Aryanna Manfredini fala sobre a 2ª fase de Direito do Trabalho

Terça, 17 de dezembro de 2013

Ensaio_Professor-Aryanna_Manfredini

Vamos agora ver a entrevista que a professora Aryanna Manfredini concedeu para o Blog sobre a 2ª fase do XII Exame.

Blog: Entramos agora na era da repescagem, a mais importante mudança na estrutura do Exame de Ordem desde sua instituição. Como você vê a influência dela na cabeça daqueles que foram aprovados.

Prof: Acredito que a influência seja positiva, uma vez que a repescagem é vista pelos aprovados como um critério de justiça.

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Blog: Muitos candidatos, para não dizer quase todos, ficaram felizes com a repescagem. Você acha que isso pode gerar uma descontração ou relaxamento dos candidatos na próxima prova?

Prof: Não acredito que a repescagem gerará descontração ou relaxamento dos candidatos em um sentido negativo. Na minha opinião, ela contribuirá para diminuir a pressão excessiva que há sobre os candidatos. Conheço os nossos alunos e, por isso, tenho certeza que os aprovados na primeira fase não medirão esforços para alcançar a carteirinha já nesse Exame de Ordem.

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Blog: O atual edital trouxe uma significativa mudança nas regras de identificação das peças práticas, limitando e muito eventuais margens de erro, tal como podemos ver abaixo. Como você vai preparar seus alunos diante dessa nova perspectiva?

Prof: Nossa estratégia é abordar minuciosamente todas as peças processuais que podem ser exigidas no Exame de Ordem, com todas as suas peculiaridades, o que inclui o ?nomem iuris?, não deixando espaço para que esta mudança no edital seja um fator de preocupação para os nossos alunos.

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Blog: Diante das mudanças acima, como você espera que seja a prova em sua disciplina? Mais fácil, mas complicada ou com um nível semelhante ao da prova anterior?

Prof: Acredito que o nível da prova será semelhante ao dos exames anteriores. Parece-me que o perfil da Banca, quanto à prova de trabalho, já está bem definido, o que permite concluir que a prova seguirá os mesmos moldes das aplicadas nos Exames anteriores e, assim, seja bastante razoável para os nossos alunos.

Blog: Como você prepara seus alunos considerando a abordagem do conhecimento jurisprudencial, inovação trazida no edital do XI Exame de Ordem? Qual o feedback desta inovação?

Prof: No XI Exame, confirmamos o que já havíamos afirmado antes, em relação a essa mudança no edital: a alteração não mudou o perfil da prova de trabalho. Isso porque, no Direito e no Processo do Trabalho, o entendimento consolidado do TST, em regra, acompanha o dos demais Tribunais Superiores, sendo rapidamente sumulado ou objeto de orientação jurisprudencial e tanto as Súmulas quanto as OJ´s sempre foram exigidas pela Banca Examinadora. O estudo de tais dispositivos é uma prática comum em nossa preparação para o Exame de Ordem. Em nosso curso, inclusive, são destinadas 5 aulas apenas para o estudo de súmulas e orientações jurisprudenciais do TST. Sempre tivemos uma preocupação com a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores, de modo que já estávamos preparados para essa mudança no edital e, assim, nosso aluno não sentiu um peso maior em sua preparação por causa dessa alteração.

Blog: Em sua opinião, quais são os maiores desafios para quem faz a 2ª fase em Direito (sua disciplina) hoje?

Prof: Hoje, o maior desafio para quem faz trabalho na 2ª fase é vencer a sua própria ansiedade e conseguir estudar de forma organizada, conjugando teoria e prática.

Blog: Sob o aspecto da identificação das peças, qual o nível de dificuldade exigido pela FGV nas últimas edições. A nova regra do edital tem como ser superada com as aulas do seu curso?

Prof: Em regra, os candidatos não vêm apresentando dificuldade em identificar a peça no Exame de Ordem e, como priorizamos o estudo detalhado de todas as peças processuais que podem ser exigidas na prova, incluindo seu ?nomem iuris?, a nova regra do edital não será motivo de preocupação para nossos alunos.

Blog: Fale sobre sua metodologia de ensino. Como você aborda a preparação para a prova?

Prof: Nossa metodologia obedece a seguinte regra: estudo detalhado da teoria e depois treino.

