Business Insider: "Eu considero a escola de Direito um desperdício da minha vida e um desperdício extraordinário de dinheiro"

Terça, 2 de setembro de 2014

O site da revista americana Business Insider publicou em dezembro passado uma pungente entrevista com um jovem advogado americano que, soba  condição de manter anônimo, falou sobre suas dificuldades com o mercado de trabalho nos Estados Unidos para jovens profissionais.

A entrevista espanta por ela ter muitos pontos de conexão com o atual quadro da advocacia no Brasil, em especial, evidentemente, para os jovens advogados.

Há um certo rancor no entrevistado, e não podemos deixar de ter em mente de que se trata de uma experiência pessoal, mas já vi relatos semelhantes o bastante para saber que a realidade traduzida por ele não se aplica a um número restrito de pessoas.

Segue a tradução da matéria feita por mim:

images

"Eu Considero a Escola de Direito um Desperdício da Minha Vida e um Desperdício Extraordinário de Dinheiro"

Business Insider esteve em em contato com um advogado de 28 anos de idade que se arrependeu profundamente sobre a sua decisão de ir para a faculdade de Direito. Ele concordou em responder perguntas sobre os encargos da dívida que contraiu com sua faculdade e sobre o que ele teria feito de diferente, caso pudesse.

As respostas deste graduado em Direito são preocupantes. Ele freqüentou uma escola que está entre as 20 maiores do país, segundo o site US News and World Report, e, ainda assim, ele se esforçou para encontrar um trabalho digno.

Ele acredita que se enganou em pensar que, após a sua faculdade de direito, iria encontrar facilmente um emprego de prestígio depois da formatura.

"Eu considero a faculdade de direito um desperdício da minha vida e um desperdício extraordinário de dinheiro. Sinto-me como se tivesse sido enganado", diz ele. "No final do dia, a culpa é minha por ser um otário e eu aprendi uma lição extremamente difícil."

Hoje em dia ele faz U$ 45 mil por ano e tem uma dívida de 200 mil dólares com o curso. Ele vive com seus pais em Virginia, não tem um carro e em seu tempo livre faz contratos de trabalho para tentar pagar a sua dívida.

Publicamos todas as suas respostas, inclusive sua opinão sobre quando a faculdade de direito pode realmente ser uma opção viável. Ele pediu para não divulgar seu nome real.

Por que você decidiu ir para a faculdade de direito?

Porque eu queria ser um advogado. Eu também queria maiores oportunidades de carreira do que o meu "Bachelor of arts" (graduação em Administração de Empresas) me ofereceu. Eu acreditava no discurso de vendas da indústria da educação jurídica onde os advogados estariam sempre em demanda e que advogar em causas de falência seria uma boa área quando a economia estivesse ruim.

Que tipo de trabalho que você estava esperando para começar?

O resultado ideal teria sido a posição de associado em uma grande empresa em que se ganha U$ 160.000 (anuais). Eu sabia que só tinha uma chance em 20% de conseguir essa posição, então, eu pensei que um resultado realista seria trabalhar em uma empresa de médio porte fazendo menos que faria em um grande escritório de advocacia, recebendo um salário inferior, mas, ainda assim uma quantidade respeitável.

Que tipo de trabalho você acabou recebendo?

Eu fui chutado por miseráveis ??pequenos escritórios de advocacia por dois anos. Meu primeiro emprego foi em um pequeno escritório de advocacia onde o proprietário captou associados como papel de seda. Ele roubou de contracheques, gritou, gritou, até que depois de pouco tempo eu sai. No trabalho seguinte, em outra pequena empresa, eu tive que começar como um "estagiário", apesar de ser um advogado devidamente licenciado. Isso significava que eu tinha que trabalhar de graça por três meses. Eu fiz isso na esperança de que a situação me conduzisse a uma posição de associado decentemente remunerado. Depois de três meses, meu chefe me ofereceu U$ 1.000 por mês. Eu estava desesperado então, aceitei.

Eu me formei em Direito em uma das 20 melhores faculdades e estava fazendo o equivalente a um salário de US $ 12.000 / ano. Gestores do McDonald, ou melhor, os trabalhadores, me superavam economicamente. Após 3 meses recebendo $ 1,000 / mês, eu tive um aumento da bagatela de US $ 2.000. Foi um insulto considerando que o patrão havia contratado vários outros advogados pagando-lhes ?amendoins? também. Há um enorme excesso de oferta de diplomados em direito, de tal modo que ele foi e é capaz de continuar com esta prática. Eventualmente, eu me mudei para um outro escritório de advocacia, onde eu estou agora. Eu não tenho muita responsabilidade e não há possibilidade de ascenção no meu trabalho atual, mas estou feliz só por ter um escritório para mim mesmo, com um chefe que não é louco, cuidados de saúde, e algum tempo de férias. Eu tinha todas essas coisas antes de, tolamente, fazer faculdade de direito.

