publicado em 14/08/2014 às 11h25
As dúvidas mais comuns sobre os recursos e anulações na 1ª fase do Exame da OAB

1

Vamos abordar aqui as dúvidas mais frequentes sobre as anulações na 1ª fase do Exame de Ordem. São sempre muitas perguntas e tudo pode ser condensado em uma publicação só.

Vamos lá!

1 - Fui aprovado! A anulação de questão que eu tenha acertado poderá me prejudicar?

R: Não, isso não ocorre. Caso uma questão que você tenha acertado seja anulada, sua pontuação permanecerá a mesma.

2 - Fui reprovado. Se a banca anular uma questão que eu acertei serei beneficiado?

R: Não! Neste caso, como o caso acima, a nota permanecerá a mesma. O acréscimo na nota só ocorrerá se a banca anular uma questão que o recorrente tenha errado. Somente nesta hipótese.

Link de interposição de recurso

3 - Preciso recorrer para ganhar os pontos derivados de eventuais anulações?

R: Não! Neste caso, na 1ª fase, a anulação de uma ou mais questões beneficiará todos os candidatos, aprovados, reprovados, recorrentes e não recorrentes, desde que estes tenham errado a(s) questão(s).

4 - Posso copiar os recursos que encontro na internet?

R: Não! O edital é claro neste ponto. Recursos idênticos serão indeferidos. Faça uma paráfrase dos recursos disponibilizados pela web.

Confiram os nossos recursos:

XIV Exame da OAB – Direito Constitucional – Recurso para a questão do instituto da intervenção Recurso para a questão de Filosofia – Jeremy Bentham Recurso para o XIV Exame de Ordem – Direito Administrativo – Delegação de reforma, manutenção e operação de uma rodovia XIV Exame de Ordem – Ética Profissional – Recurso para a questão do estagiário Matheus XIV Exame de Ordem – Ética Profissional – Recurso para a questão do advogado Armando Entrem no nosso grupo de estudos para mais recursos: Grupo de Estudos para a OAB Não é necessário pagar para recorrer. E cada questão demanda seu próprio recurso. Há espaço para colocar o devido recurso em cada questão.

5 - O Portal fará somente estes recursos?

R: Sim! As anulações na 1ª fase do Exame de Ordem seguem uma lógica e nós do Portal não acreditamos na elaboração indistinta de recursos. A nossa experiência mostra que isto não funciona e que não é todo erro que a banca considera em suas próprias avaliações.

Fazemos um filtro daquilo que efetivamente julgamos equivocado e publicamos recursos sobre essas questões. Em regra, em toda edição do Exame de Ordem, são publicados quase sempre um grande rol de recursos. Entretanto, pouquíssimos são aproveitados

A experiência nos diz que as anulações não guardam nenhuma correlação com o volume de recursos. No VII, IX, XI e XIII Exames vários recursos foram elaborados, em todas ultrapassando uma dezenas de recursos, e mesmo assim a banca não se comoveu. Sendo assim, procuramos ser seletivos na indicação das questões a serem anuladas por uma questão de coerência com a própria lógica da prova.

6 - Quantas questões podem ser anuladas?

R:  A questão das anulações é sempre nebulosa. Podemos ir do zero ao 3, em especial por conta das falhas graves nas questões da primeira fase identificadas pelos professores do Portal.

7 - Compensa fazer um curso preparatório para a 2ª fase mesmo não tendo passado?

R: Depende do seu ânimo para correr riscos.

O risco é menor, mas bem tangível, para quem fez 39 pontos, maior para quem 38 e assim sucessivamente.

O risco sempre existe. Ter feito 39 pontos não é garantia de ser aprovado caso a Ordem anule 1 ou 2 questões: é preciso ter errado ao menos uma delas para conseguir o aproveitamento do ponto e a subsequente aprovação.

Essa ponderação do risco é personalíssima e deve ser feita após uma boa dose de reflexão. Sugiro uma conversa com colegas e parentes antes de tomar uma decisão.

Lembrando sempre que o estudo para a 2ª fase não é perdido caso ao final a aprovação não venha. A preparação é perfeitamente aproveitável na próxima 1ª fase.

Estudo nunca se perde. O pior que pode acontecer é sofrer uma decepção.

Valor promocional dos cursos para a 2ª fase do XIV Exame de Ordem foi PRORROGADO!

8 - Não tenho esperanças. Quando será o próximo Exame de Ordem?

R: Segue o calendário restante de 2014.

1

9 - Quero prestar a próxima edição do exame, mas ainda estou na faculdade. Como faço? No próximo período de inscrição, quem estiver matriculado em um dos dois últimos semestres ou no último ano da graduação poderá fazer a prova e aproveitar o resultado INDEPENDENTEMENTE da data em que vier a se graduar. Essa é a regra do atual edital (item 1.4.3). Pode ser que isso mude no próximo edital, mas a regra atual é essa. 10 - Quando a banca divulgará as possíveis anulações? Somente no dia 29, junto com o resultado final da 1ª fase.