Agora vem o loooongoooo período de correção das peças da 2ª fase. O que esperar da FGV?

Segunda, 18 de janeiro de 2016

Agora vem a parte mais complicada para os candidatos da 2ª fase: o período de correção das peças pela FGV.

E é a pior parte porque não é possível fazer nada: não passamos de expectadores de um "espetáculo" que não pode ser visto. Não pode ser visto mas todo mundo sabe que está sendo encenado. Esse é o período em que a ansiedade ganha sua maior dimensão. Aliás, chegando próximo ao dia do resultado preliminar (12/02) a ansiedade ganha contornos dramáticos. É a pior espera do mundo!

E a grande dúvida é uma só: "será que estão corrigindo a minha prova direito?"

Bom...se nas últimas edições tivemos uma melhora sensível na qualidade das provas, tirando um detalhe ou outro, na parte das correções a coisa até que melhorou, mas está bem longe do ideal.

Sempre temos problemas neste momento.

A verdade, olhando em perspectiva, é que depois da 2ª fase do X Exame de Ordem a FGV deu uma melhorada geral no nível do Exame de Ordem, contando aí as duas fases. Foi necessário um exame traumático como aquele para a "ficha cair" e as coisas finalmente tomarem rumo.

Ontem tivemos um Exame de Ordem muito bom, e a expectativa de aprovação é a melhor possível. Exceto, claro, na prova de Tributário. Mas disto, ao longo do dia de hoje, trataremos de forma apartada: há muito o que fazer.

Dá para contar nos dedos de uma só não as edições que não deram problemas, e isso contabilizando o tempo em que acompanho a prova, desde bem antes da completa unificação, incluindo aí a questão da correção das peças. Essas sempre geram polêmica.

De toda forma, acredito que o trabalho da FGV desta vez será facilitado até mesmo pela qualidade no geral das provas. É bem possível termos um percentual menor de problemas nas correções e, sem dúvida, um recorde de aprovações.

A atual conjuntura estatística da 2ª fase é a seguinte: Foram, aproximadamente, 124 mil inscrtos na prova do XVIII Exame. Não se trata de um recorde. Já tivemos edições com mais inscritos, mas é um número

Bem considerável

Vamos ver quanto inscritos tivemos nas edições mais recentes:

IX Unificado - 118.537 inscritos

X Unificado - 124.887 inscritos

XI Unificado - 101.156 inscritos

XII Unificado - 122.352 inscritos

XIII Unificado - 126.526 inscritos

XIV Unificado - 110.820 inscritos

XV Unificado - sem dados

XVI Unificado - 111.816 inscritos

XVII Unificado - 133.390 Inscritos

XVIII Unificado ? 124.000 Inscritos

Tivemos 34.792 candidatos aprovados na 1ª fase, o que deu um percentual de 28,05% de aprovação!

Vamos juntar aos aprovados na 1ª fase os candidatos oriundos da repescagem - 26.815 - tivemos um total de 61.607 candidatos na 2ª fase! Não sabemos quantos fizeram a prova ontem, mas parece que a abstenção foi pequena.

O recorde de candidatos em uma segunda fase ainda pertence ao XV Exame, que teve 70.354 candidatos.