As estatísticas de aprovação do XX Exame de Ordem

Terça, 11 de outubro de 2016

Uma boa forma de avaliar o grau de dificuldade das diferentes edições do Exame de Ordem é mensurar quantos candidatos foram aprovados nas respectivas provas. Com isso podemos, de alguma forma, medir o grau de dificuldade de cada edição.

Claro! Dificuldade é sempre um conceito subjetivo. As estatísticas servem exatamente para afastarmos eventuais achismos e ao menos termos uma baliza clara das provas.

E o que foi, até agora, o XX Exame de Ordem?

Foram aproximadamente 110 mil inscritos, sendo que desses tivemos 35.177 aprovados, computando aí a reaplicação da prova de Salvador. Isso dá um percentual de aprovação de 31,97%.

Contando os candidatos da repescagem passada (18.498), tivemos 53.675 examinandos na 2ª fase.

Claro, temos que descontar os que deixaram de se inscrever na repescagem e os ausentes. Mas a variação quantitativa é bem pequena.

Esse número é bem parecido com as duas últimas edições, um sinal significativo sobre a próxima prova da 2ª fase. Ela tenderia a ser igual as duas últimas edições em termos de dificuldade.

Hoje foram aprovados 23.217 candidatos, o que representa 21,10% de aprovação, ou 78,90% de reprovação. Considerando apenas os candidatos na 2ª fase, o percentual de aprovação foi de 48,79%.

Vamso aguardar agora os recursos o o resultado de Porto VCelho para fecharmos as estatísticas desta edição.