Bacharel em Direito, aprovada no Exame de Ordem, é presa por exercício ilegal da profissão

Domingo, 19 de junho de 2016

Para ser advogado, e assim se apresentar, basta ser aprovado no Exame de Ordem?

A resposta é um sonoro não!

Ser advogado é um ato complexo, e demanda não só a aprovação no Exame, como também participar pessoalmente da solenidade de entrega da carteira, onde um ato formal e indispensável precisa acontecer: o juramento!

Sem ele, o juramento, o aprovado no Exame de Ordem não pode se considerar advogado.

Mas, se por um acaso resolver advogado ser ter cumprido esse requisito, problemas podem efetivamente acontecer.

No final da semana passada uma bacharel em Direito, aprovado no Exame de Ordem, foi presa em flagrante na cidade de Joinville/SC, pelo crime de exercício irregular da profissão, quando participava de uma audiência. Advogados da região desconfiaram do fato dela nunca apresentar a carteira da OAB e resolveram investigar a situação dela.

A bacharel usava o número de OAB de outra advogado em suas petições e assim conseguia peticionar.

Não temos como saber as razões que a levaram a não tirar a carteira logo, mas o prejuízo advindo da prisão é inequívoco para a imagem e carreira da profissional. Sob este aspecto, seguir os protocolos e ter PACIÊNCIA antes de iniciar na profissão é fundamental, sob pena de pegar um alto preço e comprometer boa parte ou mesmo todo o futuro.

Advocacia é uma profissão que precisa ser pensada sempre no longo prazo, com um trabalho consistente sendo implementado dia-a-dia, com calma e planejamento. A pressa pode custar caríssimo para quem ousa botar a carroça antes dos bois.

Fica a lição para quem está morrendo de ansiedade para advogar.

Com informações do Notícias do Dia.