Aproximadamente, qual sua remuneração?

45 mil dólares, mas ainda tenho 200 mil dólares em dívidas da faculdade de direito, então, 15% da minha renda vai para pagar os empréstimos do curso através do meu plano de reembolso com base no rendimento.

Você aprecia seu trabalho?

Ocasionalmente, mas se eu tivesse que voltar e fazer de novo, eu não faria. Eu não me sinto mais suicida e desesperado em meu trabalho, mas ainda não é grande posição.

Acha que a sua faculdade de direito o enganou sobre as perspectivas de emprego? Como?

Inquestionavelmente. Minha faculdade de Direito havia oferecido estatísticas de trabalho que eram materialmente enganosa e eles sabiam disso. As estatísticas de emprego oferecidas por faculdades de direito são cuidadosamente projetadas para induzir novos alunos a contrair uma dívida que irá destruir suas vidas nas circunstâncias mais terríveis.

É muito fácil pegar informações no Internet Wayback Machine (banco de dados americano) e ver o que as escolas de direito fazem. Eles me disseram que a média do salário inicial para licenciados em direito era de US $ 160.000/ano e que 90% ± (uma porcentagem absurda) dos diplomados foram empregados no prazo de 9 meses após a conclusão do curso.

Estas informações me  levaram a acreditar que mesmo se eu não chegasse ao topo da minha classe e ganhasse US $ 160.000/ano, certamente os trabalhos na camada abaixo do topo, pagariam ao menos um salário digno. Nunca em meus piores pesadelos eu imaginava ter uma dívida de US $ 200.000, ganhando menos de US $ 50.000/ano e ainda lutando para encontrar vagas de trabalho para seguir em frente na minha carreira.

As faculdades de Direito sabem exatamente o que estão fazendo e apenas trabalham uma pequena percentagem de casos bem-sucedidos para inventar esses números de cargos e salários. Porque houve um grande clamor da crítica contra essa prática, as escolas começaram a oferecer dados mais reais sobre o trabalho e salário. A faculdade de Direito é chamada de "investimento", mas você não pode acreditar nos discursos de vendas que as escolas de Direito usam para induzir novos alunos para lhes emprestar dinheiro, que é tudo o que interessa.

Eu não posso vender um investimento fazendo o investidor médio crer que terá um grande retorno de 89%. Não se pode exaltar todas as oportunidades que este investimento vai oferecer quando na realidade não se oferece nada a 70-80% dos investidores. Esta seria uma declaração materialmente enganosa e acionável. As faculdades de Direito, no entanto, operam por um código diferente e querem que os futuros alunos acreditem que uma carreira próspera os aguarda. A maioria dos estudantes têm que lutar para colocar comida na mesa. A Faculdade de Direito deixa muitos graduados em uma posição muito pior do que antes de começar o curso.

Qual o valor mensal do empréstimo a ser pago pelo estudante?

No meu caso, o pagamento do meu empréstimo seria de aproximadamente $ 1,900 se eu tivesse optado por um plano de quitação em 10 anos. No entanto, por ter um rendimento tão baixo, estou em um plano de reembolso com base no rendimento (IBR), que reduz o meu pagamento para cerca de US $ 400 por mês. Com o plano de IBR, eu pago muito menos, mas para isso, é necessário não ultrapassar um percentual de -15% da renda discricionária (valor pelo qual ajustada a renda bruta ultrapassa a linha da pobreza).

Então, se eu tiver um salário decente (o que eu duvido, neste momento), o interesse é de que meus empréstimos sejam estendidos e o  provedor de empréstimo ainda vai ter 15% de modo que eles vão fazer um bom lucro. Com o plano de IBR, minha dívida é alta após 25 anos, mas, ao final, o montante da dívida que é meu débito "perdoado" pelo governo, será um presente tributável. Então, eu poderei olhar para uma conta de imposto de seis dígitos quando estiver com 50 anos de idade. Eu acredito que esta lei fiscal é a ?dischargeable bankruptcy? ??assim que eu estou me preparando para a possibilidade de ser forçado a declarar falência no final de meia-idade, devido à minha formação jurídica.

