Terça, 9 de agosto de 2022
Foi publicado o edital do 36 Exame de Ordem! A partir de agora, formalmente, começa a corrida para a próxima OAB!
Primeiramente vamos ver as PRINCIPAIS datas do Exame:
Vamos ver agora os pontos mais importantes do edital, em especial as novidades!
1 - Inscrição para quem ainda é estudante de Direito
Quem estiver no 9º ou 10º semestre da faculdade no 2º semestre de 2022 poderá fazer a prova. Ou seja, quem está matriculado no 8º semestre agora não pode se inscrever.
1.4.3. Poderão realizar o Exame de Ordem os estudantes de Direito que, comprovem estar matriculados nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito até o segundo semestre de 2022
2 - Locais de prova
O candidato pode escolher qualquer lugar de prova. Trata-se de uma regra nova para o Exame de Ordem. Lembrando que tanto a 1ª como a 2ª fases terão de ser no mesmo local.
1.4.3.2. O examinando prestará o Exame de Ordem no Conselho Seccional da OAB de sua livre escolha, sendo vedada a realização de etapa subsequente em local diverso do inicialmente escolhido, nos termos do disposto no Provimento 144, de 13 de junho de 2011, e suas alterações posteriores constantes do Provimento 156, de 1º de novembro de 2013 e do Provimento 212, de 5 de abril de 2022, do Conselho Federal da OAB
3 - Inscrição
Terá início a partir das 17h da próxima sexta-feira e irá até às 17h do dia dia 19 de
agosto de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 295,00.
A inscrição poderá ser feita na página do Exame de Ordem: oab.fgv.br
4 - Repescagem
O edital da repescagem será publicado no dia 26 de setembro de 2022. Daqui até lá teremos de esperar as regras específicas. Lembrando que a inscrição que abrirá na próxima sexta não é para os candidatos de repescagem.
5 - Estrutura da prova
A estrutura da prova continuará sendo a mesma. Não teremos nenhuma inclusão de novas disciplinas (o que só acontecerá no 38º Exame de Ordem). A 1ª fase continua com 80 questões e as mesmas disciplinas de sempre e a 2ª fase com 1 peça e 4 questões, nas 7 disciplinas tradicionais.
6 - IMPORTANTE: OAB introduz formalmente a interdisciplinaridade na 2ª fase da OAB:
As provas de 2ª fase agora poderão ter, sem margem para questionamentos, conteúdos de distintas disciplinas, algo antes adstrito somente à 1ª fase.
3.5.1.2. 2ª parte: Respostas a 4 (quatro) questões discursivas, sob a forma de situações-problema, observando, sempre que possível, a interdisciplinaridade, valendo, no máximo, 1,25 (um e vinte e cinco) pontos cada, relativas à área de opção do examinando e do seu correspondente direito processual, indicada quando da sua inscrição, conforme as opções citadas no subitem anterior.
7 - Os portões dos locais de prova serão fechados às 12:30h, horário de Brasília.
3.6.2. Os portões da unidade de aplicação das provas serão fechados às 12h30min, observado o horário de Brasília/DF.
8 - Os candidatos poderão ainda usar equipamentos de proteção individual
Lembrando que a pandemia do Covid ainda não terminou. Logo, ainda é possível usar equipamentos de proteção individual contra a doença:
3.6.17.4. Será permitido ao examinando comparecer ao local de aplicação usando máscara de proteção individual, face shield (estilo viseira), luvas descartáveis (transparentes ou com coloração ?leitosa?, semitransparentes), seu próprio recipiente contendo álcool em gel, desde que esse recipiente seja transparente, independentemente da higienização a ser feita pela equipe da FGV
9 - Prazo recursal da 1ª fase começará no dia seguinte ao da prova.
Esse regra começou agora no 35º Exame de Ordem, mas foi informada só após o edital. Essa primeira experiência foi boa. A questão é resolvida mais rapidamente para os candidatos.
Pois bem!
Tirando a interdisciplinaridade na 2ª fase, não temos novidades para esta prova.
Essa mudança só reforça a necessidade de se estudar com quem entende muito de OAB.
Hoje, a partir das 19h, farei uma live sobre o edital, com transmissão diretamente no Instagram do @blogexamedeordem.