Segunda, 23 de março de 2020
Um homem da cidade de Porto Velho/RO decidiu entrar com uma ação na justiça contra o governo da China responsabilizando o presidente chinês Xi Jinping pela disseminação da COVID-19 pelo mundo. O cidadão pede indenização no valor de R$5 bilhões para ressarcir o povo brasileiro dos danos causados pela pandemia. O processo foi protocolado na 14ª Vara Federal do Distrito Federal.
No pedido, o autor ainda requer que o presidente chinês seja condenado ao pagamento de multa diária no valor de R$100 mil em caso de descumprimento da sentença, caso seja condenado. Na petição, o cidadão informa ainda que houve omissão por parte do Procurador-Geral da União, André Luiz Mendonça, por não tomar as medidas legais contra a China.
Ele afirma ainda que, apesar disso, a responsabilidade pelos prejuízos causados pelo coronavírus deve ser atribuída ao governo chinês na figura do presidente que, claramente, agiu de forma negligente e omissa ao ignorar a informação de que um vírus estaria circulando pelo país e que poderia gerar graves danos à saúde pública.
Ele não é o primeiro a atribuir culpa pela pandemia ao governo chinês. Na semana passada o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, culpou a China pela pandemia:
"Uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas. A culpa é da China e liberdade seria a solução", postou na Twitter.
A resposta do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, foi imediata externando todo seu descontentamento:
?As palavras dele ferem não só a nação chinesa como o sentimento do povo chinês, e não condizem com o bom ambiente vivido pelo nosso relacionamento", disse.
Vamos acompanhando os desdobramentos!
Com informações do Correio Braziliense