É difícil sobreviver? Que tipo de sacrifícios tem que fazer?

Sim, é extremamente difícil de sobreviver. Eu não posso pagar o aluguel ou ter um carro e mal consigo pagar alimentos. Qualquer coisa extra, como me divertir com os amigos, ir ao cinema, viajar, etc, é fora da realidade para o futuro próximo e, possivelmente, para o resto da minha vida, graças à faculdade de direito. Eu moro com meus pais. Eu não tenho um carro. Eu não saio para socializar. Eu não namoro. Eu não compro roupas novas. Eu não compro eletrônicos. Eu não compro muita coisa. Eu gasto meu tempo livre fazendo outros trabalhos para colocar mais dinheiro para quitação minha dívida. Faço contrato de trabalho para outros advogados, mas o salário é muito baixo e o pagamento é esporádico.

Que tipo de conselho você daria para alguém que está investindo na faculdade de direito?

Se você necessariamente deve ir para a faculdade de direito, mesmo com a avalanche de dados econômicos negativos sobre a indústria e de graduados em faculdades de direito, só existem três razões para você fazer o curso:

(1) a faculdade de direito que foi aceito chama-se Harvard, Yale, ou Stanford;

(2) você tem uma bolsa integral ou parcial; ou

(3) você tem um membro da família ou amigo próximo que pode garantir a você um emprego seguro.

Se você vai para a faculdade de direito com bolsa de estudos, o que provavelmente vai ser depender do GPA - Grade Point Average (média de notas), as escolas de direito (são rumores) colocam bolsistas em uma mesma seção, separado dos demais, que é classificada em uma curva, ou seja, apenas 20 a 30% dos bolsistas conseguem manter sua bolsa de estudo.

Quando graduados direito perdem suas bolsas de estudo, eles preferem ficar e concluir o curso, e as escolas de direito sabem disso. Estudantes de Direito que perderam suas bolsas sentem-se "comprometidos com o pote", para usar um termo de poker, pois eles já investiram muitas fichas para passar para a faculdade de direito, fazer novos amigos, etc, e não podem desistir. Se você perdeu sua bolsa de estudos, o meu conselho seria para sair imediatamente e não olhar para trás. Eles só querem o seu dinheiro. Se você não tem uma ótima posição de associado, o seu diploma de direito vai ser essencialmente inútil e você vai lutar para obter qualquer tipo de trabalho.

Algum outros conselhos:

(A) Diplomas de Direito não são portáteis. Os empregadores vão se perguntar por que você não está fazendo "muito dinheiro" como advogado. Surpreendentemente, o mercado de trabalho atroz não é um fato entendido pelo público em geral. Os empregadores também podem acreditar que você é um perdedor, porque você fez parte dos 80% e não no top 20% (referindo-se às faculdades de direito), assim, não teria competência para conseguir um grande trabalho de advocacia. Além disso, a educação jurídica não lhe dá muitas (se houver) habilidades práticas que são comercializáveis ??para os empregadores.

(B) Trabalhar em um escritório de advocacia por pelo menos um ano antes de ir para a faculdade de direito e ver se é o que realmente quer fazer. Muitos advogados, mesmo os advogados de meia-idade, estão falidos, deprimidos, desesperados e têm problemas de abuso de substâncias.

(c) Escolas de Direito vão mentir para você. Não acredite em uma palavra que vem das faculdades de Direito, reitores de advocacia, ou professores de direito. Eles são vendedores e eles querem que você os entregue U$ 200.000 em empréstimos na faculdade. Isso é tudo o que eles estão interessados. Eles vão falar sobre uma carreira gloriosa que espera por você. Eles vão te dizer que há grande demanda por advogados e novas tecnologias vão abrir as portas para novas áreas de atuação prósperas (impressão em 3D, drones, etc).

É tudo um monte de besteira. Eles vão te dizer que a sociedade precisa de advogados e vão te contar histórias sobre como salvar os pobres e fazer um trabalho de interesse público. Isto também é tolice. Como as tarefas de interesse público são elegíveis para um plano de reembolso a 10 anos, os postos de trabalho tornaram-se altamente competitivos. Você vai competir contra alunos das 5 melhores escolas para estes postos de trabalho e, a menos que você faça parte destes top 5, vai ser difícil conseguir. O ponto principal é entender a realidade de que as faculdades de direito estão apenas lhe vendendo um produto (o diploma). Cursos de direito não estão em demanda no mercado para que eles tentem novos truques para atrair mais consumidores. Seja cauteloso e use o bom senso.

