Agora vem as correções das provas subjetivas!

Segunda, 14 de setembro de 2015

correções das provas subjetivas 2

Agora vem a parte mais complicada para os candidatos da 2ª fase: o período de correção das peças pela FGV.

E é a pior parte porque não é possível fazer nada: não passamos de expectadores de um "espetáculo" que não pode ser visto. Não pode ser visto mas todo mundo sabe que está sendo encenado.

Esse é o período em que a ansiedade ganha sua maior dimensão. Aliás, chegando próximo ao dia do resultado preliminar (06/10) a ansiedade ganha contornos dramáticos. É a pior espera do mundo!

E a grande dúvida é uma só: "será que estão corrigindo a minha prova direito?"

Bom...se nas últimas edições tivemos uma melhora sensível na qualidade das provas, tirando um detalhe ou outro, na parte das correções a coisa até que melhorou, mas está bem longe do ideal.

Sempre temos problemas neste momento.

A verdade, olhando em perspectiva, é que depois da 2ª fase do X Exame de Ordem a FGV deu uma melhorada geral no nível do Exame de Ordem, contando aí as duas fases. Foi necessário um exame traumático como aquele para a "ficha cair" e as coisas finalmente tomarem rumo.

Ontem, infelizmente, ao menos na prova de Constitucional, a FGV deixou a desejar:

Enunciado dúbio da peça de Constitucional enganou MUITOS examinandos!

Dá para contar nos dedos de uma só não as edições que não deram problemas, e isso contabilizando o tempo em que acompanho a prova, desde bem antes da completa unificação, incluindo aí a questão da correção das peças. Essas sempre geram polêmica.

A atual conjuntura estatística é a seguinte, e isso pesa, logicamente, nas correções. Foram 133.390 inscritos, tal como apurado em 1ª mão aqui pelo Blog, sendo que, após anulações e mais o pessoal da repescagem, tivemos 69.588 candidatos habilitados para fazerem a prova, tirando aí os que faltaram ontem, número este que não temos como apurar.

Ainda assim, NÃO É a maior 2ª fase de todos os tempos! Esse recorde ainda pertence ao XV Exame, que teve 70.354 candidatos em sua 2ª fase.

Vamos agora aprender a roer as unhas e esperar pela correção da FGV, que na cabeça de vocês vai levar toda uma imensa eternidade.