Segunda, 6 de junho de 2011
Tomei ciência de algumas informações dando conta da aplicação das provas objetiva e subjetiva em um mesmo dia, e tal alteração seria implementada no Exame de Ordem 2011.2.
Mas como já noticiado ANTES aqui no Blog, em informação pública passada pelo Presidente da OAB/GO, Dr. Henrique Tibúrcio, tal inovação não será implementada.
Acabei de conversar com o Dr. Marcus Vinícius Furtado Coelho, Secretário-Geral da OAB e Coordenador-Geral do Exame de Ordem Unificado, e ele DESCARTOU tal possibilidade.
Segundo ele, os próximos 3 editais do Exame, cujas datas já foram anunciadas, não apresentarão nenhuma mudança nesse sentido: continuarão a ser duas provas em dias distintos.
Mas isso não quer dizer que a unificação de datas não seja possível. O Dr. Marcus Vinícius informou que o novo provimento abrirá essa possibilidade, mas eventual junção das datas só ocorrerá APÓS uma discussão da OAB com a sociedade, para avaliar se tal mudança, entre outras não especificadas, seria interessante para a Ordem e para os candidatos.
Esse novo posicionamento da OAB, mais aberto ao debate, é algo a se louvar, pois certamente permitirá que os futuros Exames sejam o resultado de um relativo consenso, diminuindo os atritos entre os candidatos e a Ordem. Todos, sem sombra de dúvida, ganhariam com isso.
Não sei ainda detalhes de outras possíveis mudanças. Teremos de aguardar o novo provimento para termos os detalhes.
Mas por enquanto, nas palavras do Dr. Marcus Vinícius, os três próximos Exames terão provas em datas distintas, como sempre foi.