(D) Converse com os advogados por eles mesmos (não por intermédio de seu empregador ou de outros advogados) sobre a prática jurídica. Pergunte a eles se faria de novo se tivesse a chance. Não basta falar com os advogados de grandes empresas. Converse com os profissionais de solo, advogados de danos pessoais, advogados de falência de consumo, etc. Pergunte se eles gostam de ser advogados e se recomendaria que seu filho fosse para a faculdade de direito.

(E) Há um enorme excesso de oferta de jovens formados nos Estados Unidos. Empregos que ofererecem baixa remuneração recebem centenas de currículos de graduados das escolas de direito desesperados. Por que você quer se juntar ao rebanho?

(F) A demanda por serviços jurídicos está sendo dizimada por uma variedade de fatores: a terceirização de projetos como revisão de documentos no exterior para a Índia, a proliferação do chamado ?faça você mesmo? (ou seja, mova ações judiciais você mesmo, sem a assistência de um advogado). Serviços jurídicos como LegalZoom (?Comoditização? da advocacia: Ordem dos Advogados Americana não consegue fechar site de venda de petições) mataram a demanda por advogados, formação de negócios, e outros tarefas que eram o pão com manteiga de pequenas empresas, a tecnologia como codificação preditiva é substituir a necessidade de grandes exércitos de novos advogados, o enorme excesso de oferta de graduados da lei, a ampla disponibilidade de informação livre na Internet significa que muitas pessoas preferem fazer as coisas sozinhas a ter que pagar um advogado, a não execução da prática não autorizada de lei por associações de advogados significa que existem empresas como a LegalZoom e sua laia por aí oferecendo o que é, essencialmente, serviços legais, mas eles não são advogados ou licenciados em uma determinada jurisdição, e essa demanda afeta negativamente os advogados licenciados.

E em cima de tudo isso, a economia continua a ser terrível, independentemente do que o Estado relatou recentemete. O público simplesmente não está comprando o que os advogados estão vendendo para a maior parte.

(G) As faculdades de Direito contratam seus próprios graduados por salários irrisórios em empregos temporários e incluiem essas pessoas pobres como parte de sua "porcentagem empregada nove meses após a formatura" (estatística). Eles fazem isso para induzir uma nova safra de estudantes para chegar a sua escola de direito para que possam obter o seu dinheiro de empréstimo, que, como já disse, é a única coisa que todas as escolas de direito estão interessadas.

(H) A faculdade de direito é amigável enquanto você está aplicando e fazendo perguntas, mas vai se tornar hostil após o segundo ano. Eles sabem que têm você e não poderiam se importar menos com o que lhe acontece. Quando você começar o primeiro ano na faculdade de direito, eles vão criar almoços com advogados ricos, mas pelo seu terceiro ano, o curso de Direito vai convidá-lo para eventos com pequenos advogados que lhe falarão sobre como eles começaram um escritório de advocacia por si mesmos, sem dinheiro e conseguiram sobreviver. Todo o processo é habilmente trabalhado do início ao fim e não é um erro. Eles querem que você tenha um pequeno vislumbre de esperança quando você começa a graduação, mas eles não se importam o que acontece com você após pagar todo seu empréstimo.

(I) Mesmo se você "ganhar" da escola de direito e conseguir um emprego em uma grande empresa, é um trabalho que a maioria das pessoas acha miserável e a taxa de rotatividade é um absurdo - geralmente 80% após cinco anos. Se este é o pote de ouro no final do arco-íris da faculdade de direito, por que você iria querer submeter-se a isso?

(J) Você pode pensar que os graduados em direito que não deram certo na faculdade de direito são apenas amargos e zangados, mas tenha em mente que eles não têm nenhum interesse económico na sua freqüência na faculdade. A faculdade de direito sim. Tenha isso em mente e não se esqueça disso. O dinheiro do empréstimo paga a BMW do professor de Direito.

Eu acho que a maioria das pessoas são tolas infelizes para estudar direito hoje, exceto em circunstâncias extremamente estreitas. Se você é ambicioso, você deve estudar para entrar em uma indústria que está crescendo como a tecnologia ou petróleo e gás. Se você tem um curso de graduação que não estava rendendo grandes benefícios econômicos, não vá à escola de direito por padrão.

