ser visto de forma particular, afinal, cada recurso demanda uma abordagem específica.

Então, daqui até o dia 24, teremos um longo e tenebroso inverno da espera.