Brasil tem 3ª maior população de advogados do mundo

Quarta, 20 de outubro de 2010

De acordo com a coluna Leis e Negócios, a OAB conta, com dados atualizados até 27/07/2010, com mais de 713 mil inscritos em seus quadros, colocando o País em terceiro lugar no número de advogados entre as nações.

Em 1º lugar figura os Estados Unidos, com mais de 1 milhão de advogados, seguido pela Índia, que está quase chegando a mesma cifra dos americanos.

Para o advogado Marcelo Muriel, um dos palestrantes da Fenalaw, em São Paulo, é possível que o Brasil ultrapasse esses dois países em alguns anos.

Fonte: Leis e Negócios

Apenas para ilustrar um pouco essa matéria: População dos EUA: 309 milhões de habitantes População da Índia: 1 bilhão e 100 milhões de habitantes População do Brasil: 190 milhões de habitantes Se não existisse Exame de Ordem o Brasil teria 3 milhões e 713 mil advogados. Esse número de faculdades - Brasil tem mais faculdades de Direito do que o resto do mundo - merece ser investigado. Que lógica é essa que norteou o MEC a conceder tantas autorizações para a abertura de faculdades de Direito? O mais interessante é ver a OAB ca-la-di-nha em relação ao assunto. No máximo, e com muita boa vontade, chama tal conjuntura de "estelionato educacional". Mas não ultrapassa o campo da retórica. Ora, se os Drs. Cezar Britto, ex-presidente da OAB, e Ophir Cavalcante, atual presidente, explicitamente já chamaram esse quadro de estelionato educacional, por que a Ordem não se mobiliza para investigar e denunciar essa FARRA de faculdades? Não é um "estelionato"? Isso não é grave? Se existem 3 milhões de bacharéis no país sem poder advogar, presumindo-se que boa parte desse grupo fez e não passou pelo Exame, por uma série de razões, incluindo a péssima formação recebida nessas faculdades "estelionatárias", cadê a mobilização OAB para investigar esse descalabro? Claro que a pergunta é retórica... Só Deus sabe que espécies de lobbys e forças econômicas estão por detrás dessas instituições, com tentáculos e ramificações em todos os Poderes do Estado. A questão é insolúvel, e a corda sempre vai arrebentar para o lado...bom, vocês sabem para que lado. Querem saber quais instituições que não conseguem sequer aprovar mais de 20% dos seus egressos (a maioria, é claro)? Cliquem nos links abaixo e impressionem-se: 2010.1 (Dados só da 1ª fase. Os da 2ª não foram liberados pela OAB) 2009.3 2009.1 (A OAB não liberou os dados por instituições do Exame 2009.2, apenas por seccionais)