Conheço um monte de recém-graduados que não estão felizes com suas opções de trabalho e mercado vende a graduação como um programa que vai levá-los pelo caminho mais rápido para os escritório localizados em arranha-céus do centro. Obviamente, isso é totalmente falso.

Muitos jovens ambiciosos, inteligentes e com 20 e poucos anos acabam em dificuldades, endividados, cujas vidas serão destruídas por essa dívida.

Se você vai para a faculdade de direito, provavelmente você vai acabar de volta com seus pais, com uma enorme dívida, desesperadamente à procura de trabalho, e com raiva de si mesmo por ignorar esta informação.

Você achou que ia acabar fazendo mais dinheiro depois que você foi para uma faculdade que está entre as 20 melhores?

Sim, absolutamente. A campanha publicitária informam que os graduados são procurados e valorizados pelos empregadores escritório de advocacia. Isso é verdade até certo ponto, mas se você faz parte dos 80% e não do top 20%, o seu grau de escolaridade superior em direito não valerá nada. Minha graduação em direito não tem poder no mercado, porque não me formei perto do topo da classe. Minha recomendação seria a abandonar imediatamente se você não estiver entre os quatro melhores do curso após o primeiro semestre. Não espere até o segundo semestre para corrigir quaisquer notas. Você precisa sair e começar um novo plano de vida, ou então você provavelmente vai acabar como eu.

Se você não tivesse ido para a faculdade de direito, qual plano de carreira que você teria perseguido?

É difícil dizer neste momento, mas eu provavelmente teria explorado a tecnologia. Eu acho que a obtenção de uma de graduação de ciência da computação ou mesmo diploma universitário da comunidade leva a um resultado econômico mais positivo do que a faculdade de direito.

Existe alguma irrealidade sobre a faculdade de direito que você acha que é erroneamente retratado na mídia?

Eu acho que a percentagem de licenciados que são empregados não é uma estatística que a mídia míope deve focar. É mais importante saber o salário desses trabalhos. Relação dívida-salário seria uma grande métrica para entender. Além disso, eu acho que as faculdades de direito têm o dever moral de informar o percentual de seus graduados em planos de pagamento de interesse público ou de planos de reembolso com base em renda. As faculdades de Direito podem facilmente pesquisar todos os seus alunos, mas eles não o fazem porque sabem que a imagem vai ser feia e não vai ajudar a atrair novos alunos para lhe pagarem o dinheiro do empréstimo. As faculdades de Direito têm informações de contato de seus graduados e você pode ter certeza, eles vão caçá-los como cães do inferno se não pagarem os empréstimos.

A midia relata o grande percentual de graduados que estão empregados, mas esta é uma estatística inútil se levarem em consideração os que trabalham como eu, ganhando apenas $ 1,000/mês, estágios gratuitos onde os advogados licenciados têm de essencialmente pagar para trabalhar, ou empregos de baixa remuneração onde as faculdades de direito contratam seus próprios graduados. Além disso, a taxa de bacharéis de passagem é uma outra estatística sem sentido se o formando não tem um emprego. A faculdade de Direito não ensina seus alunos a praticar a lei e eles precisam ser treinados por advogados experientes após a graduação, portanto, ter apenas o diploma de bacharel é sem sentido para uma nova graduação.

Será que você poderá aproveitar a experiência da faculdade de direito, apesar da dívida que você contraiu?

Houve momentos fugazes de prazer intercalados com episódios longos de pura agonia, estresse, drama de colegas, terror e, principalmente, o tédio. A faculdade de Direito é, basicamente, um concurso que você paga uma quantia de dinheiro para participar. Muitas das pessoas que são atraídas para a faculdade de direito têm problemas de personalidade e são muito anti-sociais. Não se surpreenda se você for submetido à táticas de intimidação por parte dos descontentes. Eu teria me divertido muito mais se tivesse estudado para um mestrado ou ido para um grau de associado em uma faculdade comunitária. Eu também teria talvez aprendido habilidades práticas.

Eu considero a faculdade de direito um desperdício da minha vida e um desperdício extraordinário de dinheiro. Eu me sinto como se eu tivesse sido enganado. No final do dia, percebo que é minha culpa por ser um otário e eu aprendi uma lição extremamente difícil. Porque eu fui para a faculdade de direito, eu não me vejo tendo uma família, ganhando um salário confortável, ou tendo um estilo de vida agradável. Eu não desejaria minha experiência na faculdade de direito para meu pior inimigo.

Fonte: Business Insider