Anulações na 1ª fase da OAB! Hoje é dia!

Quarta, 3 de maio de 2017

Anulações na 1ª fase da OAB! Hoje é dia!

Hoje, em horário incerto e não sabido, a verdade será revelada e saberemos se teremos anulações na 1ª fase da OAB. Neste momento teremos a definição de quem vai ter de voltar a estudar para a primeira fase ou de quem continua no jogo.

E se a OAB não anular, aí todo mundo terá de voltar a atenção para o XXIII.

Lembrando que caso tenhamos alguma anulada, ninguém será prejudicado. A anulação não tira o ponto do candidato! Apenas dá o ponto para quem errou a questão, mantendo a nota de quem acertou, e isso de forma indistinta, ou seja, valerá para todos.

Logo, quanto mais questões forem anuladas, melhor para os candidatos que estão com esperanças de serem aprovados, aqueles com 38 ou 39 pontos.

Mas, é bom lembrar, essa não é exatamente uma tarefa fácil: o histórico de anulações não é nada positivo.

Anulações da 1ª fase da OAB

Olhando o histórico acima dá para perceber, nitidamente, que a partir do X Exame (com um ensaio prévio no VIII) uma espécie de "cegueira" instalou-se nas mentes e corações dos responsáveis por anular as questões, e as questões viciadas milagrosamente deixaram de ser vistas.

Antigamente era uma certeza vermos questões anuladas, se bem que não tanto quanto gostaríamos, mas agora essa certeza virou pó. Faz tempo que o normal é não anular...

Hoje então a FGV vai divulgar a vontade da Comissão Recursal da OAB e revelará se teremos ou não questões anuladas, publicando em seguida a lista definitiva de aprovados para a 2ª fase! Neste momento teremos consolidada também a garantia, entre os aprovados, do exercício da repescagem no XXIII Exame de Ordem caso isto seja necessário, ou seja, caso os atuais aprovados reprovem na próxima 2ª fase.

Uma regra: o número de anulações na 1ª fase da OAB nunca corresponde ao volume de recursos apresentados e o errado pode ser visto como certo.

Vejamos agora o quadro de probabilidades de aprovação em razão do número de questões anuladas:

Candidato com 39 pontos - Se a OAB anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas, 75% e se anular três, 95% de chances.

Candidato com 38 pontos - Se a OAB anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três, 50%, e se anular quatro, 75% de chances.

Candidatos com 37 pontos - Se a OAB anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro, 25%, e se anular cinco, 50% de chances.

Não sabemos o horário de divulgação das anulações na 1ª fase da OAB, mas ficaremos ligados aqui!

Acompanhem!