ATENÇÃO! OAB vai aceitar mais de uma peça na prova de Tributário! Questões de Civil tendentes a serem anuladas!

Quinta, 20 de junho de 2013

atenção

Acabei de receber a informação de que a OAB JÁ DECIDIU pela aceitação de mais de uma peça na prova de Direito Tributário!!

E também a informação de que, PROVAVELMENTE, as DUAS questões de Direito Civil serão ANULADAS!

Vamos por partes!

1 - Peça de Tributário

A decisão pela aceitação de mais de uma peça na prova de Tributário foi tomada já na última terça-feira. Como eu havia escrito ontem, a Ordem desde o domingo já estava ciente dos problemas e, após rápida deliberação interna, optou pela aceitação de mais peças como soluções processuais para o enunciado lacunoso da prova de Tributário.

NÃO SEI quais peças a mais serão aceitas, isso não foi repassado, mas em breve a FGV publicará um comunicado tratando da questão.

Imagino, e aqui é pura especulação minha, que a aceitação de mais peças siga a lógica do texto da professora Josiane Minardi, que desde o início entendeu que era melhor para os candidatos (e mais factível) a ampla aceitação em contraposição a simples anulação:

Manifesto: Pela ampla aceitação de peças na prova prático-profissional de Direito Tributário

Mas aqui, reforço, é pura especulação minha. Realmente não sei quantas e quais peças a mais serão aceitas. Apenas sei que mais peças serão realmente aceitas.

Era óbvio que a Ordem seguiria por este caminho. A anulação, em termos práticos, traria uma série de problemas logísticos para a OAB, e seu pleito era inexequível.

2 - Questões de Civil

Não foi batido ainda o martelo em relação às anulações, mas a tendência é pela efetiva anulação das questões 3B e 4 da prova.

Não tenho mais nenhuma informação sobre isto, exceto que em breve, talvez nesta semana ainda, a FGV publique um comunicado informando a anulação (ou não) das questões.

Eu acredito, pelo o que senti, que elas serão realmente anuladas.

Como eu já disse em outras oportunidades, as decisões da Ordem não são tomadas por apenas uma pessoa. Não são coisas simples de se resolver.

Muito bem!

Gostei muito das notícias. A FGV criou mais uma situação complicada e a OAB, desta vez, agiu com extrema velocidade, em especial se compararmos com edições anteriores da prova.

Vale ressaltar que a Ordem não participa diretamente da elaboração da prova, e só quando ela é aplicada ela toma ciência dos fatos.

É um bom sinal ver a OAB agindo finalmente com muita celeridade, sem nem mesmo esperar a publicação do padrão de resposta, e plenamente ciente dos fatos.

Ajuda muito a controlar a nossa gastrite!

Em breve, provavelmente ainda nesta semana, teremos um posicionamento oficial.