Atenção! Edital do Exame de Ordem 2011.1 NÃO será publicado amanhã! Data da prova está mantida

Segunda, 6 de junho de 2011

Acabei de receber a informação de que o edital do Exame de Ordem 2011.1 NÃO será publicado amanhã.

E não será porque a OAB quer implementar as mudanças deliberadas na última sexta-feira em Belo Horizonte já no próximo Exame, o 2011.1 - Considerações sobre as mudanças no Exame de Ordem

E para implementá-las é preciso, antes, modificar o Provimento 136/09, atualmente em vigor, e isso só acontecerá na próxima 2ª feira, dia 13 de junho.

Os representantes da Ordem entenderam que as mudanças repercutiram positivamente entre os futuros examinandos, principalmente nas redes sociais, e resolveram antecipar o início de vigência do novo provimento para este já valer no próximo Exame. Essa seria a razão para o adiamento da publicação do edital, com publicação inicialmente prevista para amanhã.

O que mudaria no cronograma anteriormente anunciado? Tirando o adiamento da publicação do edital, que iria para o dia 15 de junho, o prazo de inscrição começaria no dia 16 e encerraria no dia 26 de junho, aumentando em um dia em relação ao anteriormente anunciado.

A prova objetiva continuará sendo no dia 17 de julho e a da 2ª fase no dia 21 de agosto.

E, claro, todas as mudanças deliberadas pelo Colégio de Presidentes seriam implementadas.

E isso é bom ou ruim para os candidatos?

Eu acredito que implementar logo as mudanças seja bom. Permite o planejamento claro para todos os envolvidos, ninguém fica mais especulando e o Exame toma contornos definitivos de uma vez por todas.

A OAB nitidamente quer acabar de uma vez por todas com a série de problemas em torno de seu Exame, série essa iniciada na prova 2009.2.

A Ordem não vai facilitar nada para ninguém, e isso deve ficar bem claro. O Exame vai continuar sendo a pedreira de sempre, mas espera-se agora que sem as polêmicas advindas de falhas em sua execução. Esse preocupação não é só da OAB como também é da FGV, a ambas estão trabalhando para resolver de vez essa equação.

Vamos torcer para dar certo.

Então confirmando:

1 - Votação do provimento no dia 13 de junho, segunda-feira da próxima semana;

2 - Edital no dia 15 de junho, quarta-feira;

3 - Prazo de inscrição iniciando no dia 16 e encerrando no dia 26 de junho;

4 - Prova da 1ª fase CONFIRMADA para o dia 17 de julho;

5 - Prova da 2ª fase no dia 21 de agosto.

As datas de publicação dos outros dois editais permanecem as mesmas, 26 de setembro e 29 de dezembro.

Agora o calendário está fechado.