Agora vem a correção das peças práticas!

Segunda, 23 de janeiro de 2017

Agora vem a correção das peças práticas!

Bom dia! Agora vem a correção das peças práticas da 2ª fase do Exame de Ordem!

Trata-se de um longo e CRUCIAL momento para todos os candidatos. Serão 22 dias de espera e, claro, na expectativa do que os corretores vão fazer com a s provas.

E esperar é a pior parte de todas!

E é a pior parte porque não é possível fazer nada: todos vocês agora são passageiros da espera, e não podem fazer rigorosamente nada em função disto. Esse é o período em que a ansiedade ganha sua maior dimensão. Aliás, chegando próximo ao dia do resultado preliminar (14/02) a ansiedade ganha contornos dramáticos.

E a grande pergunta é uma só: "será que estão corrigindo a minha prova direito?"

Essa expectativa é plenamente justificável, pois a fama da FGV neste momento não é das melhores. Aliás, é das piores.

Na prova retrasada, do XIX, tivemos peças corretas, talvez tendo sido uma das melhores provas neste sentido, mas também tivemos a PIOR das correções da história da 2ª fase.

E isso repercutiu muito mal, inclusive dentro da própria OAB.

Foi exigida uma melhora no nível das correções, e que demandas neste sentido foram realizadas na FGV. E, efetivamente, o padrão das correções subiu no XX Exame. Mas essa impressão pode ser enganosa, porque qualquer melhora comparada com a péssima correção do XIX parece algo espetacular, mas não foi.

Foi tão somente uma volta aos padrões anteriores.

A 2ª fase da OAB foi boa! Vai dar tudo certo!

Depois da 2ª fase do X Exame de Ordem a FGV deu uma melhorada geral no nível do Exame de Ordem, contando aí as duas fases. Foi necessário um exame traumático como aquele para a "ficha cair" e as coisas finalmente tomarem rumo. Mesmo assim no XIX Exame a coisa foi muito feia.

Correção das peças práticas

As provas de ontem, no geral, foram muito boas, tanto em termos de identificação das peças como também na parte das questões.

Há na OAB já a consciência de que tudo correu bem ontem, e que depende da FGV fazer um bom trabalho. E há também uma preocupação sobre isso.

O calendário do XXI Exame de Ordem: 23 dias para o resultado!

Minha expectativa (mas com um pé atrás) é de termos, de fato, boas correções. Há um trabalho e uma fiscalização da Ordem neste sentido.

Historicamente dá para contar nos dedos de uma só mão as edições que não deram problemas na correção das peças práticas, e isso contabilizando o tempo em que acompanho a prova, desde bem antes da completa unificação, incluindo aí a questão da correção das peças. Essas sempre geram polêmica.

A atual conjuntura estatística da 2ª fase é a seguinte: Foram, aproximadamente, 120 mil inscritos na prova do XXI Exame. É um número normal dentro dos padrões do Exame.

Vamos ver quanto inscritos tivemos nas edições mais recentes:

IX Unificado - 118.537 inscritos

X Unificado - 124.887 inscritos

XI Unificado - 101.156 inscritos

XII Unificado - 122.352 inscritos

XIII Unificado - 126.526 inscritos

XIV Unificado - 110.820 inscritos

XV Unificado - sem dados

XVI Unificado - 111.816 inscritos

XVII Unificado - 133.390 inscritos

XVIII Unificado ? 124.000 inscritos

XIX Unificado - 128 mil inscritos

XX Unificado - 110 mil inscritos

XXI Unificado - 120 mil inscritos

Foram 20.510 aprovados na 1ª fase, uma quantidade bem menor considerando as provas passadas, e já com 2 anulações embutidas. Como vocês lembram bem, a prova foi cascudíssima! Se considerarmos os candidatos que estão vindo da repescagem passada (18.759), teremos na próxima 2ª fase 39.269 examinandos.

Na prova passada, do XX Exame, eram 53.056 examinandos. Uma diferença de 13.787 candidatos. Trata-se de uma queda bem considerável. No XIX Exame eram 49.756 candidatos, um pouco mais de 10 mil candidatos acima daqueles que farão o XXI Exame.

O recorde de candidatos em uma segunda fase ainda pertence ao XV Exame, que teve 70.354 examinandos tentando a sorte.