Aproximadamente 120 mil candidatos inscritos no XXI Exame de Ordem

Sexta, 25 de novembro de 2016

Aproximadamente 120 mil candidatos estão inscritos no XXI Exame de Ordem, o que é um número regular de inscritos considerando a média das edições anteriores.

Na prova passada tivemos aproximadamente 110 mil candidatos, o que ficou um pouco abaixo da média geral. Natural que na última edição do ano o número de inscritos aumentasse um pouco.

E o que isso significa exatamente? A prova vai ser mais dificil por conta disto?

Não!

A verdade é que a banca "achou" seu caminho na 1ª fase. Digo isso porque as provas do XIX, XX e XX (Salvador) são muito, mas muito parecidas.

E isso não é exatamente o resultado do acaso, e sim de uma padronização.

Na prática, ninguém da OAB sabe como a prova virá. Isso porque as questões (elaboradas em uma quantidade maior do que as que vão para a prova) estão em um banco de dados, e, após um comando em um programa, é que elas são escolhidas pelo computador, e assim a prova é construída.

Ninguém se envolve na escolha das questões: é tudo informatizado. Evidentemente, essa sistemática é utilizada por questões de segurança.

Logo, se 3 provas são muito parecidas, é porque o banco de questões está "redondinho", seguindo um padrão pré-ordenado.

Aí vem a pergunta mística da véspera de toda e qualquer prova: como vai ser a prova do domingo?

Eu diria que ela muito provavelmetne vai serguir a lógica das 3 provas abaixo:

XIX

Gabarito

XX

Gabarito

XX - Salvador

Gabarito

A forma como as questões serão e o grau de dificuldade entre essas 3 provas e a prova de domingo tem tudo para ser igual, ou, pelo menos, muito semelhante. O pessoal de Salvador, por exemplo, reclamou antes da prova de eventual injustiça, com medo de enfrentarem uma prova mais difícil do que a prova regular, No final das contas os percentuais de aprovação, e apercepção em si da prova, form bem semelhantes.

A variação do número de inscritos nas duas edições anteriores e a atual está na casa dos 10 mil candidatos, o que não é muito, considerando a média de aproximadamente 120 mil examinandos por edição.

Moral da história: a prova dificilmente irá surpreender vocês. Nada de ser um bicho de 7 cabeças, uma aberração cruel concebida pela banca.

Não estou afirmando que teremos um passeio no parque, tão somente traço um paralelo, e afirmo serem grandes as chances de termos mais uma prova semelhante se comparada com as 3 últimas.

Ao menos é uma referência.

A noite de sexta e o sábado são perfeitos para vocês resolverem essas provas e "entrarem no clima" da 1ª fase.

Aproveitem!