Procuramos explicar como identificar as peças e o modo de fazer cada uma delas. Abordamos o conteúdo de maneira bem completa, de forma que nossos alunos possam responder as questões correlatas aos temas estudados. Depois disso, é hora do treino. Sugerimos que os alunos elaborem as peças e as questões e, na sequência, assistam à aula de correção em que explicamos, passo a passo, cada detalhe das mesmas. Procuramos direcionar e acompanhar os estudos dos nossos alunos, sugerindo que sigam um cronograma elaborado por nós, orientando-os a adotar essa metodologia de estudos que acreditamos ser a melhor.

Blog:  O sistema do ?Sua Mensagem? funciona bem? Os alunos conseguem ter todas as suas dúvidas sanadas?

Prof: Certamente e, sinceramente, de forma mais satisfatória que em um curso presencial. Isso porque, à medida que as dúvidas surgem, nosso aluno as envia pelo ?sua mensagem? e logo recebe sua resposta. Ele não perde tempo de aula ou sua linha de raciocínio ao ouvir a resposta às dúvidas de colegas e tem todos os seus questionamentos respondidos.

Blog: E a correção dos simulados? Ela, junto com o fale conosco, consegue mostrar o caminho correto na elaboração das peças para seus alunos?

Prof: Não tenho dúvida de que adotamos a forma mais produtiva para nossos alunos na correção dos simulados, observe:

1º passo: entregamos ao nosso aluno, ao longo do curso, diversas propostas de peças e questões para que sejam resolvidas no tempo da prova, nas datas que sugerimos em nosso cronograma, após o estudo da teoria de cada peça processual.

2º passo: disponibilizamos, no site, um material com a peça resolvida, o espelho de correção, a legislação específica e as sugestões de remissões.

3º passo: ministramos aula de correção das questões e peça propostas, explicando passo a passo o seu modo de fazer, o que inclui: como deve ser a leitura da prova, o que deve ser destacado, como utilizar o rascunho e o que fazer primeiro.

Acreditamos que oferecer subsídios completos para que a própria pessoa perceba quais foram os seus erros e o que deve fazer para evoluir, sob nossa orientação, é mais proveitoso para o nosso aluno do que colocar essa tarefa nas mãos de assistentes.

Essa sistemática de correção de todas as peças estudadas aliada ao nosso canal de dúvidas ?sua mensagem? tem se mostrado o casamento perfeito em termos de preparação. Isso vem sendo comprovado  pela grande aprovação de nossos alunos, o que nos traz muita satisfação e a convicção de que estamos no caminho certo.

Blog: Fale sobre seu curso. Como ele vai fazer a diferença para os examinandos?

O grande diferencial do nosso curso está no fato de que acompanhamos o estudo do nosso aluno. Nosso curso é muito completo. São 24 aulas inéditas de peças e questões, 7 aulas de direito processual do trabalho bônus, espelhadas do curso de primeira fase, 7 aulas de direito material do trabalho bônus, espelhadas da primeira fase, 5 aulas de súmulas e Ojs e, ainda, 3 simulados. Para nós, o que importa é que o aluno aproveite tudo o que é oferecido, por isso, pensando na melhor distribuição das aulas e dos exercícios até a data da prova, criamos, para ele, uma sugestão de cronograma e sugerimos que o siga. Entretanto, se não dispuser do tempo que imaginamos, orientamos o aluno a fazer seu próprio cronograma e o estimulamos a cumpri-lo.

Todas as aulas são acompanhadas de material complementar visando otimizar o tempo de estudo do nosso aluno.

Aproveitamos os recursos que só um curso ?on line? pode oferecer: a possibilidade de  um estudo completo e detalhado, assegurando ao nosso aluno A MELHOR PREPARAÇÃO DO MERCADO.

Além disso, complementamos a preparação através do facebook, com dicas diárias em nosso grupo de estudos ?RUMO À OAB EM TRABALHO ? PROF: ARYANNA MANFREDINI, RENATO SARAIVA E RAFAEL TONASSI?

Por fim, vale destacar que amamos esse curso de segunda fase, pois refletirá na primeira conquista da carreira do estudante de direito, em um momento de grande fragilidade e muitas cobranças para ele. Sabemos que podemos fazer a diferença tanto com relação ao conteúdo, quanto emocionalmente e, por isso, ver o nome do nosso aluno da lista dos aprovados é para nós uma realização pessoal e representa o mais gratificante dos sentimentos: o de dever cumprido. Ministramos esse curso aos nossos alunos com enorme carinho, tratando-os como se fossem nossos filhos e temos a certeza de que isso faz toda a diferença.

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